28 DE MARÇO DE 2024 – 5ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Destaque de Livro: "Liderança Segundo Abraham Lincoln"

"Liderança segundo Abraham Lincoln" é o novo destaque de livro que faço no blog. O autor é Donald T Phillips , consagrado escritor americano sobre liderança, formação de equipes e similares.



O livro doi editado pela Landscape e custa mais ou menos R$ 30,00. Na sua apresentação (copiado do site "Submarino") o texto diz o seguinte:
"Abraham Lincoln foi o 16º presidente americano e apesar de ter morrido há mais de 125 anos, ainda inspira e influencia pessoas em todas as fases da vida. O exemplo de líder impecável pode, através dessa obra, ser aplicada por qualquer profissional dentro e fora das organizações. Neste livro o leitor encontrará muitas das próprias palavras de Lincolm além de passagens da história em que sua liderança foi comprovada e aplicada. A obra é subdividida em várias "lições-chave" com exemplos práticos e dicas úteis."
Transcrevi abaixo, como exemplos de estilo do autor e do conteúdo, dois trechos que selecionei:

"Durante seu quatro anos como presidente, Abraham Lincoln passou a maior parte do tempo entre suas tropas.Essas eram prioridade para ele; eram as pessoas que realizavam o trabalho. Lincoln praticamente vivia no escritório do telégrafo do Departamento de Guerra para conseguir obter as informações­-chave e tomar decisões rápidas e na hora certa. Encontrou-se com seus generais e membros de seu gabinete em suas casas, escritórios e no campo de batalha, principalmente para fornecer diretrizes e liderança." (pag.25)


.................................................................................................................................................................................................................................

"Princípios de Lincoln
  • Explique seus pontos de vista por escrito e ofereça conselhos a respeito de como resolver problemas.
  • É importante que as pessoas saibam que você está entre elas sem medo.
  • Busque contatos casuais com seus subordinados. Isso é tão ou mais significativo quanto um encontro formal.
  • Em geral, não se recuse a receber as pessoas que o procuram.
  • Tome “banhos” de opinião pública.
  • Seja afável e tenha bom temperamento.
  • Lembre-se que todos gostam de um elogio.
  • Se os seus subordinados podem suportar uma situação, você também pode. Dê o bom exemplo.
  • Você precisa buscar e ter acesso a informações confiáveis e atualizadas." (pag.39)



Para saber um pouco mais da biografia de Abraham Lincoln, clique aqui. Ainda esta semana estarei postando no blog o vídeo sobre ele no "Conheça a História".

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.