29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Gramática On Line nos ensina sobre a palavra "Que".

http://www.photon.com.br/RevistaMercadoAutomotivo/edicao/173/imagem/88.jpg

Êta nóis! É nessas horas que a gente observa quão complicado (para aprender, principalmente) é o nosso idioma. Consegui compilar por imagem via escâner essa aula no site "Gramática On-Line" do professor Dilson Catarino a respeito da palavra "Que".
Não pedi permissão ao professor, mas acho que ele não vai achar ruim porquanto estou lhe dando todo o crédito e ainda divulgando seu site por sinal muito bom no que se propõe.
Por essa (aparentemente) simples definição das muitas classes gramaticais às quais a palavra "Que" pertence dá para perceber a dificuldade enfrentada por quem se dispões a estudar de verdade a língua portuguesa. Confesso a vocês  não ter mais paciência para tanto. 
Leio muito e procuro encarar todas as dicas que consigo absorver sobre o idioma, mas estudar pra valer não mais. Declaro escrever (e falar) meio "de ouvido" e acho que me saio bem. Procuro conhecer o máximo possível das coisas do português escrito (principalmente) consigo me virar. Fiz alguns cursos rápidos de gramática e escrita, mas nada que fosse além de uma semana. Meu grande aprendizado é a leitura atenta dos bons escritores e jornalistas.
Já disse aqui muitas vezes  não conhecer nenhum caso de sucesso no mundo corporativo das altas rodas que não dominasse muito bem a linguagem escrita e oral. Por isso continuo postando minhas "dicas de português" para os leitores interessados. Bom proveito com mais esse aprendizado. 
A propósito, conte quantas vezes a palavra "que" foi escrita nesse breve texto... Vou contar-lhes um segredo. Na primeira versão do post escrevi mais de dez vezes o "que". Depois, revisando e reconstruindo as frases vejam quantas vezes ela foi utilizada.

http://www.gramaticaonline.com.br/images/logotipo.jpg
Clique no logotipo e visite o site

http://lh6.ggpht.com/_HlIyV_enpD8/Scqi4FlfxnI/AAAAAAAAEqk/ZDjL_iSk-g0/hr-codigo7%5B5%5D.gif?imgmax=800

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.