23 de janeiro DE 2026 ||| 6ª feira ||| Dia internacional da medicina integrativa ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo



Umberto Eco OMRI (Alexandria, 5 de janeiro de 1932 — Milão, 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, professor, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborador em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Eco foi, ainda, notório escritor de romances, entre os quais "O nome da rosa" e "O pêndulo de Foucault". Junto com o escritor e roteirista Jean-Claude Carrière, lançou em 2010 "N’espérez pas vous débarrasser des livres" (publicado em Portugal com o título "A Obsessão do Fogo", e no Brasil como "Não contem com o fim do livro". (https://pt.wikipedia.org/wiki/Umberto_Eco)


terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Os Filosófos e a Educação ( V e VI) - Santo Agostinho, São Tomás de Aquino e Karl Marx

E

ste é o terceiro dos quatro posts que planejei publicar no blog sobre o tema Filósofos e a Educação. Aqui estão estão mais dois vídeos do conjunto, os de numero cinco e seis que versam sobre Santo Agostinho e São Tomás de Aquino (vídeo cinco) e Karl Marx (vídeo seis).
Clique sobre a imagem
Essa coletânea está no Vimeo que considero o melhor site do gênero na Internet. 
A série é composta de oito vídeos magnificamente montados e narrados. Na verdade os vídeos são as transcrições (no Vimeo) dos DVDs do box distribuído pela Atta Mídia. O conjunto (veja imagem ao lado) tem o título de "Filósofos e a Educação". 
Os conteúdos dos DVDs estão voltados para os professores e educadores e os textos narrados e as imagens têm a virtude de transmitir de forma didática as histórias de inúmeros pensadores que contribuiram para formar  e amalgamar a filosofia humana ao longo dos séculos. 
Ao assisti-los podemos obter um ótimo verniz de informação sobre as figuras dos sábios, suas histórias, as concepções de suas idéias e os pensamentos filosóficos que criaram e desenvolveram. Está tudo lá de forma fácil para o entendimento de todos.
Tenho defendido repetidas vezes aqui no blog da Oficina de Gerência que ter uma base de cultura geral consistente é um dos pilares mais sólidos para a formação de um bom executivo e de uma liderança respeitada. Posso afirmar com toda convicção que não conheci nenhum líder, gerente ou comandante de sucesso que não ostentasse no currículo uma alta dose de conhecimentos intelectuais sobre história geral, literatura, políticas, artes, ciências, filosofia...
Um breve resumo de cada conteúdo está no texto abaixo que copiei do próprio site onde os DVDs estão à venda (clique aqui).
Os vídeos três e quatro estão abaixo:


http://api.ning.com/files/PPUw8KAY9xUIZ-RM32zffDptpwTbgkc5Y*AXOmvL8GN9QhgNZ9dxTe9ntl8ZjhBQgzcFL0fKjQM3Dw3i3mkZHJuSi6aBAu02/Figura2.SantoAgostinho.Boticelli.01.jpghttp://www.arautos.org.br/resource/view?id=48596&size=2
Santo Agostinho    ..................................     São Tomás de Aquino


Embora Santo Agostinho se vincule à tradição platônica, de caráter idealista, e Santo Tomás de Aquino retome à tradição aristotélica, de caráter realista, suas concepções de educação convergem quanto a sua finalidade - formar o cristão.

Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino constituem os pilares da escolástica, essencialmente uma pedagogia fundada na teologia cristã e que se constituiu ao longo da Idade Média. Ambos os filósofos estão na base doutrinária da pedagogia do cristianismo e ainda têm profunda influência na pedagogia laica contemporânea.

* Cristianização do Platonismo ao Aristotelismo

* Escolástica
* Relação entre fé e razão
* As teorias de conhecimento de Santo Agostinho e Santo Tomás de Aquino
* O agir em conformidade com a essência
* Educação como purificação

* Educação como ação de levar o homem à plenitude de sua essência
* A formação do homem espiritual 


http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/50/Marx_color2.jpg
Karl Marx
O pensamento de Karl Marx exerce profunda influência nas mais diversas áreas da atuação humana, desde filosofia, economia, sociologia, até a educação.
Sua filosofia é uma análise sobre a dimensão política da sociedade. Traz implícita uma proposta político-pedagógica que reconhece que o papel mais importante da educação não é o desenvolvimento individual, mas o de colaborar para a transformação da sociedade em suas dimensões política e econômica.

* Historicidade de Hegel
* Materialismo histórico e dialético
* Categorias marxistas
* Filosofia da práxis
* Superação do capitalismo
* O papel da educação 
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.