recorde de visualizações

recorde de visualizações

||| 04 de abril DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson - sábado de aleluia ||| "A amizade duplica as alegrias e divide as tristezas." (Francis Bacon) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Parkinsoniano é comemorado anualmente em 4 de abril no Brasil, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre essa doença que afeta diretamente o sistema nervoso central. O que é Parkinson? Parkinson é uma doença neurológica que prejudica a coordenação dos movimentos musculares e o equilíbrio, sendo mais frequente em pessoas a partir dos 60 anos. Entre os sintomas mais comuns estão: tremores involuntários, principalmente nas mãos; rigidez muscular; lentidão dos movimentos; instabilidade postural, aumentando o risco de quedas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há cerca de 4 milhões de pessoas no mundo com essas doença, o que evidencia sua relevância como questão de saúde pública. mãos idosas amparando outras mãos Importância da conscientização O Dia Nacional do Parkinsoniano não serve apenas para alertar sobre a doença, mas também para: Divulgar informações corretas sobre os sintomas e formas de cuidado; Compartilhar avanços no tratamento, que podem melhorar a qualidade de vida e até aumentar a expectativa de vida dos pacientes; Apoiar pacientes e familiares, incentivando a compreensão, o respeito e a inclusão social; Estimular pesquisas e políticas públicas voltadas para o acompanhamento médico e terapias de reabilitação. Causas e tratamentos A doença ocorre devido à redução significativa da dopamina, um neurotransmissor responsável por transmitir sinais entre as células nervosas. A dopamina é fundamental para que os movimentos voluntários do corpo aconteçam de forma automática, ou seja, sem que precisemos pensar em cada ação dos músculos. Quando essa substância está em falta, especialmente em uma pequena área do cérebro chamada substância negra, o controle sobre os movimentos fica comprometido, surgindo os sintomas típicos da doença. Embora a doença não tenha cura, existem tratamentos medicamentosos, terapias físicas e ocupacionais que ajudam a controlar os sintomas, melhorar a mobilidade e manter a independência dos pacientes.




segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunami, a força incontrolável da natureza mostra sua face.

Atualizado em  14 de março, 2011

Japão (clique no link)   
 
Veja imagens do Japão antes e depois da tragédia

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
Fotos aéreas mostram a destruição causada pelo terremoto que atingiu o Japão na última sexta-feira.
O tremor e o tsunami subsequente resultaram na destruição de grande parte da infraestrutura redor da cidade de Natori, no norte do país.
A cidade de Sendai, na costa, foi uma das mais atingidas. A água arrastou os prédios próximos da praia e há temores de que centenas tenham morrido.
No porto de Sendai, as fotos mostram contêineres de navio arrastados pela água e espalhados pela terra.
Ao sul de Sendai, técnicos tomavam medidas para evitar o superaquecimento dos reatores nucleares da usina de Fukushima, após incidentes com os sistemas de resfriamento em três reatores da instalação.
A cidade de Minamisoma, em Fukushima, foi quase que totalmente destruída pela onda de lama e destroços do tsunami.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.