19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 6 de outubro de 2020

06 de outubro: Começo da Guerra do Yom Kippur (Israel x Egito e Síria) - Michael Jordan encerra carreira - Emerson Fittipaldi é campeão mundial (2ª vez) -Morre Amália Rodrigues (Rainha do Fado)

Guerra do Yom Kippur

 

HOJE NA HISTÓRIA


HOJE NA HISTÓRIA

06.OUT.2016

PORTUGUÊS ANTÓNIO GUTERRES É INDICADO AO CARGO DE SECRETÁRIO...

06.OUT.1999

PORTUGAL PERDE AMÁLIA RODRIGUES, A RAINHA DO FADO

No dia 6 de outubro de 1999, Portugal perdia um dos seus maiores ícones da música com a morte da cantora de fado Amália da Piedade Rebordão Rodrigues. Amália, como era conhecida por seus fãs, estreou como fadista ainda adolescente. Aos 25 anos, realizou sua primeira turnê internacional no Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro dos cerca de 170 álbuns.

Além de cantora, ela também foi atriz e, em 1947, estrelou seu primeiro filme, Capas Negras. Reconhecida internacionalmente, Amália incorporou ao seu repertório ritmos espanhóis e mexicanos, além de usar em suas letras textos de poetas contemporâneos. 

Em 1962, inicia a importante parceria com o compositor Alain Oulman, que a ajudará a adaptar as poesias às músicas. Amália também lançou o álbum “Amália e Vinícius”, resultado de um encontro com o poeta Vinícius de Moraes e de José Carlos Ary dos Santos, David Mourão-Ferreira e Natália Correia. 

Em 1990, ela recebeu a Grã-Cruz da Ordem de Santiago, a maior honra de Portugal. A morte de Amália em 1999 provocou três dias de luto oficial em Portugal e uma suspensão temporária de campanha nas eleições gerais do país.

06.OUT.1974

EMERSON FITTIPALDI É CAMPEÃO MUNDIAL DE FÓRMULA 1 PELA SEGUNDA VEZ


O dia seis de outubro de 1974 consagrou um dos momentos mais importantes da carreira do piloto Emerson Fittipaldi com a conquista do seu segundo título mundial de Fórmula 1. Correndo pela McLaren, ele garantiu o troféu de melhor piloto do mundo com o quarto lugar no GP dos Estados Unidos, prova vencida pelo argentino José Carlos Pace. 

Fittipaldi terminou o campeonato com 55 pontos, contra 52 de Clay Regazznoni, da Ferrari. Nascido em São Paulo, no dia 26 de dezembro de 1946, estreou na Fórmula 1 em 1970, na Lotus, e ganhou o Grande Prêmio dos Estados Unidos. 

Em 1972 conquistou o seu primeiro título mundial após vencer cinco grandes prêmios, acumulando 61 pontos, contra 45 de Jackie Stewart, o segundo colocado. Em 1973, foi vice-campeão e, em 1974, voltou a conquistar o mundial. 

Em 1980, parou de correr, retornando quatro anos depois, Em 1984, disputou a Fórmula Indy e, em 1989, venceu as 500 Milhas de Indianápolis e sagrou-se o primeiro estrangeiro a conquistar o título da categoria. Voltou a ganhar as 500 Milhas em 1993. 

06.OUT.1973

COMEÇA A GUERRA DO YOM KIPPUR

Na esperança de reconquistar territórios perdidos para Israel durante a terceira guerra árabe-israelense, as forças egípcias e sírias lançaram um ataque coordenado contra Israel no Yom Kippur, data mais sagrada do calendário judaico, em um dia como este, no ano de 1973. As forças de Israel foram tomadas de surpresa: as tropas egípcias varreram a Península do Sinai, enquanto a Síria expulsava tropas israelenses das Colinas de Golã. Estes territórios foram conquistados por Israel na Guerra dos Seis Dias, de 1967, que deixou a nação no controle de uma área quatro vezes que o seu tamanho anterior.
 
Quando a quarta guerra árabe-israelense começou, em 6 de outubro de 1973, muitos soldados de Israel estavam fora de seus postos de observação no Yom Kippur. Os exércitos árabes fizeram avanços impressionantes com suas armas fornecidas pela União Soviética. As forças iraquianas logo entraram na guerra, e a Síria recebeu o apoio da Jordânia. Depois de vários dias, Israel se mobilizou, e as Forças de Defesa começaram a bater o exército dos árabes, que perderam soldados e equipamentos. No final de outubro, um cessar fogo egípcio-israelense foi negociado pelas Nações Unidas.
 

