04 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 5ª FEIRA ||| Dia Internacional da Propaganda e Publicidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Mundial da Propaganda é comemorado anualmente em 4 de dezembro. A propaganda é uma das ferramentas primordiais para a sobrevivência de um negócio, seja comercial, de bens ou de serviços. Afinal, como já diz o famoso ditado: “a propaganda é a alma do negócio”. Os profissionais que trabalham nesta área devem explorar a criatividade e a informação como “armas” para conseguir conquistar e persuadir os clientes finais (consumidores) a comprarem os produtos, serviços e imagens que estão a vender. A propaganda é muito importante para a economia, pois incentiva a competição entre as empresas, que buscam criar sempre produtos e serviços mais apelativos para o consumo. Atualmente, a propaganda pode ser aplicada em diversos meios de comunicação, como a televisão, o rádio, os jornais, a internet e etc. No Brasil, os profissionais da área ainda comemoram outras datas, como o Dia do Publicitário (1 de fevereiro) e o Dia do Profissional da Propaganda (17 de outubro). Origem do Dia Mundial da Propaganda Esta data foi criada em homenagem ao primeiro congresso que reuniu profissionais ligados à publicidade e propaganda, em 4 de dezembro de 1936, na cidade de Buenos Aires. Em 1937, esta data passou a ser celebrada como o Dia Pan-Americano da Propaganda. O reconhecimento como o Dia Mundial da Propaganda chegou apenas a partir de 1970.


Heraclito (português europeu) ou Heráclito (português brasileiro) de Éfeso (Ἡράκλειτος ὁ Ἐφέσιος, Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C.) foi um filósofo pré-socrático considerado o "Pai da dialética". Recebeu a alcunha de "Obscuro" principalmente em razão da obra a ele atribuída por Diógenes Laércio, Sobre a Natureza, em estilo obscuro, próximo ao das sentenças oraculares. Na vulgata filosófica, Heráclito é o pensador do "tudo flui" (em grego, πάντα ῥεῖ; transl.: panta rei, sintetizando a ideia de um mundo em movimento perpétuo, em oposição ao paradigma de Parmênides) e do fogo, que seria o elemento do qual deriva tudo o que nos circunda. De seus escritos restaram poucos fragmentos (encontrados em obras posteriores), os quais geraram grande número de obras explicativas. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Her%C3%A1clito)

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 19 de setembro de 2020

Breve História da Humanidade (ilustrada)


O
Clique e visite
s desenhos que estão nesse posts são de autoria de um professor brasileiro radicado em Portugal e especialista em Comunicação Multimídia cujo nome é Benjamin Junior. O cara tem uma história fantástica e não é conhecido aqui no Brasil. 

Ele foi simplesmente co-fundador do SAPO que é o maior portal da internet em Portugal e um dos mais conceituados no mundo. Não bastasse, Benjamin também foi co-fundador do Obvious. 

Os desenhos abaixo - elaborados de forma didática e com elegância de traços - traçam de forma bem humorada e realista uma razoável sequência sobre os caminhos da humanidade ao longo dos anos antes e depois de Cristo. Eu achei sensacional.

Sugiro que prestem atenção nos detalhes de cada desenho, um por um. Estão todos lá, trogloditas, faraós, assírios e babilônios, gregos e troianos, romanos e seus gladiadores, vikings, cruzados, nazistas e muitos mais até os dias de hoje. 

É uma riqueza de detalhes que devem ser degustados lentamente. Foi uma sacada genial do autor. Tenho certeza de que os leitores além de se divertir vão aprender muito.
             


[texto do Obvious]
"Por maior que seja o esforço em contar a história da humanidade, esta é tão extensa, complexa e recheada de detalhes que torna esta tarefa quase impossível. A proposta que aqui fica é a de contar essa história com imagens.

Para mim, a viagem ao longo do tempo foi tremendamente interessante por dois motivos: 

- Nunca encontrei um resumo tão bom 


- Julgo ser capaz de identificar quatro tendências que se repetem ciclicamente ao longo do tempo: Guerra, Mulheres, Sexo e Intrigas."



http://cms.obviousmag.org/mt-static/support/uploads/ZZ0C91297E.jpg Benjamin Júnior nasceu em São Paulo mas mudou-se para a europa em meados da década de oitenta. Interessou-se por cinema e fotografia, sonhando durante vários anos tornar-se foto-jornalista. Seu futuro, no entanto, foi outro. Viu nascer a Internet como a conhecemos hoje e esteve sempre ligado à tecnologia. Adora o inverno, o aconchego da lareira, bom vinho, boa comida e, acima de tudo, boa companhia. Foi co-fundador do SAPO e do obvious e mais uma série de outros projetos ligados à web. É um craque.

2 comentários:

  1. Tenho a dizer que o autor destas ilustrações chama-se Milo Manara, consultando o Google em "Milo Manara history of humanity", pode examinar detidamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Thor, excelente sua contribuição. Visitei a página e cheguei no Pinterest com um monte de ilustrações maravilhosas. Grato pela visita.

      Excluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.