19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Você tem noção do quanto é intolerante?

Você é intolerante?


A pergunta do título não é meramente didática para apresentar o post. É provocativa para que o leitor possa questionar a si mesmo sobre seu grau de intolerância. Por favor, não diga que está livre da intolerância porque não é verdade. Todos nós - mesmo que seja por momentos - somos intolerantes.

Neste momento o planeta vive, convive e assiste a demonstrações de intolerância, que não 
se via, historicamente, desde a perseguição dos judeus e minorias na Alemanha nazista da 2ª Guerra Mundial. 

O que são, a onda de agressões que sofrem as minorias no planeta ocasionando os movimentos antirracistas nos EUA, as correntes desesperadas de imigrantes que invadem a Europa, fugitivos das guerras e perseguições no seus países e rejeitadas (presas, espancadas, expulsas) pelos governos e sociedades de seus países, senão a imagem mais cruel da intolerância do espírito humano .A intolerância faz parte do (enorme) conjunto de "defeitos de fabricação" dos seres humanos. 

Na Wikipédia está escrito que:
  • " Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. Num sentido político e social, intolerância é a ausência de disposição para aceitar pessoas com pontos de vista diferentes." 
Em outros dicionários encontrei (na média) o seguinte: 
  • "Intolerante é aquele que não aceita atitude, crença, opinião etc. diferente da sua." 
Acho que basta. Afinal de contas todos sabem o que é ser um indivíduo intolerante. Alguns sinônimos: detestável, insuportável, intragável, antipático, discordante, dissonante, enjoado, irritante, mal-humorado.

Os campos de ação da intolerância são tão diversos quanto a natureza humana permite. São mais conhecidos a Intolerância Racial, a Religiosa, a Intolerância Humana, a Social, a Política e a Intolerância Comportamental. 

Voltaire se manifestou sobre a tolerância com a seguinte frase: «A primeira lei da natureza é a tolerância, já que temos todos uma porção de erros e de fraquezas.» E foram muitos os grandes pensadores que se posicionaram (e continuam ao longo dos tempos) contra a intolerância aliada ao preconceito.

Ultimamente as sociedades de forma geral têm se manifestado cada vez mais com arroubos de intolerância. A homofobia, o racismo, a condição social, as religiões e quase tudo que se possa colocar em posições contrárias de pensamentos e atitudes entre os seres humanos têm sido objetos de  exteriorização e revelação de intolerâncias.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgmaalM7oHLZASpD5v-r7L9hXHtyKh7nKkX4A-d_D_WvCucXED7q7sDUezPUIMAUdB-12QTzXBRQiCP59j7wD3wijMFpvXcDmhliP1NQHWpi3fVs2w8tnXM22eLOVxYucR-4HjVJlDu5Sg/s1600/cicero_intolerancia.jpg
Por isso a pergunta do título é mais que pertinente: 
  • Você é intolerante? 
  • O quanto é intolerante? 
  • Quando é intolerante? 
  • Com quem é intolerante? 
  • Seus pais? Irmãos? Esposa e filhos? 
  • Colegas de trabalho? Subordinados? 
  • Pessoas humildes? 
  • Pessoas de cor da pele diferentes da sua? 
  • Pessoas com sexualidade ou religião diferentes da sua? 
A lista é tão infinita quanto se queira enfrentá-la. O importante é nos confrontarmos sempre que necessário quando o vírus da intolerância se manifestar em nós mesmos ou nas pessoas que nos são caras. 

Combater a intolerância permanentemente é a forma mais eficaz de nos livrarmos dela. Se há algo com o que devemos ser sempre intolerantes é a própria intolerância.

Trago o tema para o mundo corporativo e sou obrigado a reconhecer que ali, naquele ambiente de estresses, cobranças por resultados, disputas de egos e de relações entre chefes e subordinados o terreno é fértil para o cultivo e a prática das intolerâncias. 

Costumo orientar as pessoas que trabalham comigo que a intolerância é "filha da arrogância e irmã da vaidade e do orgulho". Se estivermos atentos não daremos espaço a elas. São como disse acima, defeitos da própria condição humana, imperfeições de nossa origem neste planeta e para eliminá-las temos que saber praticar a tolerância, respeitar os contrários, absorver as diferenças e principalmente compreender o nosso semelhante e aceitá-lo em nossa convivência. 

Abaixo está uma notável animação em vídeo de curta metragem que trata exatamente da intolerância e dos males que ela intrinsecamente provoca. Sugiro que o assistam.





O tema abordado no vídeo é a intolerância entre as pessoas. O curta tem como herói da história um personagem que acorda depois de um longo sono, no final da última era glacial. Seu raciocínio não é algo que deva ser invejado, mas mesmo assim esse personagem é capaz de iniciar e realizar algo grandioso...

O filme curta-metragem animado "Tolerantia", foi inteiramente criado em 2008 por Ivan Ramadan, incluindo: produção, direção, roteiro, edição, animação, som e pós-produção.

Nascido e criado na Bósnia, em meio a um ambiente devastado pela guerra, Ivan encontrou na magia da animação a expressão de todo o seu talento artístico.

Tolerantia" foi o primeiro curta-metragem de animação 3D produzido na Bósnia e Herzegovina. O filme foi premiado com o "Heart of Sarajevo", prêmio de melhor curta-metragem no 14º Festival de Cinema de Sarajevo. Ganhou o Prix UIP, prêmio que o indicou automaticamente para European Film Academy Awards 2008. O filme já foi exibido em cerca de 30 festivais ao redor do mundo até o momento, recebendo diversos prêmios.

Para saber mais sobre esse filme curta-metragem animado e seu criador visite: http://en.wikipedia.org/wiki/Tolerantia

"A lei de ouro do comportamento é a tolerância mútua, já que nunca pensaremos todos da mesma maneira, já que nunca veremos senão uma parte da verdade e sob ângulos diversos." Mahatma Gandhi 


animated gifEste post foi originalmente publicado em 2014  e 2016 aqui no blog. Resolvi editá-lo por conta do que estamos assistindo na TV todos os dias.  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.