15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida || 1931 - Estátua do Cristo Redentor inaugurada no Rio de Janeiro || 1492 - Cristóvão Colombo descobre a América.


HOJE NA HISTÓRIAANTERIOR

12 OUT

PRÓXIMO


CT



12.OUT.2007

FILME TROPA DE ELITE É LANÇADO NOS CINEMAS

12.OUT.1992

MORRE O POLÍTICO ULYSSES GUIMARÃES

12.OUT.1980

BRASIL COMEMORA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

No dia 12 de outubro o Brasil comemora a dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, nome católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré.

 O seu santuário está localizado na cidade de Aparecida (SP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O local foi consagrado pelo papa João Paulo II, em julho de 1980. 

No mesmo ano, o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, quando foi coroada. 

A história de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida tem início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão e com fome, já descendo o curso do rio, eles jogaram novamente suas redes e encontraram o corpo de uma estátua com a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, apanharam a cabeça da imagem. Envolveram o que encontraram em um lenço. Depois disso, voltaram a pescar e conseguiram captar muitos peixes. 

Por conta disso, a imagem passou a ser adorada na região de Porto de Itaguaçu. Cada vez mais fiéis procuravam pela imagem e teve início a construção da atual basílica na região que, futuramente seria a cidade de Aparecida, em homenagem à santa. 

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro com diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. 

Em 1978, a estátua sofreu um atentado de um jovem transtornado, foi despedaçada, mas acabou restaurada pela artista plástica Maria Helena Chartuni.

 12.OUT.1935

NASCE O TENOR LUCIANO PAVAROTTI, QUE POPULARIZOU A ÓPERA

12.OUT.1931

ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR É INAUGURADA NO RIO DE JANEIRO

12.OUT.1824

D. PEDRO I É ACLAMADO IMPERADOR DO BRASIL

12.OUT.1808

É FUNDADO O BANCO DO BRASIL

12.OUT.1798

NASCE D. PEDRO I, PRIMEIRO MONARCA DO IMPÉRIO DO BRASIL

12.OUT.1492

CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA À AMÉRICA












12/10/1822

D. Pedro I é aclamado imperador em uma cerimônia no Campo da Santana, no Rio de Janeiro.


12/10/1945

Inauguração da Ponte Internacional, em Uruguaiana, ligando Brasil à Argentina.


12/10/1964

Inauguração oficial no Rio de Janeiro do Aterro do Flamengo.

12/10/1964

O presidente da França, Charles De Gaulle, visita o Brasil.



12/10/1977

O presidente Geisel se mobiliza para controlar a repressão política e exonera o ministro do Exército, Sílvio Frota.


12/10/1982

Concluída a represa e central hidrelétrica de Itaipu sobre o rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai.

12/10/1992

Morre em acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro o político Ulysses Guimarães.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.