15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

segunda-feira, outubro 12, 2020

12 de Outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida || 1931 - Estátua do Cristo Redentor inaugurada no Rio de Janeiro || 1492 - Cristóvão Colombo descobre a América.


HOJE NA HISTÓRIAANTERIOR

12 OUT

PRÓXIMO


CT



12.OUT.2007

FILME TROPA DE ELITE É LANÇADO NOS CINEMAS

12.OUT.1992

MORRE O POLÍTICO ULYSSES GUIMARÃES

12.OUT.1980

BRASIL COMEMORA O DIA DE NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL

No dia 12 de outubro o Brasil comemora a dia de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida, nome católico dedicado a Maria, mãe de Jesus de Nazaré.

 O seu santuário está localizado na cidade de Aparecida (SP), na Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O local foi consagrado pelo papa João Paulo II, em julho de 1980. 

No mesmo ano, o dia 12 de outubro foi decretado feriado nacional. Nossa Senhora Aparecida foi proclamada Rainha do Brasil e Padroeira Oficial em 16 de julho de 1930, por decreto do papa Pio XI, quando foi coroada. 

A história de Nossa Senhora da Santa Conceição Aparecida tem início em 1717, quando os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves jogavam suas redes no rio Paraíba do Sul. Depois de muitas tentativas em vão e com fome, já descendo o curso do rio, eles jogaram novamente suas redes e encontraram o corpo de uma estátua com a imagem de Nossa Senhora da Conceição sem a cabeça. Em nova tentativa, apanharam a cabeça da imagem. Envolveram o que encontraram em um lenço. Depois disso, voltaram a pescar e conseguiram captar muitos peixes. 

Por conta disso, a imagem passou a ser adorada na região de Porto de Itaguaçu. Cada vez mais fiéis procuravam pela imagem e teve início a construção da atual basílica na região que, futuramente seria a cidade de Aparecida, em homenagem à santa. 

Em 6 de novembro de 1888, a princesa Isabel visitou pela segunda vez a basílica e ofertou, como pagamento de uma promessa, uma coroa de ouro com diamantes e rubis, juntamente com um manto azul. 

Em 1978, a estátua sofreu um atentado de um jovem transtornado, foi despedaçada, mas acabou restaurada pela artista plástica Maria Helena Chartuni.

 12.OUT.1935

NASCE O TENOR LUCIANO PAVAROTTI, QUE POPULARIZOU A ÓPERA

12.OUT.1931

ESTÁTUA DO CRISTO REDENTOR É INAUGURADA NO RIO DE JANEIRO

12.OUT.1824

D. PEDRO I É ACLAMADO IMPERADOR DO BRASIL

12.OUT.1808

É FUNDADO O BANCO DO BRASIL

12.OUT.1798

NASCE D. PEDRO I, PRIMEIRO MONARCA DO IMPÉRIO DO BRASIL

12.OUT.1492

CRISTÓVÃO COLOMBO CHEGA À AMÉRICA












12/10/1822

D. Pedro I é aclamado imperador em uma cerimônia no Campo da Santana, no Rio de Janeiro.


12/10/1945

Inauguração da Ponte Internacional, em Uruguaiana, ligando Brasil à Argentina.


12/10/1964

Inauguração oficial no Rio de Janeiro do Aterro do Flamengo.

12/10/1964

O presidente da França, Charles De Gaulle, visita o Brasil.



12/10/1977

O presidente Geisel se mobiliza para controlar a repressão política e exonera o ministro do Exército, Sílvio Frota.


12/10/1982

Concluída a represa e central hidrelétrica de Itaipu sobre o rio Paraná na fronteira entre Brasil e Paraguai.

12/10/1992

Morre em acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro o político Ulysses Guimarães.




Nenhum comentário:

Postar um comentário