Embora o Egito tenha sofrido uma nova derrota militar, mais tarde um acordo foi assinado para que Israel devolvesse parcelas do Sinai aos egípcios. Em 1982, Israel cumpriu o tratado de paz de 1979, retornando o último segmento da Península do Sinai ao Egito. Para a Síria, a Guerra do Yom Kippur foi um desastre, já que Israel tomou ainda mais territórios nas Colinas de Golã.

06.OUT.1965

CASTELO BRANCO ENVIA AO CONGRESSO MEDIDAS PARA ENDURECER A...

Em 6 de outubro de 1965, o presidente Castelo Branco submeteu à aprovação do Congresso uma série de medidas que endureceriam a ditadura militar. A decisão foi tomada após uma longa reunião com os ministros Artur da Costa e Silva, da Guerra, Paulo Bosísio, da Marinha, Eduardo Gomes, da Aeronáutica, e Mílton Campos, da Justiça.

As medidas visavam reforçar ainda mais os poderes do Executivo, ampliando a jurisdição dos militares em matéria de “subversão e segurança nacional”. Além disso, as novas determinações regulamentavam rigidamente a “liberdade de expressão e de ação” dos políticos cassados, aboliam o tratamento jurídico especial àqueles que houvessem exercido mandato executivo e garantiam o controle do Supremo Tribunal Federal (STF).

Também foi prevista uma modificação essencial no sistema das eleições presidenciais, segundo a qual o presidente da República passaria a ser eleito pelo Congresso e não mais por voto direto. No final do mesmo mês, no dia 27 de outubro, o governo militar baixou o Ato Institucional Número Dois (AI-2). 

A partir do AI-2, o Poder Judiciário também sofreu intervenção direta do Poder Executivo. Assim, o Estado entrou em um regime de exceção ainda mais repressor em relação aos oposicionistas da ditadura.

06.OUT.1927

NASCE O CINEMA FALADO, COM O FILME O CANTOR DE JAZZ

06.OUT.1916

NASCE O POLÍTICO ULYSSES GUIMARÃES

06.OUT.1889

FAMOSO CABARÉ MOULIN ROUGE É ABERTO EM PARIS



Clique no banner

1977 – Primeiro voo do avião de caça MiG-29.

1979 – Papa João Paulo II visita a Casa Branca.

1985 – Nigel Mansell vence pela primeira vez na carreira e Alain Prost é campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez, e é também o primeiro título da França na Fórmula 1.

2000 – Slobodan Milosevic, último ditador da fase comunista da Europa, anuncia sua renúncia ao cargo.

2002 – Canonização de Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei.




Eventos históricos

·         1789 — Revolução Francesa: o rei Luís XVI é forçado a mudar de residência de Versalhes para o Palácio das Tulherias.

·         1807 — Humphry Davy inicia primeiras experiências com a eletrólise com a obtenção do elemento químico potássio.

·         1927 — O Cantor de Jazz, primeiro filme falado da história, tem pré-estreia em Nova Iorque.

·         1979 — O Papa João Paulo II se torna o primeiro pontífice a visitar a Casa Branca.

·         1995 — Descoberto o primeiro planeta orbitando outro sol, 51 Pegasi b.

·         2010 — É criado o Instagram, um aplicativo tradicional de compartilhamento de fotos.

6/10/1889

Em Paris, o teatro Moulin Rouge abre pela primeira vez suas portas para o público.

6/10/1889

Thomas Edison mostra o cinetoscópio, a primeira máquina que produzia filmes através de uma rápida sucessão de imagens individuais.


6/10/1928

Chiang Kai-Shek se torna presidente da China e uma nova Constituição é promulgada.

6/10/1938

A Eslováquia forma governo autônomo em Bratislava.

6/10/1940

Morre o cientista Adolfo Lutz, médico e sanitarista brasileiro, que introduziu métodos modernos da bacteriologia no Brasil.





6/10/1981

O presidente egípcio Anuar el-Sadat é assassinado no Cairo por extremistas muçulmanos enquanto assistia a uma parada militar.

6/10/1993

O jogador de basquete profissional Michael Jordan, considerado o melhor de todos os tempos, abandona o esporte.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.