OFICINA NA COPA

OFICINA NA COPA

 

||| 20 de junho DE 2026 ||| sábado ||| Dia Mundial dos Refugiados ||| * Reflexão: “A suprema arte da guerra é derrotar o inimigo sem lutar.” ― Sun Tzu |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial do Refugiado é uma data internacional estabelecida pelas Nações Unidas para reforçar o direito de toda pessoa buscar segurança e proteção, contando com diversos parceiros engajados para assegurar que as pessoas refugiadas tenham oportunidades para mostrarem o que são capazes de fazer. O direito de buscar segurança é para todas as pessoas Há 75 anos, após a Segunda Guerra Mundial, a comunidade internacional assumiu um compromisso histórico: garantir proteção às pessoas forçadas a fugir. Esse compromisso segue mais atual do que nunca, com necessidades crescentes de apoiar as pessoas refugiadas a reconstruírem suas vidas com dignidade e segurança nos países de acolhida, como no Brasil. Proteger refugiados significa salvar vidas em risco, fortalecer comunidades e promover estabilidade por meio de sua efetiva inclusão na sociedade. Quando uma pessoa refugiada encontra segurança e meios de prosperar, toda a sociedade se fortalece e amplia seu desenvolvimento econômico, social e cultural. Neste Dia Mundial do Refugiado, o ACNUR convida governos, empresas, organizações, instituições de ensino e todas as pessoas a manter vivo o compromisso da proteção internacional: até que todas as pessoas estejam seguras e estejam incluídas na sociedade, nosso trabalho não termina.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Esopo (Nessebar, 620 a.C. – Delfos, 564 a.C.) foi um escritor da Grécia Antiga a quem são atribuídas várias fábulas populares. A ele se atribui a paternidade da fábula como gênero literário. Sua obra, que constitui as Fábulas de Esopo, serviu como inspiração para outros escritores ao longo dos séculos, como Fedro e La Fontaine. Malgrado sua existência permaneça incerta e pouco se saiba quanto à origem de várias de suas obras, seus contos se disseminaram em muitas línguas pela tradição oral. Em muitos de seus escritos, os animais falam e têm características humanas. Biografia: O fabulista grego teria nascido no final do século VII a.C. ou no início do século VI a.C. Heráclides do Ponto na obra Acerca dos Samios, afirmava que Esopo nascera na Trácia. Em suas origens, porém, várias hipóteses foram formuladas: Frígia, Egito, Etiópia, Samos, Atenas, Sardes e Amório. A hipótese de sua origem africana hoje é bastante creditada: o mesmo nome "Esopo" poderia ser uma contração da palavra grega para "etíope", um termo usado pelos gregos para se referir a todos os africanos subsaarianos. Além disso, alguns dos animais que aparecem nas fábulas de Esopo eram comuns na África, mas não na Europa (devemos ter em mente a diferente distribuição na época de animais como o leão berbere, hoje extinto). Também deve ser notado que a tradição oral de muitos povos africanos (mas também dos povos do Oriente Próximo e dos Persas) inclui contos de fadas com animais personificados, cujo estilo muitas vezes se assemelha ao de Esopo.* Certo é que morreu em Delfos, tendo sido executado injustamente, segundo descreve Heródoto (Histórias, II, 134) e a Suda. Segundo Heródoto, Esopo foi escravo do filósofo Janto (Xanto), um cidadão de Samos, juntamente com uma outra escrava chamada Rodópis [https://pt.wikipedia.org/wiki/Esopo]

