15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

terça-feira, outubro 13, 2020

13 de Outubro: aconteceu o "Milagre de Fátima" (1917) || Tragédia do Andes (1972) || É fundada a B'nai B'rith (1843).

 

HOJE NA HISTÓRIAANTERIOR

12 OUT

PRÓXIMO


13.OUT.2016

BOB DYLAN GANHA O PRÊMIO NOBEL DE LITERATURA

13.OUT.2010

TRINTA E TRÊS MINEIROS SOTERRADOS SÃO RESGATADOS APÓS 69 DIAS SOTERRADOS

13.OUT.1977

CORINTHIANS QUEBRA JEJUM DE 23 ANO SEM TÍTULOS

13.OUT.1972

TEM INÍCIO A TRAGÉDIA DOS ANDES

13.OUT.1968

POETA MANUEL BANDEIRA PARTE PARA PASÁRGADA

13.OUT.1943

ITÁLIA DECLARA GUERRA À EX-ALIADA ALEMANHA

13.OUT.1925

NASCE MARGARET THATCHER, A DAMA DE FERRO

13.OUT.1917

MILHARES DE PESSOAS TERIAM TESTEMUNHADO O "MILAGRE DO SOL", EM FÁTIMA, PORTUGAL

Em um dia como este, no ano de 1917, milhares de pessoas afirmam ter presenciado um evento que ficou conhecido como o "Milagre do Sol", em Fátima, Portugal. O número de pessoas que teriam visto o fenômeno varia de 30 mil a 100 mil, de acordo com relatos da época. Muitos afirmam terem visto uma atividade solar extraordinária. De acordo com esses relatos , o evento durou cerca de dez minutos. 

As três crianças, também chamadas de "os três pastorinhos", haviam feitos relatos de aparições de Nossa Senhora, que havia prometido a elas um milagre para o meio-dia de 13 de outubro para que "todos acreditassem".

Pessoas disseram que o Sol ficou como um disco opaco, girando no céu. Outros afirmaram que o astro estava com menos brilho que o normal e com luzes multicoloridas, assim como teria se movido em zigue-zague, fazendo com que muitos pensassem que se tratava do fim do mundo.

O evento foi oficialmente aceito como um milagre pela Igreja Católica em 13 de outubro de 1930. Pessoas mais céticas acreditam que o evento tenha ocorrido por conta dos efeito ópticos causados pelo longo tempo que as pessoas teriam olhado diretamente para o Sol.

13.OUT.1884

GREENWICH É ESTABELECIDO COMO MERIDIANO DE LONGITUDE OFICIAL DO MUNDO

http://iurfeg.blu.livefilestore.com/y1poc8ZPE5giLAoeSoC5IpIl0i8iXHx1kD0hUsExBaNoOMSskJi6shBeeHl_phfJo13j6rd17ykQfpvNymHfy-2Vg

design element

Nenhum comentário:

Postar um comentário