recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 20 de abril DE 2026 ||| 2ª feira ||| Dia do diplomata ||| "Três regras: não prometa nada quando estiver feliz; não responda nada quando estiver irritado; não decida nada quando estiver triste. (Autor Desconhecido) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Diplomata é comemorado anualmente em 20 de abril no Brasil. A data homenageia o nascimento do Barão do Rio Branco (1850), patrono da diplomacia brasileira. O dia celebra a função de representar o Brasil, negociar interesses nacionais e prestar assistência a brasileiros no exterior, destacando o papel do Itamaraty


Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu (castelo de La Brède, próximo a Bordéus, 18 de janeiro de 1689 – Paris, 10 de fevereiro de 1755), foi um político, filósofo e escritor francês. Ficou famoso pela sua teoria da separação dos poderes, atualmente consagrada em muitas das modernas constituições internacionais, inclusive a Constituição Brasileira. Aristocrata, filho de família nobre, logo cedo teve formação iluminista com padres oratorianos. Revelou-se um crítico severo e irônico da monarquia absolutista, bem como do clero católico. Adquiriu sólidos conhecimentos humanísticos e jurídicos, mas também frequentou em Paris os círculos da boêmia literária. Em 1714, entrou para o tribunal provincial de Bordéus, que presidiu de 1716 a 1726. Fez longas viagens pela Europa e, de 1729 a 1731, esteve na Inglaterra. Proficiente escritor, concebeu livros importantes e influentes, como Cartas persas (1721), Considerações sobre as causas da grandeza dos romanos e de sua decadência (1734) e O Espírito das leis (1748), a sua mais famosa obra. Contribuiu também para a célebre Enciclopédia, juntamente com Diderot e D'Alembert. {https://pt.wikipedia.org/wiki/Montesquieu}


segunda-feira, 12 de outubro de 2020

12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida || 1931 - Estátua do Cristo Redentor inaugurada no Rio de Janeiro || 1492 - Cristóvão Colombo descobre a América.


HOJE NA HISTÓRIAANTERIOR

12 OUT

PRÓXIMO


CT



12.OUT.2007

FILME TROPA DE ELITE É LANÇADO NOS CINEMAS

12.OUT.1992

MORRE O POLÍTICO ULYSSES GUIMARÃES

12.OUT.1980

BRASIL COMEMORA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

No dia 12 de outubro o Brasil comemora a dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, nome católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré.

 O seu santuário está localizado na cidade de Aparecida (SP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O local foi consagrado pelo papa João Paulo II, em julho de 1980. 

No mesmo ano, o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, quando foi coroada. 

A história de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida tem início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão e com fome, já descendo o curso do rio, eles jogaram novamente suas redes e encontraram o corpo de uma estátua com a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, apanharam a cabeça da imagem. Envolveram o que encontraram em um lenço. Depois disso, voltaram a pescar e conseguiram captar muitos peixes. 

Por conta disso, a imagem passou a ser adorada na região de Porto de Itaguaçu. Cada vez mais fiéis procuravam pela imagem e teve início a construção da atual basílica na região que, futuramente seria a cidade de Aparecida, em homenagem à santa. 

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro com diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. 

Em 1978, a estátua sofreu um atentado de um jovem transtornado, foi despedaçada, mas acabou restaurada pela artista plástica Maria Helena Chartuni.

 12.OUT.1935

NASCE O TENOR LUCIANO PAVAROTTI, QUE POPULARIZOU A ÓPERA

12.OUT.1931

ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR É INAUGURADA NO RIO DE JANEIRO

12.OUT.1824

D. PEDRO I É ACLAMADO IMPERADOR DO BRASIL

12.OUT.1808

É FUNDADO O BANCO DO BRASIL

12.OUT.1798

NASCE D. PEDRO I, PRIMEIRO MONARCA DO IMPÉRIO DO BRASIL

12.OUT.1492

CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA À AMÉRICA












12/10/1822

D. Pedro I é aclamado imperador em uma cerimônia no Campo da Santana, no Rio de Janeiro.


12/10/1945

Inauguração da Ponte Internacional, em Uruguaiana, ligando Brasil à Argentina.


12/10/1964

Inauguração oficial no Rio de Janeiro do Aterro do Flamengo.

12/10/1964

O presidente da França, Charles De Gaulle, visita o Brasil.



12/10/1977

O presidente Geisel se mobiliza para controlar a repressão política e exonera o ministro do Exército, Sílvio Frota.


12/10/1982

Concluída a represa e central hidrelétrica de Itaipu sobre o rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai.

12/10/1992

Morre em acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro o político Ulysses Guimarães.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.