19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os Filosófos e a Educação ( V e VI) - Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Karl Marx

E

ste é o terceiro dos quatro posts que planejei publicar no blog sobre o tema Filósofos e a Educação. Aqui estão estão mais dois vídeos do conjunto, os de numero cinco e seis que versam sobre Santo Agostinho e São Tomás de Aquino (vídeo cinco) e Karl Marx (vídeo seis).
Clique sobre a imagem
Essa coletânea está no Vimeo que considero o melhor site do gênero na Internet. 
A série é composta de oito vídeos magnificamente montados e narrados. Na verdade os vídeos são as transcrições (no Vimeo) dos DVDs do box distribuído pela Atta Mídia. O conjunto (veja imagem ao lado) tem o título de "Filósofos e a Educação". 
Os conteúdos dos DVDs estão voltados para os professores e educadores e os textos narrados e as imagens têm a virtude de transmitir de forma didática as histórias de inúmeros pensadores que contribuiram para formar  e amalgamar a filosofia humana ao longo dos séculos. 
Ao assisti-los podemos obter um ótimo verniz de informação sobre as figuras dos sábios, suas histórias, as concepções de suas idéias e os pensamentos filosóficos que criaram e desenvolveram. Está tudo lá de forma fácil para o entendimento de todos.
Tenho defendido repetidas vezes aqui no blog da Oficina de Gerência que ter uma base de cultura geral consistente é um dos pilares mais sólidos para a formação de um bom executivo e de uma liderança respeitada. Posso afirmar com toda convicção que não conheci nenhum líder, gerente ou comandante de sucesso que não ostentasse no currículo uma alta dose de conhecimentos intelectuais sobre história geral, literatura, políticas, artes, ciências, filosofia...
Um breve resumo de cada conteúdo está no texto abaixo que copiei do próprio site onde os DVDs estão à venda (clique aqui).
Os vídeos três e quatro estão abaixo:


http://api.ning.com/files/PPUw8KAY9xUIZ-RM32zffDptpwTbgkc5Y*AXOmvL8GN9QhgNZ9dxTe9ntl8ZjhBQgzcFL0fKjQM3Dw3i3mkZHJuSi6aBAu02/Figura2.SantoAgostinho.Boticelli.01.jpghttp://www.arautos.org.br/resource/view?id=48596&size=2
Santo Agostinho    ..................................     São Tomás de Aquino


Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome à tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade - formar o cristão.

Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.

* Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo

* Escolástica
* Relação entre fé e razão
* As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
* O agir em conformidade com a essência
* Educação como purificação

* Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência
* A formação do homem espiritual 


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Marx_color2.jpg
Karl Marx
O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde filosofia, economia, sociologia, até a educação.
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a transformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.

* Historicidade de Hegel
* Materialismo histórico e dialético
* Categorias marxistas
* Filosofia da práxis
* Superação do capitalismo
* O papel da educação 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.