03 DE NOVEMBRO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA MUNDIAL DO SANDUICHE ||| A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Sim! O Dia Mundial do Sanduíche é comemorado em 3 de novembro. Essa data celebra um dos pratos mais versáteis e populares do mundo, com raízes que remontam ao século XVIII. 🥪 Origem do sanduíche: a criação do sanduíche é atribuída a John Montagu, o 4º Conde de Sandwich, que em 1762 pediu que sua refeição fosse servida entre duas fatias de pão para poder comer com uma mão e continuar jogando cartas com a outra. A ideia pegou entre seus amigos, que começaram a pedir “o mesmo que o Sandwich”, e assim o nome se popularizou. 🌍 Por que 3 de novembro? A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do Conde de Sandwich, que teria nascido em 3 de novembro de 1718. Hoje, o sanduíche é celebrado mundialmente como símbolo de praticidade, criatividade culinária e sabor democrático.


Søren Aabye Kierkegaard (Copenhague, 5 de maio de 1813 – Copenhague, 11 de novembro de 1855) foi um filósofo, teólogo, poeta e crítico social dinamarquês, amplamente considerado o primeiro filósofo existencialista. Em meados do século XX, seu pensamento passou a exercer uma influência substancial sobre a filosofia, teologia psicologia, antropologia, sociologia e toda a cultura ocidental. Durante sua carreira ele escreveu textos críticos sobre religião organizada, cristianismo, moralidade, ética, psicologia, e filosofia da religião, mostrando um gosto particular por figuras de linguagem como a metáfora, a ironia e a alegoria. (https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B8ren_Kierkegaard)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif


Visualizações no blog no mês de outubro.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Você é um Líder Responsável?

Não deixem de ler esta pequena entrevista de um dos caras mais conceituados no universo dos mestres da administração corporativa. Falo de John Wells que é o palestrante convidado para abrir um dos mais importantes eventos do Brasil e da América Latina na área de RH, o CONARH 2009 que já vai para sua 35ª edição.
Leiam o que ele pensa sobre o que chama de "Líder Responsável".


(clique nos logotipos)

Você é um Líder Responsável?

John Wells 2

Confira a visão de John Wells, presidente do IMD – Institute for Management Development, escola de negócios sediada na Suíça — que virá pela primeira vez ao Brasil em agosto para participar de dois eventos promovidos pela ABRH-Nacional: no dia 17 de agosto, ele estará no 9º Fórum dos Presidentes e, no dia 18, na abertura do CONARH 2009 - 35º Congresso Nacional sobre Gestão de Pessoas.

PERGUNTA: O que significa ser um líder responsável?

JOHN WELLS – Líderes responsáveis pensam a longo prazo, não a curto prazo. Isso é o que os difere dos líderes irresponsáveis. Todos sofrem em consequência de uma liderança irresponsável. Foi essa irresponsabilidade de alguns que gerou a falta de confiança entre os stakeholders e nos colocou num caos financeiro.

Ser um líder responsável é entregar os resultados certos da forma correta. O que quero dizer com resultados certos? Nos negócios, é a entrega de desempenho superior sustentável: lucros a longo prazo – não a jato. É usar os recursos de uma forma mais eficiente e eficaz, gerando crescimento e sustentabilidade, e criar mais valor, satisfazendo os clientes que querem compartilhá-lo. E obter esses resultados da forma correta significa tratar pessoas e instituições de forma justa. Justiça constrói confiança e lealdade, a chave dos bons negócios. Significa ser honesto: não roubar os recursos de longo prazo da empresa para criar a impressão de lucros a curto prazo.

PERGUNTA: Os conselhos de administração estão preparados para agir de acordo com o conceito de liderança responsável?

JW – Não posso falar em nome dos conselhos de administração. Entretanto, acredito que hoje não há outra opção a não ser adotar a liderança responsável, que, praticada nos níveis individual, corporativo e global, mostra-se a única maneira de emergirmos do estado atual. Essa forma de liderança não é mais uma escolha, mas, sim, uma obrigação.


PERGUNTA: O que as escolas de administração devem aprender com a crise?

JW – Não posso falar em nome de todas as escolas. Aqui, no IMD, sempre temos nos empenhado em desenvolver líderes responsáveis e agora é hora de redobrar os esforços. Encontros regionais como esse que haverá no Brasil nos permitirão ouvir stakeholders de diferentes partes do mundo. Essa iniciativa também possibilitará que o IMD ofereça conselhos e informações aos participantes no que se refere aos pontos críticos de liderança responsável.

  • Se você for bom no inglês aproveite o vídeo de uma entrevista de John Wells clicando aqui.
  • Sobre o blog

    César Souza é consultor, palestrante e presidente da Empreenda, autor de “Você é o Líder da Sua Vida?” (Editora Sextante) e "Você é do Tamanho dos Seus Sonhos"FALE COM O BLOGUEIRO (Editora Ediouro). Apontado pelo World Economic Forum como um dos "200 Global Leaders for Tomorrow".

blue animated bullet

Respostas para “Você é um Líder Responsável?”

  1. 1) Ricardo Rodrigues:
    20 Julho, 2009 as 22:37

    Excelente entrevista. Concordo com o termo usado na entrevista onde “usar os recursos de uma forma mais eficiente e eficaz torna um líder responsável”.

    abraços César.

  2. 2) Vanio Cezar:
    21 Julho, 2009 as 10:43

    Muito boa entrevista. Pois ressalta a necessidade de os Administradores trabalharem olhando para o futuro e nao trabalhar com pessamentos so em resultados rapidos

  3. 3) Tatiana Fischer:
    21 Julho, 2009 as 19:20

    Os empresários e consequentemente as empresas brasileiras ainda andam sob o caminho das muitas idéias e pouca prática. Deparo diariamente com constantes casos de inercia…Muitos empresários que estão por dentro de todas as boas teorias, tem as mais inovadoras idéias, bons produtos…mas não tem segurança, ou coragem ou mesmo organização para avançar no mercado internacional. Se o fazem, buscam exatamente esse resultado imediato, descontrolado e sem estratégia.

  4. 23 Julho, 2009 as 08:49

    Gostei de entrevista, muito boa! Eu acredito que, dentro de um resumo geral, tudo gira em torno do “p” de pessoa, ou seja, do ser humano, seja ele consumidor ou membro da equipe e do seu merecido respeito e valor.

  5. 5) Alessandra Sayão:

    Ser um líder responsável acredito que seja olhar a empresa como um todo, o mercado concorrente, investir em treinamento de equipes, aprimoramento de qualidade, buscar e conquistar novos talentos, inovar sempre, ser líder não é mandar e sim fazer com que todods que fazem parte de sua organização tenham um objetivo o sucesso da empresa com satisfação e motivação.

purple&white flashing divider

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.