29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Iniciativa e atitude. Esta é uma junção poderosa. Significa tornar real o que parecia impossível.

Este é um post que tenho o maior prazer em republicar. Ele versa sobre um tema muito caro para mim. Refiro-me à iniciativa conjugada com a solidariedade. Quantos de nós somos solidários com alguém, com alguns ou alguma coisa e nada fazemos porque não somos alcançados pela iniciativa? Acredito que a maioria dos seres humanos deve ter passado por alguma experiencia assim.
É interessante perceber que ser, apenas e simplesmente ser ou sentir-se solidário é muito, muito fácil. Não nos custa absolutamente nada exceto um sentimento rápido e fugaz de piedade, um pensamento de apoio e quando muito uma doação em dinheiro. Entretanto o passo seguinte, decisivo em uma ação de ajuda ao próximo ou a uma causa ou ainda a uma ação coletiva que é a participação efetiva, pessoal e comprometida é mais rara, mais trabalhosa e por isso mais difícil. 
Quem tem tempo para ser solidário? Enganamos-nos ou nos deixamos enganar quando apenas mentalmente sentimos pena, nos sentimos "sintonizados" e fraternais quando podemos estar mais presentes em ações humanitárias e nos omitimos ou nos furtarmos. Essa é uma verdade desagradável com a qual nenhum de nós gosta de ser confrontado. Principalmente os componentes das camadas sociais mais favorecidas.
O post mostra essas ações em duas dimensões. Uma real e singela, mas muito representativa e a outra gravada em um vídeo publicitário com uma mensagem arrebatadora. A real está concretizada nas ações de duas crianças  que se auxiliam magnificamente para salvar um cãozinho daqueles de rua  que estava  indefeso dentro de um canal para transporte de água. O cão aparentemente nem era deles. 
Recebi essa sequencia há muito tempo e guardei-a para sempre. Vejam cada foto e parem um pouco percebendo os detalhes do "salvamento". Percebam a força da solidariedade, da iniciativa, do comprometimento e da ação efetiva que estava presente nessas duas crianças.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj2QSSpSnh4Wl4XC0v3CrGZ9B9iUTN7w1MYS_0DSuXds1Qg9kOC9HTQaEvSK2MXyYTGz0OEOGOFsNWfUE4NUIiZUZBg0Fzj76KYqOeIZkCh8FzkyNkCCU0qWqIgvlTgRBdRSZPP8Tww-vY/s400/solidariedade.jpg

Sobre o video quem o enviou foi o meu dileto (e ainda virtual) amigo, professor Eugen Pfister (conheça os artigos de sua autoria publicados no blog clicando aqui).
Homens e mulheres atentos e voltados às observações e aos estudos dos comportamentos humanos como Pfister (e entre os quais, modestamente, me incluo) estão permanentemente em busca de metáforas, exemplos e padrões de procedimentos para ilustrar seus ensinamentos, mensagens e orientar (no caso dele) seus alunos ou leitores e visitantes (no meu caso).
.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhTaeDjwsyNIdsqPB61R4pfELFZ_0cWi1N7djiQe4y6SQsQ2reVf_8jKAo71BcCEy355uleKzGqS0Lb2fGedUYnXiO6S_5qlJ3AOx0mj0yn7KxyTTGvrYn4R-N1WJ8LkgeOOXz9qMXLqlE/s400/solidariedade3.jpg
.
O vídeo que eu não conhecia apesar de já existir no YouTube há algum tempo é perfeito para ilustrar incontáveis situações que encontramos em nossos cotidianos corporativos, sociais e até familiares.  
Após ver o vídeo, se cada um consultar a si mesmo sobre com quem se identifica entre os inúmeros personagens da historinha acredito que haverá uma (quase) unanimidade: com o herói responderão. Esta conclusão, não corresponde à verdade. Nestes casos costumamos mentir para nós mesmo.
  .
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjX5OKeyBzSdNB5F4oMWCaNt_Dct9Ag54YWDf5CvbscXkkvfNgnI9j1mGkzCbVBgr9LfJCFDbJ_w2pJ9dz7H3uWQINpFmJyJ54Qn6f52BKek1VqibT6NToC8q4_Wo6NfK_KQzJFd6PLMto/s400/solidariedade4.jpg
.
A experiência indica que a maioria de nós age –  e o filme mostra isso muito bem - como a maioria dos personagens. Deixo de entrar em mais detalhes para não quebrar a curiosidade de vocês que irão assisti-lo.
Em paralelo, descobri que o vídeo faz parte de uma série que os indianos - não sei governo ou empresas privadas - estão produzindo e colocando para o resto do mundo por meio de páginas no YouTube e sites semelhantes. O titulo da série é "Lead Índia", algo como "o mais importante da Índia" ou "atitude de liderança na Índia".
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhLgRTUCs95Gm73_-rTfbyECV8GXQlr5ucsf0NyiNQl5QBNSGCtgDF1ihz1_Z3hLWR-s_FbkNVej7noPMqRVKED9y_mv2Kw-Hgaymt-V7IBGD_BeRq8qM3NC6r9ygE5HwElhbn2hyphenhyphenfNHPY/s400/solidariedade5.jpg
.
Vamos ao video? Meu conselho para aqueles que ainda não o conhecem é para que não percam nenhum detalhe. É surpreendente e muito embora a ação e o ritmo frenético da câmera têm um clima lúdico que chega a tocar nossas emoções (pelo menos comigo foi assim). Fiquei, realmente, fascinado. Meu melhor agradecimento ao professor Eugen Pfister.    
   
 
.
NOTA Este post é uma republicação. Originalmente foi postado no dia  19/02/2009. Eu o estava procurando no blog há algum tempo. É um vídeo belissimo e com uma mensagem maravilhosa. Tenho certeza de que todos vão gostar.   (22/10/09) 
.
<span class=

2 comentários:

  1. Olá passei para conhecer seu blog ele é not°10, show, espetacular, muito maneiro
    com excelente conteúdo você fez um ótimo trabalho desejo muito sucesso em sua caminhada e objetivo no seu Hiper blog e que DEUS ilumine seus caminhos e da sua família
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir
  2. Caro Rodrigo,
    Grato pela "passada" e pela força.
    Visitei o Forma Máxima e adorei. Deixei um comentário por lá também e já estou produzindo um post de destaque para o site que está no nível da excelência. Grande abraço e parabéns.

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.