29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 4 de junho de 2011

Uso dos blogs como instrumento de comunicação corporativa.

M

ais um artigo que fui buscar no blog ''Nuestro Blog'' (clique no logotipo abaixo) do Grupo FINSI na Espanha. Já fiz um destaque deste blog aqui na Oficina de Gerência com um post que fez sucesso entre os leitores (As Seis Somas ou a Arte de Criticar Positivamente). 
Reproduzo abaixo outro post do Nuestro Blog que nos apresenta um tema bastante atual qual seja o da utilização dos blogs como ferramentas corporativas. O titulo é ''El Blog como herramienta Empresarial'' e o autor nos traz a informação de como é possível fazer do ato de blogar uma ótima oportunidade de se manter comunicação com os clientes de uma empresa.
Vou mais além. Acho que o blog é um instrumento com muitas outras possibilidades que ainda não estão sendo explorada pelas organizações. Um gerente, por exemplo, pode fazer do blog um instrumento poderoso e útil para manter uma comunicação ativa e geral com sua equipe. Um presidente de empresa pode perfeitamente passar sua mensagens e pontos de sua liderança por meio de blog. Há muitas oportunidades potenciais para se utilizar os blogs dentro de uma corporação.
Infelizmente isso não é percebido pelas lideranças corporativas atuais. São poucos os exemplos dessa atitude. Cito um que me vem à cabeça e que destaquei aqui na Oficina também. Falo do ''Tecendo Opinião'' que é um blog mantido pelo Carlos Döhler que é um dos sócios-diretores das Indústrias Döhler. 
Leiam o artigo e busquem em suas empresas - sejam dirigentes ou técnicos - as oportunidades para utilizarem-se dos blogs para aumentar as possibilidades de comunicação nos seus raios de ação. Garanto que não vão se arrepender.

Gifs ANimados Flechas (164)Coloquei o texto principal em espanhol (acho que é compreensivel), mas quem o desejar há uma tradução [com ajuda do Google] logo na sequência.
.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8AxD1Cz2OQaJd8Hcoqgt7GkaQj2pKu4bJOe2SDz7VgUyiZJwDhpvRnL2bTaaIsLMgxHTSGtHwvRmlv8e6fDSh1lW9Zkz6rVw5Ma4e1ouRpCmobRdEiksA7VPRDn_VaPE04RSL1XMg77Wr/s640/Logotipo+Grupo+FINSI.jpg
Um blog - espanhol - com marca de excelência. Clique e conheça

El Blog como herramienta Empresarial. I


Es obvio que todos nosotros a estas alturas tenemos una idea más o menos clara de lo que es un blog, bitácora o sitio web de actualización periódica. Sólo hace falta que recuerdes los 415 que te hemos enviado hasta la fecha
Autor: Roberto González
En los últimos años, lo que comenzó siendo una herramienta de carácter meramente personal, donde algunos “pioneros” volcaban sus opiniones, valoraciones, propuestas sobre los temas más diversos... se ha ido convirtiendo en una herramienta de comunicación poderosa, con un peso importante en el modo en que las empresas interactúan con sus clientes, actuales o potenciales, llegando incluso a convertirse en muchos casos en un instrumento de marketing y venta.
Normalmente a los blogs se acceden bien tecleando una dirección de Internet o bien el usuario recibe por correo electrónico un boletín con todo o parte de las entradas de la bitácora a la que está subscrito. Al convertirse en una herramienta empresarial su formato se ha diversificado, puesto que las empresas han ido introduciendo cambios y mejoras adaptándolo a sus necesidades y objetivos como herramienta de comunicación interna y/o externa.
Algunas empresas utilizan sus blogs para informar del lanzamiento de productos o servicios, otras simplemente buscan un modo de estar en contacto permanente y directo con sus clientes con el objetivo de recibir retroalimentación sobre temas que consideran de interés para unos y otros.
Por norma general, un blog empresarial no está enfocado para emitir opiniones personales de los redactores, como si es el caso de otros blogs. Debe mantener equidistancia y respeto por todas las ideologías y posicionamientos de sus receptores, tratando  temas de intereses para sus lectores pero sin entrar a realizar valoraciones ideológicas. Esto en muchos casos requiere un gran esfuerzo de direccionalidad por parte de los coordinadores del blog, ya que es fundamental que esté redactado desde la amabilidad y centrado en el contenido.




 [Tradução com ajuda do Google]
O Blog como ferramenta de negócios
Nos últimos anos, o que começou como uma ferramenta puramente pessoal, onde alguns "pioneiros" colocavam suas opiniões, avaliações, propostas sobre os mais diversos temas ... tornou-se uma poderosa ferramenta de comunicação, com um peso importante na forma como as empresas interagem com os clientes, reais ou potenciais, até mesmo, em muitos casos se tornar uma ferramenta de marketing e vendas.
Normalmente, os blogs são acessados ​​digitando um endereço de Internet ou o usuário recebe um e-mail com o  boletim expondo todos os produtos da empresa onde se inscreveu como cliente potencial. Ao tornar-se uma ferramenta de negócios o blog tem diversificado seu formato, uma vez que as empresas têm introduzido alterações e melhorias para atender às suas necessidades e objetivos, ttransformando o blog em uma ferramenta de comunicação interna e / ou externas.
Algumas empresas utilizam seus blogs para informar o lançamento de produtos ou serviços, outras simplesmente buscando uma forma de estar em contato permanente com seus clientes, a fim de receber feedback sobre as questões que considerem pertinentes para um ou para o outro.
Geralmente, um blog de negócios não é focado para expressar opiniões pessoais de seus redatores, como se faz normalmente em qualquer outro blog. Deve manter equidistância e respeito por todas as ideologias e posições de seus leitores, abordando temas de interesse, mas sem promover valores ideológicos. Isso, em muitos casos exige uma grande esforçodos coordenadores do blog para saber focar os assuntos, pois é essencial que ele seja produzido com cortesia e respeito com foco no conteudo que apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.