25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 11 de julho de 2009

O Valor da Comunicação (Emílio Odebrecht/Folha de São Paulo)

Está otimo o artigo escrito pelo empresário Emílio Odebrecht para sua coluna na Folha de São Paulo, no último dia 5 de julho.

Fiquei de posta-la no mesmo dia, mas uma coisa e outra fizeram que com que não conseguisse encaixar esta ação no meu timing. Todavia não me esqueci dela. Fui lá, no arquivo das edições anteriores da FSP e resgatei o artigo para o blog, neste post.

No texto, Odebrecht aborda um assunto que é da maior importância para a vida corporativa das empresas, a comunicação. Vejamos uma frase do artigo:

  • [...] "Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa."[...]

Outra frase importante que está lá:

  • [...] Dentre as tantas definições de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo. [...]

Acho que vou parar a apresentação do artigo por aqui senão vou transcreve-lo totalmente. Gostei muito, realmente, e o recomendo com toda segurança para os leitores que se interessem pela temática corporativa.



São Paulo, domingo, 05 de julho de 2009




http://www.digirolamo.com.br/images/emilio.jpg
EMÍLIO ODEBRECHT
O valor da comunicação

.......Há uma relação direta entre o desenvolvimento das pessoas e o crescimento das empresas onde estas pessoas trabalham. Uma coisa não acontece sem a outra. É o desenvolvimento das pessoas que impulsiona o crescimento das empresas e é o crescimento das empresas que estimula o desenvolvimento das pessoas. Esta associação, entretanto, só ocorre de forma eficaz quando há alinhamento entre líderes e liderados -nos planos cultural, estratégico, moral e psicológico.

.......O alinhamento cultural é o compartilhamento de crenças e valores e o domínio de uma linguagem comum, que confere à empresa unidade de pensamento e de ação. O alinhamento estratégico dá a todos clareza quanto ao rumo a seguir e assegura a líderes e liderados uma visão do futuro. O alinhamento moral e psicológico resulta do acordo entre aqueles que têm em comum o propósito de servir e permite o exercício da intuição e da coragem por quem tem que tomar decisões sem supervisão, como se sob supervisão estivesse.

.......A condição para que isso aconteça é a prática permanente da comunicação em todos os âmbitos.

.......Dentre as tantas definições de comunicação, a que mais me agrada é a que diz que comunicar é influenciar e ser influenciado na busca do que é o certo.

.......Ou seja: comunicação é via de mão dupla e se dá pelo diálogo direto pessoa a pessoa. O que se escreve nas atas e nos contratos é a ratificação do que ficou estabelecido na conversa.

.......A palavra falada serve para o conhecimento entre as pessoas, o alinhamento e a criação de relações de confiança entre líder e liderado e para que se chegue ao mais importante na tomada de uma decisão, que é o como e o porquê a decisão se deu.

.......A tecnologia da informação trouxe para as empresas meios que proporcionaram muitos ganhos em produtividade. Mas se a internet permite que mensagens sejam transmitidas em tempo real para qualquer lugar do mundo, agilizando processos, ela impõe também o desafio de se buscar a dosagem certa de seu uso -porque o e-mail não deve ser o refúgio de quem prefere fugir do confronto de ideias na base do olho no olho.

.......Comunicação é mais que informação. A informação subsidia, atualiza, nivela conhecimento. A comunicação sela pactos e educa.

.......Nas empresas, a educação das pessoas será sempre fruto da prática da pedagogia da presença, o que significa que o líder deve oferecer a seu liderado tempo, presença, experiência e exemplos -comunicar-se, enfim, com vistas ao crescimento de ambos, tarefa impossível de ser bem feita somente à base de recados pela internet.


EMÍLIO ODEBRECHT escreve aos domingos nestacoluna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.