19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 3 de abril de 2010

Maçã é fruta magica contra o cancer (Revista Saúde)

http://www.planounipax.com.br/design/imagens/dicas_saude.jpg
M
antenho a tag "Dicas de Saúde" aqui na Oficina de Gerencia porque considero essencial difundir o maximo de informações que possam auxiliar as pessoas que operam no mundo corporativo em particular e todos os leitores do blog no geral. 
Ensinar e despertar curiosidade sobre causas e efeitos que possam ter alguma relação com o cuidar da saúde é um dever para quem, como são todos os blogueiros, pretende interagir publicamente com leitores, seguidores e seres humanos em geral.
Regularmente estou colocando, aqui na Oficina de Gerencia, posts que "falem" sobre saúde e bem estar.  Normalmente copio as matérias, como esta que está abaixo, da revista Saúde - Editora Abril (da qual sou assinante há muitos anos).
É uma informação atraente para os leitores e amigos do blog que desejam conhecer um pouco mais sobre a... maçã. Sim, isso mesmo! A maçã. Esta fruta comum e que todos conhecem (muitos apreciam) tem propriedades que nem imaginam. 
Eu mesmo, que sou um consumidor regular de maçãs fiquei fascinado com as informações que a reportagem da Saúde disponibilizou. Só dei uma "chamadinha" na matéria - por ser extensa para colocar blog - mas para acessa-la é só clicar no link amarelo que está ao final deste post.
Deixo um pequeno trecho que está lá na revista que é para chamar a atenção dos leitores e deixa-los curiosos para ler o texto inteiro.

  • [...] "Alessandro Nogueira dá outro recado: não adianta devorar todas as maçãs da fruteira. Ao contrário. “Comer mais de três unidades por dia anula a ação positiva, porque, em excesso, seus componentes têm uma espécie de efeito tóxico, gerando mais radicais livres em vez de combatê-los.” Portanto, basta mesmo seguir o velho ditado e apostar em uma única maçã por dia." [...]

1 maçã contra o câncer

Basta uma unidade por dia para você derrubar os riscos de ter alguns tipos de tumor, principalmente o de intestino. De quebra, você ingere substâncias que protegem as artérias e que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue

Costumam repetir os americanos: “One apple a day keeps the doctor away”. E comece a levar a sério o que poderia soar a uma rima tola: uma maçã por dia ajuda, sim, a manter os médicos bem longe. Essa seria, mais ou menos, a tradução do ditado e é verdadeira pelo menos no que diz respeito ao câncer.

Um estudo polonês, realizado na Universidade Jagiellonian e divulgado no European Journal of Cancer Prevention, uma publicação científica de prestígio, corrobora com essa ideia. Os pesquisadores entrevistaram 592 portadores de tumor colorretal e 765 indivíduos saudáveis, comparando toda sorte de informações sobre seu estilo de vida, sobretudo o que comiam — verduras, frutas e, entre elas, maçãs especificamente. “Depois de analisar os dados dos dois grupos, concluímos que a ingestão diária de pelo menos uma maçã já reduz em 35% o risco de um câncer intestinal”, conta a SAÚDE! Wieslaw Jedrychowski.

O trabalho não é o único a apontar um efeito anticâncer da fruta. Na Universidade Cornell, nos Estados Unidos, nutricionistas pingaram o extrato de maçã diretamente em células tumorais de mama e notaram que ele foi capaz de frear sua multiplicação. Na prática, isso indicaria que a fruta não só atuaria na prevenção do problema como favoreceria sua cura. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.