05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 26 de julho de 2009

Valdez Ludwig

http://www.jornaldoradio.com.br/v2/images/curtas/waldez%20luiz%20ludwig.jpg
[clique na imagem]

Vocês já ouviram falar de Valdez Ludwig?

Eu, pelo menos, nunca tinha visto vídeos, lido artigos ou referências ou sequer ouvido falar a respeito dele. Tomei conhecimento de quem era por meio de um banner que a "N Produções" enviou por e-mail para os assinantes de seus boletins informando sobre uma palestra que ele fará em Brasília no dia 11 de agosto.

Faço o registro até sob forma de penitência, pois o homem é famoso e tem muito material (na internet vídeos principalmente) e eu não sabia. E olha que sou um daqueles "ratos de prateleiras" na busca de palestrantes e personalidades que promovem - em qualquer nível - as coisas do mundo corporativo. Ou seja, deveria saber quem é Valdez Ludwig.

Todavia, vou também desculpar-me a mim mesmo, pois ele não tem muita coisa escrita e sua página pessoal ainda não está à altura dos palestrantes mais consagrados. Mas ele é o que se poderia chamar de "estrela em ascensão". Está aparecendo muito e fazendo sucesso.

Para atualizar os amigos e visitantes que acessam regularmente o blog resolvi colocar a entrevista que Ludwig deu ao Jô Soares em seu famoso Talk Show. São três vídeos que perfazem aproximadamente 23 minutos. Particularmente achei o estilo dele meio espalhafatoso, mas o publico do Jô Soares gostou e ele - Ludwig - tem umas "tiradas" e "imagens" engraçadas e criativas. Vale à pena assistir.

Provavelmente irei ve-lo em ação, aqui em Brasília, no proximo dia 11. Trarei depois impressões mais atualizadas. Por ora, contentem-se com a entrevista e se tiverem disposição escrevam, nos comentários, o que acharam dele.


*********************

*********************

*********************

*********************


Um comentário:

  1. SHOW DE BOLA!!!
    A MELHORIA DO COCÔ ENTÃO, NEM SE FALA! ME CONVECEU A LEVAR ESSE TRECHO PARA O QUALIBLOG TAMBÉM!

    Afinal, melhorar o que está errado é um horror e um erro muito frequente em gestão da qualidade!

    PARABÉNS, HERBERT!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.