29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Teste da Nova Ortografia





A


 Reforma Ortográfica Brasileira está viva. Continua fascinando e... Fazendo vítimas. Neste mês de janeiro ela faz seu segundo aniversário. Dois anos de vida e é ainda tema de uma discussão infindável entre os especialistas e os leigos (incluo-me entre estes) que gostam de escrever e necessitam conhecer as fatídicas regrinhas léxicas e gramaticais que regem - diga-se que de forma titânica - a nossa língua mater.
V
ivo, desde o "lançamento" da nova ortografia, buscando gravar (talvez fosse mais apropriado escrever...decorar) as modificações introduzidas. Tem hífen ou não tem? Tem acento ou não? O trema ficou fácil porque foi exterminado de uma vez por todas, mas o hífen... Ah! O hífen!!!! Aliás, alguém ai sabe me dizer se hífen tem acento mesmo?
B
rincadeiras à parte o que está nesse post é um teste que o site da revista Veja publicou desde quando a nova ortografia foi lançada há dois anos. Dois anos! É o melhor que já encontrei. Vai como forma de "comemorar" o aniversário dela, a Reforma Ortografica. 
C
oloquei o teste inteiro em forma de imagens para dar uma ideia (lá estava eu escrevendo ideia com acento...) do conjunto das perguntas. Para fazer o teste, o que recomendo, é só clicar em qualquer trecho das imagens para ser redirecionado ao site da Veja ou clicar sobre o link amarelo que está ao final.
N
o finzinho do post está uma imagem do infografico (muito bom por sinal) com o conjunto completo das regras da Nova Ortografia. Clique sobre ele para consultá-lo e guarde o link em seus favoritos ou divulgue-o entre seus amigos de redes sociais, seu blog ou site. Vamos lá?



  •  
Clique na imagem e acesse o infográfico com as regras da Nova Ortografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.