29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 16 de maio de 2009

Twitter em discussão. Será que é apenas modismo?

http://zeroinfluence.files.wordpress.com/2008/01/twitter-hashclouds.jpg

Houve um determinado dia, recente, que sob a "pressão" que existia na mídia sobre "as maravilhas do Twitter" eu sucumbi e fui lá, conhecer e "alistar-me". Achei a coisa toda meio confusa, mas estava com disposição e curiosidade (que só os internautas juramentados possuem para ficar na frente de um computador "fazendo nada") para pesquisar e fui em frente.

Consegui inscrever-me e andei "corujando" daqui pra lá e vive-versa (e versa-vice também). Postei umas duas bobagens. Afinal de contas como escrever algo inteligente com 140 (acho que é isso) caracteres? Nem lembro mais o que escrevi. Naveguei em alguns blogs que "explicavam" como se dar bem com o Twitter e - francamente - não gostei.

O pior é que esqueci a senha que coloquei por lá. Como estou sendo vítima das idiossincrasias do Windows, pois meu HD deu um "pau" daqueles, monumentais, assim, sem mais nem menos e perdi uma montanha de megas que ainda não havia "aspirado" para o HD externo (Sou burro! Sou burro! Sou Burro!) não consegui achá-la - a senha do Twitter lembram-se?

Sinceramente não me importei muito. Já tinha decidido que Twitter não é para mim. Já estou na faixa do "enta" há muito tempo para experimentar um processo de regressão intelectual. Sem preconceito com os "twitteiros", longe de mim... Até acho que o Twitter é coisa para jovens mesmo. Tipo Orkut (estarei falando besteira?) e outros. Não me interessa. Jamais conseguirei expressar-me, inteligentemente, com uma frase de 140 toques. Se é qualidade ou defeito? Não sei! Mas não faz parte dos meus genes e já passei do tempo de tentar estas “buscas mudanças" de estilo pessoal.

http://matosmario.files.wordpress.com/2009/03/twitter-downtime-and-life-at-home.jpg

"Houve uma enorme falha do Twitter no ano passado"

Visitando a "holding" dos maravilhosos blogs de meu queridíssimo brother, Gato Guga - o My Blog Series (veja e clique no logotipo abaixo) - "descobri" o post que repliquei aqui. Respirei tranquilo. Não sou uma exceção na humanidade. Muita gente está "pulando fora" do Twitter. Acredito que, muitos, pelas mesmas razões que eu e certamente por outros e variados motivos.

Decreto que, sob "meu império", não irei mais experimentar nada fora da blogosfera tradicional. Nem Twitter, nem Dihitt, nem Orkut (já passei por lá também) e outros que nem conheci e dos quais só ouço falar. O que eu curto mesmo, o que me proporciona imenso prazer de expressão é o ancestral, antiquado, clássico, longevo, secular, vetusto e tradicional (Ufa!) blog de verdade.

E vamos em frente!



logotipo my blog series

twitter_down

O título do post pode ser interpretado como contrário ao site de relacionamentos, mas é o que diz matéria publicada no Reuters.
Eu sou contrário sim as tais ‘redes sociais’, pelos muitos perigos que oferecem. Veja publicações sobre o tema:

Muita gente desiste rápido do Twitter, mostra estudo

Reuters – 29abr09 – 09h32


SYDNEY (Reuters) - As pessoas que usam o Twitter hoje podem desistir do serviço de microblog amanhã, de acordo com dados que questionam o sucesso em longo prazo da mais recente sensação das redes sociais.

Dados da Nielsen Online, que mede o tráfego da Internet, constataram que mais de 60 por cento dos usuários do Twitter deixaram de usar o site gratuito um mês depois de aderirem.

"O índice de retenção de audiência do Twitter, ou a porcentagem dos usuários em um determinado mês que continuam a usar o site no mês seguinte, é atualmente da ordem de cerca de 40 por cento", informou David Martin, vice-presidente de pesquisa primária da Nielsen Online, em comunicado.

