||| 24 de setembro DE 2026 ||| 5ª feira ||| Campanhas e cores de setembro:🟡 Setembro Amarelo: Prevenção ao suicídio e valorização da vida. 🟢 Setembro Verde: Conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, além da prevenção do câncer de intestino. 🔴 Setembro Vermelho: Alerta para a prevenção e o tratamento de doenças cardiovasculares e saúde do coração. 🟠 Setembro Dourado: Conscientização sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. 🟣 Setembro Roxo: Conscientização sobre a fibrose cística e a doença de Alzheimer. 🔵 Setembro Azul: Visibilidade, luta pelos direitos e inclusão da comunidade surda ||| .............. Reflexão: "Nenhum preço é alto demais para pagar pelo privilégio de pertencer a si mesmo". – Friedrich Nietzsche. . |||

 

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Bertrand Arthur William Russell, 3.º Conde Russell (Trelleck, País de Gales, 18 de maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, País de Gales, 2 de fevereiro de 1970) foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos, ensaístas, historiadores e lógicos do século XX. Em diversos momentos, considerou-se liberal, socialista e pacifista, embora tenha admitido que jamais pertenceu a essas correntes num sentido profundo. Como divulgador da filosofia, Russell foi respeitado por muitos como um porta-voz da vida racional e da criatividade, embora as suas posturas em vários temas tenham sido controversas. Russell nasceu em 1872, no auge do poderio económico e político do Reino Unido, e faleceu em 1970, vítima de uma gripe, numa época em que o império já se havia desmoronado e o seu poder fora exaurido por duas guerras vitoriosas, mas debilitantes. Russell foi um pacifista e defensor do anti-imperialismo. Inicialmente, chegou a defender a pressão nuclear preventiva como forma de evitar conflitos maiores. Foi preso pelo seu pacifismo durante a Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, concluiu que a guerra contra Adolf Hitler era um "mal necessário" e criticou severamente o totalitarismo estalinista, além de condenar o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. Recebeu o Nobel de Literatura de 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais lutou por ideais humanitários e pela liberdade de pensamento". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell]

 

sábado, 18 de junho de 2011

Tecnologia de empresa chinesa levanta prédio de 15 andares em menos de uma semana.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhNDMQjvE1f-HR7ATne_lFQBbeuixmIIsDGTHy_SYVz92O0KysnuVRLwupgrjmY3N5eQFti01xfGj61XNDCDLnSPHjs6U_bq_hzkWWKcaSGTOjl6fw8revJMwdYsKDihcX4UEhsJTVs5FTT/s1600/construcao-civil.gif
Não pretendo fazer nenhuma crítica à indústria da construção civil no Brasil, mesmo porque ela é relativamente bem conceituada aqui e no resto do mundo. 
Sou engenheiro civil militante e por profissão desde 1970. Posso dizer que conheço a corporação, suas qualidades e defeitos. Porque estou escrevendo isso? A resposta é o impressionante vídeo que me passaram sobre a construção (exceto fundações), em seis dias, de um edifício de 15 andares na China. No primeiro momento não acreditei. Pesquisei e vi que era verdade.
Fiquei me perguntando por que achei que era tão inacreditável.  Uma façanha sem duvidas! Tanto que ganhou páginas de jornal e milhares de links nas buscas do Google. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg35s2XOzamk8j134Odw6ZXqhraXKCb8aI6TtNdgV7QhoAF48-OBUmZmctInAuLomtBvVRn2aoVfKqFDVFxcAa2CACwEtRxize0AZV2X5LGlso25YwUXVXd4rlA88oSDHkDCupWGxIjM8wX/s1600/Leia+Mais.bmp

Leiam o que escreve sobre o assunto o prestigiado site de engenharia civil da UFES, Universidade Federal do Espirito Santo. (blog Ecivilufes).

"A empresa Chinesa Broad, especializada em construção pré-fabricada sustentável, realizou o feito de construir a superestrutura do Hotel Ark em Changsha, na província de Hunan em apenas 6 dias. Excetuando as fundações, a estrutura dos 15 andares do edifício demorou cerca de 2 dias a ser montada e as paredes e instalações, 4 dias.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi3d2z5_qr6T2MwB1BT8cEFCa3w6oyz-dpccbJQo-cxqxruPYBch5jxLiVJ-z6BbwLOvL5q9svRCR-YC6CXsgjebrAKSA-2ESaI53OTU95iydGKTTF8kJWrjWlIK3kU5Ybt8Uyh0tyTVVQ/s1600/predio+china.bmpO edifício foi dimensionado para resistir à ações sísmicas de um terremoto de grau 9 e está otimizado do ponto de vista energético, possuindo isolamento sonoro e térmico de última geração. Durante a construção, os resíduos constituíram apenas 1% da massa total dos materiais usados.

Devido ao grande número de equipes envolvidas, a coordenação foi fundamental, permitindo finalizar o edifício em tempo recorde e evitando qualquer acidente.
O sucesso do processo deve-se também à utilização quase exclusiva de ligações metálicas aparafusadas e de elementos construtivos de peso próprio reduzido.

A Broad já tinha conseguido um feito semelhante ao construir um pavilhão da Exposição Mundial de Shanghai em apenas 14 horas.

A construtora tem planejado num futuro próximo um edifício de 50 andares em Pequim, utilizando o mesmo tipo de materiais e o mesmo método e ritmo construtivos.''

Em face deste expertise o que dizer dos restantes "pobres mortais" que habitam a corporação da construção civil no Brasil e alhures? Principalmente aquela voltada para as construções dos edificios? O que está por trás de tamanha proeza? Certamente não é algum dom especial dos chineses. As respostas mais óbvias são: planejamento, experiência, disciplina de equipe e outras semelhantes. 
Vejam o vídeo e (quem ainda não o conhece) fiquem, como eu fiquei, boquiabertos e invejosos. Tomara que os empreendedores e empreiteiros brasileiros se sensibilizem e busquem essa tecnologia. Quem sabe nesta recém iniciada relação comercial Brasil-China não possamos trazer essa empresa (acredito que existam outras por lá) para construir alguma coisa para as obras da Copa do Mundo, por exemplo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.