||| 29 de agosto DE 2026 ||| sábado ||| Dia Nacional de Combate ao Fumo / Dia Nacional Sem Tabaco ||| *Reflexão: "O maior inimigo da criatividade é o bom senso". – Pablo Picasso |||

 

Bem vindo

Bem vindo

No dia 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo. A ocasião vai além da simbologia do calendário. É um convite à reflexão sobre uma das maiores ameaças evitáveis à saúde pública. Apesar da redução histórica no número de fumantes nas últimas décadas, a epidemia da nicotina persiste no país, agora impulsionada pela iniciação precoce entre jovens, pelo avanço dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) e pelas desigualdades sociais que perpetuam a exposição e o consumo. Segundo o III Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD III), atualmente 15,5% da população brasileira com 14 anos ou mais — cerca de 26,8 milhões de pessoas — fazem uso de nicotina, seja por cigarro convencional, dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs) ou ambos. A forma mais comum é o uso exclusivo do cigarro (9,9%), seguida do uso exclusivo de DEFs (3,7%) e do uso combinado, ou dual (1,9%). Apesar da crença difundida de que os DEFs poderiam reduzir o consumo de cigarros, os dados apontam que 77,6% dos usuários de DEFs afirmam que o dispositivo não diminuiu o hábito de fumar; apenas 8,9% pararam de fumar após a adesão a esses produtos. O quadro se agrava pelo fato de que 76,3% dos adolescentes que experimentaram DEFs mantiveram o uso e que 80,7% deles consideram fácil ter acesso a esses dispositivos, o que evidencia a vulnerabilidade dessa faixa etária. A iniciação em idade jovem é também preocupante, uma vez que 26,1% dos fumantes começaram antes dos 14 anos, e entre os adolescentes fumantes, 37,6% relataram início precoce. Esses dados indicam que o contato com a nicotina acontece cada vez mais cedo, ampliando o risco de dependência e comprometendo gerações futuras. Outro aspecto alarmante é o fumo passivo. O levantamento mostra que 45,2% dos adolescentes relatam que pelo menos um dos pais fuma ou fumou, enquanto 16,5% convivem com alguém que fuma dentro de casa, um índice superior ao observado entre adultos (11,7%). Além disso, quase metade dos fumantes (48,1%) admite fumar dentro da própria residência, perpetuando a exposição dos familiares.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Alexander Graham Bell (Edimburgo, 3 de março de 1847 – Beinn Bhreagh, 2 de agosto de 1922) foi um cientista, inventor e fonoaudiólogo britânico, naturalizado estadounidense, fundador da Bell Telephone Company, a empresa protagonista dos primeiros passos da implantação do telefone como meio de comunicação de massa à escala internacional. Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell na década de 1870. Bell desenvolveu muitas outras invenções, entre elas a construção do hidrofólio e vários estudos de aeronáutica. O seu pai, avô e irmão desenvolveram trabalho em fonologia e locução, o que influenciou profundamente o interesse de Alexander Bell pela investigação em som, e as suas experiências em aparelhos auriculares. Em 1888, Alexander Graham Bell foi um dos fundadores da National Geographic Society e em 7 de janeiro de 1898 assumiu a presidência da instituição. Além do trabalho como cientista e inventor, Bell era favorável à esterilização compulsiva, tendo liderado algumas organizações favoráveis à eugenia. [https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Graham_Bell]

 

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Qualiblog é finalista e estará na Cerimônia de Premiação do Top Blog 2010

http://www.mercadao.com.br/images/product/002723_001_G.jpg
Presto minha homenagem ao querido amigo Ronaldo Costa, blogueiro de fé e irmão camarada, criador e produtor do Qualiblog que é um finalista do TopBlogs 2010 na categoria empreendedorismo.
Fico muito feliz pelo Ronaldo, pois sei o quanto ele apostou na sua carreira de blogueiro em paralelo com o seu perfil profissional de tecnico dedicado a pratica e à disseminação dos conceitos da Qualidade nas corporações.
Vi o Qualiblog começar e Ronaldo foi um dos maiores incentivadores do meu projeto na Oficina de Gerencia. Só para vocês terem uma idéia é dele o logotipo do meu blog que mantenho até hoje. Na época eu passei a chamá-lo de "Sir" Ronaldo e o "sagrei" como padrinho da Oficina de Gerência.
Por conta das vidas agitadas que ambos levamos temos mantido poucos contatos ultimamente, mas a amizade blogueira permanece e acompanho a carreira dele, pois sou além de admirador um seguidor do Qualiblog e estou sempre ligado a ele pela minha "Vitrine de Blogs".
Conquistar essa importante premiação é mais que merecida pelo Ronaldo e seu Qualiblog que já ultrapassou há muito tempo a casa do 1.000.000 de acessos. É um campeão! Não me surpreendi nem um pouco quando ele passou a primeira fase do TopBlogs e agora como finalista, menos ainda. O cara é fera e vai mais longe ainda.
Ronaldo, ou melhor, "Sir Ronaldo" um grande abraço e parabéns pelo merecido sucesso.

http://qualiblog.files.wordpress.com/2010/12/convite-topblog-2010-3d1.jpg?w=451&h=417
Clique e visite o blog
http://www.topblog.com.br/2010/images/selos/selos_finais/top3_classificado.gif
Clique na imagem

O Qualiblog é Top3 finalista da edição 2010 do Prêmio Top Blog.

2 comentários:

  1. Herbert, meu caro, sempre prolífico em elogios exagerados...

    Quero que saiba que, quando ofereci o logo como incentivo ao seu trabalho que estava começando, foi porque vi que o Oficina era um oásis de informação de excelente qualidade e com um nível intelectual raro de se ver na internet hoje. Essas características são apenas uma faceta sua que fica patente na refinada seleção de material postado e na precisão de seus comentários, que muito admiro.

    Sei que não é fácil, talvez nem seja possível, mas eu ficaria muito honrado se pudesse contar com sua presença aqui em SP no dia da premiação.

    ResponderExcluir
  2. Querido amigo,

    Realmente Ronaldo não será possível estar em São Paulo na data da cerimônia. Certamente todos os seus amigos ausentes lá estarão, em pensamento, vibrando pelo teu sucesso. Vou aguardar ansioso as fotos do evento que vais publicar no Qualiblog.
    Brigaduuu pela visita.
    Ah! Eu é que sou prolífico nos elogios? Fala sério!

    ResponderExcluir

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.