23 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA - DIA DO ESCOTEIRO DO BRASIL


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

7 de Setembro - Grito do Ipiranga de D. Pedro I consuma a Independencia do Brasil (1822); João Goulart assume a presidência do Brasil no regime parlamentarista (1961)

7 de setembro é o 250º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 115 para acabar o ano.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/b/be/Mapa_do_Brasil_com_a_Bandeira_Nacional.png/50px-Mapa_do_Brasil_com_a_Bandeira_Nacional.png

Independência do Brasil - 7 de setembro: resumo da história - Significados

Independência ou Morte (O Grito do Ipiranga) - Pedro Américo (1843–1903) - Óleo sobre tela - 415 × 760 cm

Eventos históricos

  • 1701 - O Tratado de Haia, conhecido como Grande Aliança, é assinado. Ele coloca a Grã-Bretanha, a Holanda e o Sacro Império Romano-Germânico contra a França.
  • 1822 - É declarada a Independência do Brasil em relação ao domínio de Portugal.  
Em 7 de setembro de 1822, o regente do Brasil, Dom Pedro, proclama a independência. O fato não foi um ato isolado. Ele integrou o processo de crise do sistema colonial, iniciado com as revoltas de emancipação do final do século 18. A independência foi apenas política, não alterando a realidade sócio-econômica.
Subsídios para a gênese da imprensa musical brasileira e para a história do  Hino da Independência, de Dom Pedro I
  • 1824 - O primeiro empréstimo externo brasileiro é realizado.  
  • 1859, começou a funcionar o famoso e gigantesco relógio de quatro faces "Big Ben", numa torre do Palácio de Westminster, a sede do actual Parlamento britânico.

O grande Big Ben

 A 7 de Setembro de 1859, começou a funcionar o famoso e gigantesco relógio de quatro faces "Big Ben", numa torre do Palácio de Westminster, a sede do actual Parlamento britânico. A torre em que se encontra foi construída para substituir o velho Palácio de Westminster, destruído por um fogo em 1834.

Big Ben: curiosidades, história e localização - Brasil EscolaEmbora o nome Big Ben seja usado para fazer referência à torre em geral, oficialmente só corresponde ao sino. Foi assim denominada em honra de Sir Benjamín Hall, membro do Parlamento e supervisor da construção da torre, cujo nome está inscrito na mesma. Com o tempo, toda a torre ficou conhecida por esse nome.
Desde que começou a funcionar, transformou-se no símbolo de Inglaterra e da pontualidade inglesa. De facto, durante muitos anos, deu exactamente a mesma hora, sem erros, até durante a Segunda Guerra Mundial, e apesar dos doze ataques aéreos ao Parlamento. Ao mesmo tempo, tem sido o representante das celebrações da cidade ao longo do ano, incluindo no Ano Novo.
O relógio, que foi instalado em pleno apogeu da era Vitoriana, foi fundido por George Mears em 1858. Mede quase três metros de diâmetro e pesa aproximadamente 13 toneladas e meia."
http://farm4.static.flickr.com/3161/3081200192_cc6bcdd5c2.jpg
  • 1884 - São libertados em Porto Alegre os últimos escravos da cidade.
  • 1904 - O Tibete assina um tratado com a Grã-Bretanha através do qual se coloca em estado de submissão ao comando desta potência, o que provoca protestos da China, que exerce soberania sobre o país.
  • 1922 - O Brasil ouve a primeira transmissão radiofônica do país durante a Exposição Internacional do Centenário da Independência, realizado no Rio de Janeiro, com discurso do presidente Epitácio Pessoa.
Treze disponibiliza ponto de venda de ingressos em João Pessoa - PB AGORA
  • 1940 - Morre em acidente de avião o presidente da República do Paraguai, general José Félix Estigarribia, vencedor da guerra do Chaco, entre seu país e a Bolívia (1931-1934).
  • 1944 - A Avenida Presidente Vargas é inaugurada no Rio de Janeiro.
7 de setembro de 1961 – João Goulart toma posse como Presidente do Brasil -  Acervo do Diário Causa Operária
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhsdNe3FBqnKyvrymq3bNyKi5kmwy8CuRUGBRBo_5s1u2-H4dQOkwqyzgLrPymnB-IEREMEfOd3ZnFeLjjl1GYVTQn4KKnMff9lvIe7LbN8aoCzpN3q9jhc135KStlKDFRtpVPMTP2MF1mo/s400/ff+embaixador2+taxi.jpg
"A 7 de Setembro de 1977, os Estados Unidos assinam um tratado com o Panamá acordando transferir o comando do Canal do Panamá para o Panamá, no ano 2000. Em 1903, o desejo da América de construir um canal pelo Istmo do Panamá, então controlado pela Colômbia, fez com que o Presidente americano Theodore Roosevelt apoiasse uma revolta do Panamá contra o governo colombiano. O Panamá conseguiu a independência e assinou, imediatamente, o Tratado Heno-Bunau-Varilla com os Estados Unidos. Esse tratado deu aos EUA o direito de construir, proteger e administrar indefinidamente um canal que atravessaria o centro da República do Panamá. Em 1914, foi aberto o Canal do Panamá, de mais de 60 quilómetros, ligando os oceanos Atlântico e Pacífico estrategicamente. O Panamá tentou revogar o tratado posteriormente e, em 1977, o Presidente americano Jimmy Carter e o ditador panamense Omar Torrijos assinaram um tratado para a devolução do canal em 2000. A transição pacífica teve lugar a 15 de Dezembro de 1999."
  • 1982 - Grande retirada de tropas soviéticas do Afeganistão. 
  • 1982 - O Parlamento em Roma aprova uma lei para combater o crime organizado. Ela equipara os crimes das organizações mafiosas aos atos terroristas e transforma a simples filiação à máfia num ato criminoso.  

