||| 14 de agosto DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia do Protesto ||| *Reflexão: “Um amigo é alguém que gosta de você, apesar do seu sucesso" . --- ( Murilo Felisberto ) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O dia 14 de agosto é marcado historicamente por protestos e mobilizações nacionais liderados por movimentos estudantis e sindicais no Brasil.As principais pautas que costumam mobilizar atos nessa data incluem:Defesa da Educação Pública: Organizações como a UNE, UBES e a UMES utilizam a semana do Dia do Estudante (comemorado em 11 de agosto) para levar milhares de jovens às ruas. Os protestos frequentemente criticam cortes de verbas na educação e o sucateamento de instituições de ensino.Contra a Militarização das Escolas: O dia 14 de agosto consolidou-se como um "Dia de Luta" contra a implementação e expansão do modelo de escolas cívico-militares.Críticas a Políticas de Privatização: Atos liderados por professores secundaristas e sindicatos de classe costumam focar na oposição a projetos governamentais que envolvem a privatização e a digitalização excessiva no ambiente escolar.Tradicionalmente, um dos pontos de maior concentração do país ocorre na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, reunindo manifestantes logo no início do dia em frente ao MASP. (IA)

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
François Rabelais (nascido entre 1483 e 1494; falecido em 1553) foi um escritor francês que foi chamado de o primeiro grande autor de prosa francesa. Humanista do Renascimento francês e estudioso de grego, ele atraiu oposição tanto do teólogo protestante João Calvino quanto da hierarquia da Igreja Católica. Embora em sua época fosse mais conhecido como médico, estudioso, diplomata e padre católico, posteriormente tornou-se mais conhecido como satirista por suas representações do grotesco e por suas personagens grandiosas. Vivendo na turbulência religiosa e política da Reforma, Rabelais tratou das grandes questões de seu tempo em seus romances. Rabelais admirava Erasmo e, como ele, é considerado um humanista cristão. Ele foi crítico da escolástica medieval e satirizou os abusos de príncipes e papas poderosos. Rabelais é amplamente conhecido pelos dois primeiros volumes que relatam a infância dos gigantes Gargântua e Pantagruel, escritos no estilo do bildungsroman; suas obras posteriores — o Terceiro Livro (que prefigura o romance filosófico) e o Quarto Livro — são consideravelmente mais eruditas em tom. Seu legado literário deu origem à palavra rabelaisiano, um adjetivo que significa "marcado por um humor grosseiro e robusto, extravagância de caricatura ou naturalismo ousado". { https://pt.wikipedia.org/wiki/Fran%C3%A7ois_Rabelais }

 

terça-feira, 7 de julho de 2009

Cazuza morreu há 19 anos (1990). Parece que foi ontem...

http://images.quebarato.com.br/photos/big/1/1/208411_1.jpg

.......Eu nem estava com vontade de entrar no blog hoje. Estou cansado e vou acordar muito cedo amanhã, aliás, hoje. Mas não poderia deixar de fazer um post de homenagem a um artista que já não está entre nós e que, mesmo após 19 anos de sua morte, tem a admiração de todos os que cantaram e admiraram sua poesia e seu estilo de vida. Falo de Cazuza.

.......Cazuza morreu no dia 7 de julho de 1990. Parece que foi ontem. Ou melhor, não é dificil pensar que continua vivo entre nós. Ainda é possível "ver" sua figura alegre de poeta talentoso cantando daquela forma única, cheia de deboches e irreverências, nos shows de televisão e aparecendo nas revistas e entrevistas sempre escandalizando, mas encantando meio mundo com sua figura bonita e sua irreverência que era um pouco de cada um de nós. Todos amavam Cazuza.

.......Sua saga, ao enfrentar a AIDS, foi um martirio de todos que a presenciaram. Sofremos juntos sua degeneração e choramos juntos a cada uma das canções tristes que compôs naqueles dias de padecimentos. Todavia após sua morte, tão prematura aos 32 anos, só nos lembramos dos seus dias de alegria e de poesia.

.......Acho que a memória dos seus inumeros admiradores (eu entre eles) recusa-se a aceitar as imagens tristes da doença que o consumiu e matou. Por isto ao homenagea-lo neste humilde post coloquei, na maioria, fotos dos seus bons tempos.

.......Visitei o site da Sociedade Viva Cazuza e o trabalho maravilhoso que a mãe do poeta desenvolve com apoio na memória do seu filho. Mais do nunca, ao se conhecer o que lá é feito, entendemos o significado do verso de Cazuza: "O tempo não para".

.......Ao final do post assistam um vídeo onde ele canta uma das suas mais belas canções "Codinome Beija Flor.

Viva Cazuza, sempre!

SOCIEDADE <span class=
(clique sobre o logotipo)


http://nem1e99.files.wordpress.com/2009/04/cazuza.jpg http://tvfechada.files.wordpress.com/2008/04/cazuza1.jpg

http://www.novoze.blogger.com.br/cazuza.jpg

http://www.clicrbs.com.br/blog/fotos/8790_foto.jpg

http://claudianakazato.zip.net/images/Cazuza1.JPG

http://roncoferraro.it.zip.net/images/cazuza7.JPG

http://cazuza_barao.zip.net/images/pg233.JPG

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgCRkVahe9ZfBVSlI8IryWiUI_Ug2FHTuwbcomQlW_6tOSO8j26ApGJEKyoyDLVG4_4URrFEyzxcFactEqJPuHkVNkNVsBpV0-yi5bJErzeRYSyzH9wWabVULoceioakmifUOZp5nWl2Pc/s400/cazuza.JPG

************************************

************************************



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.