||| 08 de fevereiro DE 2026 ||| DOMINGO ||| fEVEREIRO rOXO E lARANJA ||| "O fraco nunca perdoa. O perdão é a característica do forte.” (Mahatma Gandhi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O mês de fevereiro recebeu as cores roxo e laranja com o propósito de conscientizar a sociedade brasileira sobre Lupus, Mal de Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia. Apesar de atingir um número significativo da população, muitas pessoas ainda não entendem as dificuldades vividas diariamente pelos pacientes portadores dessas doenças graves. Mas, nos próximos tópicos vamos explicar mais sobre cada uma delas. Fevereiro Roxo: o que é? O Fevereiro Roxo surgiu em 2014 para conscientizar a população em relação ao Lúpus, ao Alzheimer e à Fibromialgia. A campanha teve início em Uberlândia, Minas Gerais, e passou também a ser promovida por ONGs e pelo Governo Federal. Ainda que tenham diferentes sintomas e tratamentos, as três doenças têm uma coisa em comum: o fato de não possuírem cura. É por isso que o Fevereiro Roxo enfatiza tanto a importância do diagnóstico correto e precoce. Assim, o paciente tem acesso mais rápido a um tratamento eficaz que pode aumentar significativamente sua qualidade de vida.Fevereiro Laranja: o que é? O Laranja é a cor usada no mês de fevereiro para chamar atenção da população sobre a prevenção, diagnóstico e combate à leucemia, tipo de câncer mais frequente entre crianças e adolescentes. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que, entre 2023 e 2025, o Brasil tenha mais de 11 mil casos de Leucemia por ano. A informação pode ser encontrada no documento Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil. Assim, para conscientizar o público sobre a doença e incentivar a doação de medula óssea, a Assembleia Legislativa de São Paulo criou a iniciativa Fevereiro Laranja em 2019.


Quinto Horácio Flaco (em latim Quintus Horatius Flaccus, Venúsia, 8 de dezembro de 65 a.C. — Roma, 27 de novembro de 8 a.C.) foi um poeta e filósofo romano, amplamente reconhecido como um dos maiores e mais importantes poetas da Roma Antiga. Sua Odes exerceram grande influência na literatura e língua latina, e seu poema didático Ars Poetica é uma das bases teóricas da poesia de tradição clássica. A obra de Horácio, assim como a de Virgílio, foi patrocinada por Caio Clínio Mecenas com o intuito de reestabelecer a ordem após a consolidação do Império Romano por César Augusto. Por conta disso, ambos os poetas foram considerados, ao longo do séculos, como os maiores da Roma Antiga, no entanto, muitos críticos modernos rejeitam essa posição. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Hor%C3%A1cio]


quarta-feira, 1 de junho de 2011

Confira as dicas de quem fez sucesso no Brasil antes dos 40 anos. (Revista Época)

U
m velho e batido bordão diz que "o sucesso não ocorre por acaso". Pelas minhas vivências ao longo de muitos anos sou levado a concordar. Conheci e conheço muitas pessoas que podem ser classificadas como "de sucesso". Pelo menos dentro dos parâmetros mais conhecidos e nenhuma delas conquistou os índices de sucesso sem muito trabalho, dedicação, sorte (claro) e muita determinação.
P
eço uma pausa para perguntar: - O que é ter sucesso? Você já pensou nisso? Eu já e muitas vezes. Posso lhe confessar que ainda não encontrei definição que me satisfizesse. A mais proxima é uma que ouvi do Max Gehringer onde ele conceituou que uma pessoa atingirá o patamar do sucesso quando simplesmente puder dizer NÃO. É isso mesmo, dizer "Não". No principio estranhei, mas depois compreendi o que queria dizer "o mestre". E é verdade. Poder dizer não significa que você pode fazer a escolha que quiser e quem pode compor suas próprias escolhas certamente é uma pessoa de sucesso. Pense nisso.
N
esse sentido "descobri" a matéria abaixo no site da revista Época no qual foram relacionadas quarenta personalidades brasileiras que atingiram, antes dos 40 anos, o patamar de sucesso em suas atividades e se dispuseram a dar testemunhos de como chegaram a ele e de que forma estão conduzindo suas vidas e buscando as inovações que possam marcar suas trajetórias na sociedade em que vivem. 
A
 matéria é excelente e conta com infográficos e vídeos. Muito movimentada e cheia de alternativas. Não é um texto ou um ensaio. É uma reportagem. Vale a pena explorar os vários links para conhecer os perfis dessas pessoas que estão, de certa forma, ditando hábitos, comportamentos e atitudes.

N
ão sei se algumas delas estão naquela marca de sucesso preconizada pelo Max Gehringer. Acho difícil pois todas ainda são (relativamente) jovens e dizer “NÃO” – permitam-me usar outro bordão – “Não é para quem quer é para quem pode!”


40 faces do novo Brasil
Uma seleção de personalidades com menos de 40 anos que começa a redesenhar o perfil do nosso país
Eles começaram a trabalhar cedo. E fizeram sucesso precoce também. Dizem que são apaixonados pelo que fazem. Alguns herdaram uma tradição familiar, como o deputado federal Antônio Carlos Magalhães Neto e o cantor Fiuk (filho de Fábio Jr.). Outros despontaram sozinhos, como o investidor Eduardo Saverin e a cantora Ivete Sangalo. Uns têm o rosto nacionalmente conhecido. Outros estão por trás de empreitadas celebradas, como Julio Vasconcellos, do site de vendas coletivas Peixe Urbano. Cada um está inovando a seu modo, encontrando novos caminhos para a política, as artes, os esportes e os negócios. Eles simbolizam um país que oferece cada vez mais oportunidades aos empreendedores de todos os campos. Selecionamos 40 dos nomes mais expressivos dessa geração que, com talento, empenho e bom humor, está ajudando a construir conosco um novo Brasil.

animated gif Para ler os perfis, clique nas imagens no gráfico abaixo:



A rede de influências das 40 faces do novo Brasil


reprodução/Revista Época


Confira depoimentos de alguns dos 40








Siga Época no Twitter e nas redes sociais
Acompanhe e compartilhe todas as publicações de ÉPOCA (notícias, posts em blogs, colunistas e vídeos) pelo Twitter seguindo @RevistaEpoca. Conheça também as nossas páginas em outras redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.