28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Destaque de Livro: "O Livro Negro do Networking"

O "Livro Negro do Networking" (Editora M.Books) é um texto que merece ser lido. A dica inicial do livro diz o seguinte: "Para subir a escada do sucesso você não precisa de novas técnicas e estratégias, mas apenas de novos amigos".
Recomendo-o para quem esteja interessado em saber como percorrer, com a necessária destreza, os labirintos que levam ao topo da profissão.
Jeffrey Gitomer* é um consagrado autor, onde se destaca o "best seller" "A Bíblia de Vendas".

Tal como fiz no post anterior (Destaque de Livro: "O Gorila no Escritório" ) transcrevi, abaixo, o trecho que inicia o livro:
.
.

"PENSE NISSO POR UM MOMENTO:

Como você ficaria, se sua lista de contatos desaparecesse?
Deixe-me dar a resposta: você ficaria para lá de perdido. Você entraria em pânico.
Meu palpite é que se você for pai ou mãe, e tiver perdido sua lista de contatos, provavelmente não poderá ligar nem para os filhos, pois colocou todos os números telefónicos em al­gum arquivo de discagem rápida. Na verdade, ninguém con­segue se lembrar de números hoje em dia. Alguns de vocês talvez nunca tenham conseguido, mesmo antes da revolução tecnológica.
Consigo me lembrar de todos os números telefónicos até a época de colégio. Mas não faço ideia de quais sejam os telefones de minhas filhas, e falo com elas todos os dias. Não se trata aqui do poder dos contatos, e sim do paradoxo dos contatos. Ele mostra como os contatos são delicados. E revela a importância da mais poderosa pala­vra do mundo da computação: back-up.
A questão é: Você tem um livro negro?
Vamos supor que você tenha. Mas ele é eficiente? Ou está cheio de nomes de gente que você mal conhece? Ou de gen­te que mal conhece você?
O livro negro de hoje é uma espécie de banco de dados de contatos: Microsoft Outlook, ACT!, FileMaker Pró. Qualquer que seja seu nome, está no seu computador, laptop, PDA ou Blackberry. E está cheio de contatos importantes.
Tire um momento e liste dez de seus contatos mais impor­tantes (pessoas que podem fazer com que as coisas aconte­çam, principalmente para você). Então, pergunte a si mes­mo: "O que fiz por essas pessoas ultimamente?". Ou será que você só as procura de vez em quando, para sugar o sangue delas?
Muita gente me liga o tempo todo, pedindo para pagar meu almoço, mas com a intenção de "usar o meu cérebro". Eis minha resposta: "Cobro US$ 500 por hora pela utilização do meu cérebro e pago o almoço". Isso detém os sanguessugas. E ainda ganho US$ 5.000 por ano almoçando.
Quantas pessoas estão dispostas a pagar para que você almoce com elas?"
___________________________________________________

*Para saber mais sobre o autor clique aqui e leia uma entrevista que ele concedeu ao site empregos.com.

*Conheça também o site oficial de Jeffrey Gitomer (em inglês).

____________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.