 

sábado, 10 de abril de 2010

Lição de Liderança e Trabalho em Equipe - Fomos Heróis

http://tehdede.files.wordpress.com/2009/10/halmoore_mic.jpg
Cel. Hal Moore


Fiquem tranquilos, não vou fazer nenhuma consideração sobre lideres e liderança. Eu mesmo não suportaria! 
Todavia trouxe ao blog um vídeo sobre o tema. Tratam-se de cenas do filme "We Were Soldiers" (Fomos Heróis) com Mel Gibson. 
filme é sobre uma historia verdadeira. Retrata o início da participação direta dos Estados Unidos na Guerra do Vietnã de forma ao mesmo tempo brutal, com atos pessoais, heróicos, trágicos. 
Leiam algumas anotações que retirei do site especializado Webcine sobre o filme e o episódio real que o inspirou e foi transformado em livro.
Acredito que "Fomos Heróis" é o filme que mais produziu "filhotes" de vídeos sobre liderança no mundo da internet. Clique aqui para ver alguns deles.
O exemplo do Cel. Hal Moore   - que comandou seus homens em situação tão adversa e conseguiu manter a ordem e a disciplina entre os seus 395 comandados que combateram cerca de 2.000 integrantes do Exército Popular Vietnamita, naquilo que foi a primeira grande batalha entre adversários que continuariam a lutar por mais de uma década.(trecho editado do Terra) - é um dos mais perfeitos a respeito do poder que um lider exerce sobre seu grupo e como a habilidade da liderança pode produzir "milagres" de superação nas limitações humanas.
É muito bonito o vídeo e as lições que ele encerra

  • Em plena Guerra do Vietnã, o tenente-coronel Hal Moore (Mel Gibson) e mais 400 integrantes do exército norte-americano, todos da elite de combate, são cercados por 2000 soldados vietnamitas. A batalha que se segue a partir de então se torna uma das mais sangrentas da história militar norte-americana, fazendo com que posteriormente o lugar onde ela ocorreu seja conhecido como o Vale da Morte.
  • "Estamos seguindo para o Vale da Sombra da Morte, onde vocês protegerão o homem ao seu lado como ele o protegerá, e você não se importará com a sua cor ou como ele chama a Deus. Lutaremos contra um inimigo difícil e determinado. Não posso prometer que levarei todos de volta para casa, mas uma coisa eu prometo... quando entrarmos em batalha, serei o primeiro a entrar no campo e o último a sair. Não deixarei ninguém para trás... vivo ou morto. Voltaremos para casa juntos." 
  • Com estas palavras, um dia antes de liderar seus homens para a guerra, o Tenente Coronel Hal Moore se dirigiu aos seus soldados e suas famílias. Diante dele, jovens rapazes, ainda inocentes quanto a guerra, e veteranos que já exibiam cicatrizes e condecorações de outras batalhas. Sentados entre eles, escutando as palavras do marido, estava Julie, esposa de Moore, que costumava vê-lo tarde na noite, estudando livros de história sobre vários massacres, traçando estratégias para obter melhores resultados para seus homens: o 1o. Batalhão da 7a. Cavalaria... o mesmo regimento do General George Armstrong Custer.

  • Num domingo, 14 de novembro de 1965, ás 10h48, o Tenente Coronel Hal Moore e seus jovens soldados pousaram na Zona de Pouso Raio-X no Vale de Ia Drang (pronuncia-se: Eye Drang), uma região no Vietnã conhecida como 'O Vale da Morte'. Homem de palavra, o Tenente Coronel Moore foi o primeiro a pisar no campo de batalha e o primeiro a se ver e aos seus 400 homens cercados por cerca de 2000 combatentes norte-vietnamitas. A batalha que se seguiu foi uma das mais selvagens da história dos Estados Unidos e marca o primeiro grande enfrentamento entre os soldados do Vietnã do Norte e dos Estados Unidos. "Fomos Heróis" é um tributo a grandeza e a notável bravura daqueles homens que ali lutaram. Uma homenagem à lealdade destes soldados ao seu país e aos seus companheiros e traz à tona o heroismo e o sacrifício inimaginável de homens e mulheres, tanto os que ficaram em casa como aqueles que estavam no exterior.
http://1.bp.blogspot.com/_g9REBW9N-QM/Sbaw01OFgzI/AAAAAAAADBQ/ZaBshlQgIg0/s400/Fomos+Her%C3%B3is.jpg.....
Clique na imagem e conheça a ficha tecnica do filme; e veja um vídeo (em ingles) com emocionante depoimento do Cel. Moore em pleno campo de batalha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.