25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 10 de abril de 2010

Lição de Liderança e Trabalho em Equipe - Fomos Heróis

http://tehdede.files.wordpress.com/2009/10/halmoore_mic.jpg
Cel. Hal Moore


Fiquem tranquilos, não vou fazer nenhuma consideração sobre lideres e liderança. Eu mesmo não suportaria! 
Todavia trouxe ao blog um vídeo sobre o tema. Tratam-se de cenas do filme "We Were Soldiers" (Fomos Heróis) com Mel Gibson. 
filme é sobre uma historia verdadeira. Retrata o início da participação direta dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã de forma ao mesmo tempo brutal, com atos pessoais, heróicos, trágicos. 
Leiam algumas anotações que retirei do site especializado Webcine sobre o filme e o episódio real que o inspirou e foi transformado em livro.
Acredito que "Fomos Heróis" é o filme que mais produziu "filhotes" de vídeos sobre liderança no mundo da internet. Clique aqui para ver alguns deles.
O exemplo do Cel. Hal Moore   - que comandou seus homens em situação tão adversa e conseguiu manter a ordem e a disciplina entre os seus 395 comandados que combateram cerca de 2.000 integrantes do Exército Popular Vietnamita, naquilo que foi a primeira grande batalha entre adversários que continuariam a lutar por mais de uma década.(trecho editado do Terra) - é um dos mais perfeitos a respeito do poder que um lider exerce sobre seu grupo e como a habilidade da liderança pode produzir "milagres" de superação nas limitações humanas.
É muito bonito o vídeo e as lições que ele encerra

  • Em plena Guerra do Vietnã, o tenente-coronel Hal Moore (Mel Gibson) e mais 400 integrantes do exército norte-americano, todos da elite de combate, são cercados por 2000 soldados vietnamitas. A batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana, fazendo com que posteriormente o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o Vale da Morte.
  • "Estamos seguindo para o Vale da Sombra da Morte, onde vocês protegerão o homem ao seu lado como ele o protegerá, e você não se importará com a sua cor ou como ele chama a Deus. Lutaremos contra um inimigo difícil e determinado. Não posso prometer que levarei todos de volta para casa, mas uma coisa eu prometo... quando entrarmos em batalha, serei o primeiro a entrar no campo e o último a sair. Não deixarei ninguém para trás... vivo ou morto. Voltaremos para casa juntos." 
  • Com estas palavras, um dia antes de liderar seus homens para a guerra, o Tenente Coronel Hal Moore se dirigiu aos seus soldados e suas famílias. Diante dele, jovens rapazes, ainda inocentes quanto a guerra, e veteranos que já exibiam cicatrizes e condecorações de outras batalhas. Sentados entre eles, escutando as palavras do marido, estava Julie, esposa de Moore, que costumava vê-lo tarde na noite, estudando livros de história sobre vários massacres, traçando estratégias para obter melhores resultados para seus homens: o 1o. Batalhão da 7a. Cavalaria... o mesmo regimento do General George Armstrong Custer.

  • Num domingo, 14 de novembro de 1965, ás 10h48, o Tenente Coronel Hal Moore e seus jovens soldados pousaram na Zona de Pouso Raio-X no Vale de Ia Drang (pronuncia-se: Eye Drang), uma região no Vietnã conhecida como 'O Vale da Morte'. Homem de palavra, o Tenente Coronel Moore foi o primeiro a pisar no campo de batalha e o primeiro a se ver e aos seus 400 homens cercados por cerca de 2000 combatentes norte-vietnamitas. A batalha que se seguiu foi uma das mais selvagens da história dos Estados Unidos e marca o primeiro grande enfrentamento entre os soldados do Vietnã do Norte e dos Estados Unidos. "Fomos Heróis" é um tributo a grandeza e a notável bravura daqueles homens que ali lutaram. Uma homenagem à lealdade destes soldados ao seu país e aos seus companheiros e traz à tona o heroismo e o sacrifício inimaginável de homens e mulheres, tanto os que ficaram em casa como aqueles que estavam no exterior.
http://1.bp.blogspot.com/_g9REBW9N-QM/Sbaw01OFgzI/AAAAAAAADBQ/ZaBshlQgIg0/s400/Fomos+Her%C3%B3is.jpg.....
Clique na imagem e conheça a ficha tecnica do filme; e veja um vídeo (em ingles) com emocionante depoimento do Cel. Moore em pleno campo de batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.