Guerra de Canudos |
05.out.2020
Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice são os ganhadores do Prêmio Nobel 2020 em Medicina, anunciou a Academia Sueca nesta segunda-feira (5), pela descoberta do vírus da hepatite C, que causa uma inflamação do fígado que pode se tornar crônica e causar câncer, levando à morte.
A doença, que é transmitida pelo sangue ou outros fluidos corporais, é considerada um problema mundial de saúde.
Os vencedores dividirão, em partes iguais, o valor de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).
Imagem projetada dos três vencedores do Nobel de Medicina: Harvey J. Alter, Michael Houghton e Charles M. Rice — Foto: Claudio Bresciani/AP
- Os estudos do virologista americano Harvey J. Alter, 85 anos, de hepatite associada a transfusões de sangue demonstraram que um vírus então desconhecido era uma causa comum de hepatite crônica. Ele é pesquisador do National Institutes of Health (NIH), nos EUA.
- Michael Houghton, virologista britânico, usou uma estratégia não testada para isolar o genoma do novo vírus, que passou a ser conhecido como o vírus da hepatite C. Ele é diretor do Instituto de Virologia Aplicada da Universidade de Alberta, no Canadá.
- Charles M. Rice, virologista americano de 68 anos, forneceu a evidência final mostrando que o vírus da hepatite C podia, sozinho, causar a doença. Ele é professor de virologia na Universidade Rockefeller, nos EUA.
OUT 05
Assim, em outubro de 1582, o Papa Gregório XIII emitiu uma ordem para que se anulasse do calendário as datas compreendidas entre os dias 5 e 14 de outubro e se adotasse um calendário moderno e ajustado, chamado gregoriano. Os países católicos da Europa acataram a ordem do Papa Gregório imediatamente e várias nações protestantes sancionaram a medida nos anos seguintes.
Atualmente, nenhum país utiliza o calendário juliano, que tem, agora, 13 dias a menos que o calendário gregoriano. No entanto, ele ainda é utilizado por muitas igrejas ortodoxas, motivo pelo qual a Páscoa é comemorada em datas diversas pelas diferentes igrejas.
Náufrago português, Diogo Álvares Correia, chegou ao Brasil em 1510 depois que o navio em que estava afundou na região do Rio Vermelho, na Baía de Todos os Santos. Todos os seus companheiros de viagem morreram e ele foi encontrado pelos índios Tupinambás, que lhe deram o apelido de Caramuru, o nome de um peixe.
Por conta de sua proximidade com os índios, Caramuru fez o contato entre os nativos e os colonizadores. Casou-se com a índia Paraguaçu, que depois foi levada para a Europa e batizada na França com o nome Catarina Álvares Paraguaçu. A sua vida inspirou o Frei José de Santa Rita Durão a escrever o poema épico Caramuru (1781). Em 2001, sua história foi transformada no filme Caramuru - A invenção do Brasil, de Guel Arraes. Na obra, Caramuru vive um triangulo amoroso com Paraguaçu e sua irmã Moema.
1789 —
Revolução Francesa: a Marcha das Mulheres
em Versalhes efetivamente encerra a autoridade real.
1821 — Expulsão dos
exércitos portugueses de Pernambuco, no contexto da Guerra da
Independência do Brasil.
1897 —
Fim da Guerra de Canudos.
1905 —
Os irmãos Wright pilotam
o Wright Flyer III em
um novo voo recorde mundial de 24 milhas em 39 minutos.
1910 —
Em uma revolução em
Portugal, a monarquia é derrubada e uma república é declarada.
1938 —
Na Alemanha nazista, os passaportes dos judeus são invalidados.
1942 —
Substituição do réis pelo cruzeiro como padrão monetário do Brasil.
1943 —
Aprovada a lei que substitui o peso paraguaio pelo guarani.
1966 — Fundação da Universidade
Estadual de Campinas.
1988
— Promulgada a nova Constituição
do Brasil. Os territórios do Amapá e Roraima são elevados à categoria de
estado. O estado do Tocantins é criado
com o desmembramento do norte de Goiás.
1988 — Uma coalizão de oposição chilena
derrota Augusto Pinochet em sua tentativa
de reeleição.
Clique no banner |
1897 — Fim da Guerra de Canudos;
1910 — É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, após
sete séculos de regime monárquico;
1942 — Substituição do réis pelo cruzeiro como padrão monetário do Brasil;
1988 — Promulgada a nova Constituição do Brasil. Os territórios do Amapá e Roraima são elevados à categoria de Estado. O Estado do Tocantins é criado com o desmembramento do Norte de Goiás;
2000 — Manifestações em massa na Sérvia forçam a renúncia de Slobodan Milošević.
Nascimentos
1864 — Louis Jean Lumière, um dos “pais” do cinema (m. 1948);
1935 — Tarcísio Meira, ator brasileiro;
1936 — Moacyr Franco, ator, cantor e compositor brasileiro;
Cristóvão Colombo descobre a Costa Rica.
O calendário gregoriano criado pelo papa Gregório XIII e ainda vigente nos dias de hoje é introduzido na Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.