"Pela maior parte dos 12 meses passados o Twitter manteve índice de retenção da ordem de 30 por cento", acrescentou.

O Twitter foi criado três anos atrás como um serviço de Internet que permite que as pessoas acompanhem mensagens de no máximo 140 caracteres, ou "tweets", de amigos ou celebridades, que podem ser lidos em computadores ou com aparelhos portáteis.

Mas o serviço vem desfrutando de um surto recente de popularidade devido à adesão de celebridades como o ator Ashton Kutcher e a apresentadora de televisão Oprah Winfrey, que o elogiaram publicamente e enviam "tweets" para alertar os leitores sobre notícias urgentes ou informá-los quanto às atividades mais mundanas dos remetentes.

O presidente norte-americano, Barack Obama, usou o Twitter durante a campanha eleitoral do ano passado, e outras celebridades no Twitter incluem o astro do basquete Shaquille O'Neal e as cantoras Britney Spears e Miley Cyrus.

O Twitter é uma empresa de capital fechado e não revela seu número de usuários, mas de acordo com a Nielsen Online recebeu mais de 7 milhões de visitantes em fevereiro deste ano, ante 475 mil em fevereiro do ano passado.

No entanto, Martin diz que um índice de retenção de 40 por cento limitaria o crescimento do site a um alcance de 10 por cento, no longo prazo.

"Simplesmente não existem usuários novos suficientes para compensar os perdidos, depois de um certo ponto", afirmou ele.

Não ao Twitter! E não sou só eu!

Blog do Flávio Dealmeida – 26abr09 – 10:08h

Maureen Dowd, colunista do "The New York Times", também é radicalmente contra este ridículo do Twitter!

Diz ela em sua coluna esta semana (no dia 21) no jornal, que "preferia estar amarrada no meio do Deserto de Kalahari, com mel no corpo todo e um monte de formigas vermelhas comendo os meus olhos a abrir uma conta no Twitter"!

Eu, sou mais modesto.
Preferia estar na ilha de Lost pro resto da vida e sem nenhum resgate, a abrir uma conta no Twitter!

Não ao conformismo!

Não ao espírito de manada!

dividers

2 comentários:

  1. Herbert,
    Primeiro, obrigado por citar o MyBlog novamente e fico honrado por ver mais um post de lá, aqui.
    Segundo, sobre o tema do post, eu sou totalmente contra as chamadas redes sociais e concordo com quem diz que devemos mesmo evitar esse espírito de manada. Todo mundo segue tudo que seja modismo e isso tem um lado muito negativo, pois demonstra uma personalidade nada própria, ao menos é como vejo.
    Eu não uso e com certeza não vou usar. É um mero modismo viciante que logo cairá em desuso. Você citou o orkut e de todos, este é mesmo o pior, pois é repleto de lixo e pessoas vazias, claro, com pouquíssimas exceções.
    Se não fosse assim, o twitter não teria registrado tantas fugas de seus seguidores. Creio que a pessoa abre uma conta para se sentir atual mas logo percebe que não deve perder o seu tempo com algo assim. O crescimento se deu apenas e tão somente porque o Obama disse ter usado (ao que pesquisei não usa mais)para ajudar na divulgação de sua campanha eleitoral. E a Oprah, grande formadora de opiniões nos USA, declarou na tv que também teria uma conta. Fez um marketing em favor do microblog e isso chamou a curiosidade da população americana.
    Abraços e 'continua teu bom trabalho' como diria o amigo portuga Vitinho. (Blog da Luz Fosca)

    ResponderExcluir
  2. Guga,

    Grato pela gentileza de sempre. O tema abordado é atualíssimo. Agora mesmo achei uma reportagem da Época (salvo engano) falando sobre o Twitter e sua vida fugaz.
    Em breve estará colocado à margem da internet inteligente e sobreviverá apenas como rede corporativa, utilizada pelas empresas que querem se aproveitar das relações dos links que se entrecruzam sob sua bandeira. Um mero elo entre o interesse privado e a curiosidade da... vá lá, manada.
    Grande abraço

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.