01 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 3ª FEIRA ||| DIA NACIONAL DO SAMBA ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Samba ou Dia do Samba é comemorado anualmente em 2 de dezembro. O Brasil é conhecido internacionalmente pelo samba, um estilo musical e de dança típico do país. O Carnaval é a festividade onde o samba se popularizou virando o ritmo oficial da festa, principalmente com os desfiles das escolas de samba. O samba é apreciado pelos brasileiros em todo território nacional, porém, tradicionalmente, o ritmo tornou-se “marca registrada” do Rio de Janeiro e da Bahia. Em 2005, o samba de roda se tornou obra-prima do patrimônio oral e imaterial da humanidade pela Unesco. Esta manifestação brasileira foi o primeiro gênero musical do país a receber este título.


Confúcio (551–479 a.C.) foi um filósofo chinês que viveu no Estado de Lu. Defendia valores como moralidade, justiça e respeito às tradições. Seus ensinamentos, reunidos nos Analectos, deram origem ao Confucionismo, que moldou a cultura e a política da China por séculos.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gramática On Line nos ensina sobre a palavra "Que".

http://www.photon.com.br/RevistaMercadoAutomotivo/edicao/173/imagem/88.jpg

Êta nóis! É nessas horas que a gente observa quão complicado (para aprender, principalmente) é o nosso idioma. Consegui compilar por imagem via escâner essa aula no site "Gramática On-Line" do professor Dilson Catarino a respeito da palavra "Que".
Não pedi permissão ao professor, mas acho que ele não vai achar ruim porquanto estou lhe dando todo o crédito e ainda divulgando seu site por sinal muito bom no que se propõe.
Por essa (aparentemente) simples definição das muitas classes gramaticais às quais a palavra "Que" pertence dá para perceber a dificuldade enfrentada por quem se dispões a estudar de verdade a língua portuguesa. Confesso a vocês  não ter mais paciência para tanto. 
Leio muito e procuro encarar todas as dicas que consigo absorver sobre o idioma, mas estudar pra valer não mais. Declaro escrever (e falar) meio "de ouvido" e acho que me saio bem. Procuro conhecer o máximo possível das coisas do português escrito (principalmente) consigo me virar. Fiz alguns cursos rápidos de gramática e escrita, mas nada que fosse além de uma semana. Meu grande aprendizado é a leitura atenta dos bons escritores e jornalistas.
Já disse aqui muitas vezes  não conhecer nenhum caso de sucesso no mundo corporativo das altas rodas que não dominasse muito bem a linguagem escrita e oral. Por isso continuo postando minhas "dicas de português" para os leitores interessados. Bom proveito com mais esse aprendizado. 
A propósito, conte quantas vezes a palavra "que" foi escrita nesse breve texto... Vou contar-lhes um segredo. Na primeira versão do post escrevi mais de dez vezes o "que". Depois, revisando e reconstruindo as frases vejam quantas vezes ela foi utilizada.

http://www.gramaticaonline.com.br/images/logotipo.jpg
Clique no logotipo e visite o site

http://lh6.ggpht.com/_HlIyV_enpD8/Scqi4FlfxnI/AAAAAAAAEqk/ZDjL_iSk-g0/hr-codigo7%5B5%5D.gif?imgmax=800

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.