Nascimentos

    • Isabel I, também conhecida sob a variante Elisabete I ou Elizabeth I, foi Rainha da Inglaterra e da Irlanda desde 1558 até à sua morte. Também ficou conhecida pelos nomes de A Rainha Virgem, Gloriana e Boa Rainha Bess. Seu reinado é conhecido por Período Elisabetano (ou Isabelino) ou ainda Era Dourada. Foi um período de ascensão, marcado pelos primeiros passos na fundação daquilo que seria o Império Britânico, e pela produção artística crescente, principalmente na dramaturgia, que rendeu nomes como Christopher Marlowe e William Shakespeare. No campo da navegação, o capitão Francis Drake foi o primeiro inglês a dar a volta ao mundo, enquanto na área do pensamento Francis Bacon pregou suas ideias políticas e filosóficas. As mudanças se estendiam à América do Norte, onde se deram as primeiras tentativas de colonização, que resultaram em geral em fracassos. Isabel era uma monarca temperamental e muito decidida. Esta última característica, vista com impaciência por seus conselheiros, frequentemente a manteve longe de desavenças políticas. Assim como seu pai, Henrique VIII, Isabel gostava de escrever, tanto prosa quanto poesia. Seu reinado foi marcado pela prudência na concessão de honrarias e títulos. Somente oito títulos maiores: um de conde e sete de barão no reino da Inglaterra, mais um baronato na Irlanda, foram criados durante o reino de Isabel. Isabel também reduziu substancialmente o número de conselheiros privados, de trinta e nove para dezenove. Mais tarde, passaram a ser apenas catorze conselheiros. A colónia inglesa da Virgínia (futuro estado americano, após a independência dos EUA), recebeu esse nome em homenagem a Isabel I.
    .
    Ficheiro:Elizabeth I Rainbow Portrait.jpg
    The Rainbow Portrait of Queen Elizabeth I / Atribuído a Isaac Oliver (1556–1617) ou a a Marcus Gheeraerts (II) (1561–1636) / Data - c. 1600-1602 / Óleo sobre tela / Dimensões 127 × 99.1 cm

    Falecimentos


    Feriados e eventos cíclicos

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.