19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Cinco pontas da estrela para desenvolver equipes de alta performance (Canal RH)

 [clique para lonhecer o Canal RH]
 
Cinco pontas da estrela para desenvolver equipes de alta performance 
(por André Carvalho)

(Daniele Amatti, consultora de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial da Crescimentum)
Uma equipe de alta performance é aquela que está altamente comprometida, entrosada, focada, com um planejamento sólido e conta com profissionais qualificados e uma liderança capaz de convergir todos esses fatores para que a produtividade da corporação seja sempre elevada. Porém, para que isto seja uma realidade, é preciso saber diagnosticar e desenvolver estas equipes. Consultora de Desenvolvimento Pessoal e Empresarial da Crescimentum, Daniele Amatti estruturou, juntamente com Fernanda Palacius, o Questionário da Estrela das Equipes de Alta Performance, que tem como objetivo diagnosticar estas equipes e, a partir de uma análise inicial, desenvolvê-las.

A ferramenta desenvolvida pelas consultoras avalia a estratégia, o comprometimento, a liderança, o conhecimento e a habilidade e a dinâmica de grupo da equipe. Cada um desses elementos é uma das pontas da estrela. “Analisamos estes cinco elementos como sendo, cada um, uma ponta da estrela. Se uma destas pontas não está sendo desenvolvida da maneira correta, temos um problema para corrigir. Apenas se esses cinco elementos funcionarem, podemos ter uma equipe de alta performance”, explica Daniele Amatti.

As cinco pontas da estrela

Estas são algumas dicas sobre como trabalhar cada um desses elementos para atingir a máxima eficácia numa equipe de trabalho:

1.ª – Visão estratégica bem definida. Toda equipe deve ter uma visão bem definida sobre as responsabilidades e deveres. Deve-se ter muito cuidado, também, na questão da execução, pois de nada adianta ter um bom planejamento se não é possível pôr em prática. O líder, assim como o Departamento de RH, tem um papel importante nesse planejamento e execução. “Todos tem de ter a consciência que são importantes para o funcionamento da empresa. Se cada um desempenhar seu papel da melhor maneira, e dentro do planejado, tudo flui melhor”, aposta Daniele.

2.ª - Conhecimento técnico e habilidades apuradas. Uma equipe só será de alta performance se todos tiverem habilidades apuradas e um conhecimento técnico elevado. Daniele afirma que “antes de fazer qualquer trabalho em equipe eu preciso fazer um treinamento técnico; o funcionário precisa primeiro desenvolver suas habilidades para eu poder cobrar um nível de comprometimento dele”.

3.ª - Comprometimento e engajamento. É preciso sempre se lembrar da missão da equipe, fazer com que os funcionários tenham orgulho de atuar na corporação, para que seja potencializado os esforços e ampliadas as conquistas. “Uma equipe engajada e motivada faz toda a diferença. Mas é preciso que todos compartilhem deste comprometimento. Se uma pessoa não tiver na mesma sintonia que a equipe, tudo pode ir por água abaixo”, garante a consultora.

4.ª - Convivência. Deve-se ter bem definido os acordos de convivência: o que pode e o que não pode dentro da empresa e quais são os valores que vão definir o comportamento diário da equipe. A capacidade de se relacionar e de confiar é a base da dinâmica de grupo.

5.ª - Liderança. O líder deve ter sua equipe na palma da mão. Deve conhecer exatamente quem são os talentos de cada área para que ele possa delegar a eles as responsabilidades inerentes a cada cargo. Um líder incapaz jamais terá em mãos uma equipe de alto rendimento. “Um líder só é extraordinário quando a equipe é extraordinária”, afirma Daniele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.