||| 25 de maio DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia nacional da adoção ||| "Nunca subestime o poder da fé. Ela pode ser a sua maior aliada nos momentos de dificuldade." (Site pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

imagem

imagem
Hoje, 25 de Maio, é celebrado o Dia Nacional da Adoção, data que reforça a importância da convivência familiar para crianças e adolescentes. No estado de São Paulo, mais de mil jovens não escutam um boa-noite de seus pais ao irem dormir, apesar de haver cerca de 8 mil pretendentes aptos a adotar. Esse descompasso ocorre, principalmente, porque muitas crianças que esperam para serem adotadas têm mais de oito anos (em São Paulo são cerca de 700), enquanto a maioria dos adotantes prefere crianças mais novas. Em resposta a essa realidade, o Tribunal de Justiça de São Paulo criou o programa Adote um Boa-Noite (www.tjsp.jus.br/adoteumboanoite), iniciativa premiada no Prêmio Innovare em 2018. Lançado em 2017, o objetivo do programa é dar visibilidade a crianças e adolescentes com mais de 8 anos e/ou com deficiência. Por meio de um site dedicado a eles, são compartilhadas fotos, vídeos e relatos em que apresentam seus gostos, sonhos e personalidade, humanizando as histórias e mostrando-os como sujeitos de direitos e parte integrante da sociedade. O programa também facilita o contato entre pretendentes e as varas da Infância e Juventude, permitindo que interessados se conectem diretamente com as unidades.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Bertrand Arthur William Russell, 3.º Conde Russell (Trelleck, País de Gales, 18 de maio de 1872 — Penrhyndeudraeth, País de Gales, 2 de fevereiro foi um dos mais influentes matemáticos, filósofos, ensaístas, historiadores e lógicos do século XX. Em diversos momentos, considerou-se liberal, socialista e pacifista, embora tenha admitido que jamais pertenceu a essas correntes num sentido profundo. Como divulgador da filosofia, Russell foi respeitado por muitos como um porta-voz da vida racional e da criatividade, embora as suas posturas em vários temas tenham sido controversas. Russell nasceu em 1872, no auge do poderio económico e político do Reino Unido, e faleceu em 1970, vítima de uma gripe, numa época em que o império já se havia desmoronado e o seu poder fora exaurido por duas guerras vitoriosas, mas debilitantes. Russell foi um pacifista e defensor do anti-imperialismo. Inicialmente, chegou a defender a pressão nuclear preventiva como forma de evitar conflitos maiores. Foi preso pelo seu pacifismo durante a Primeira Guerra Mundial. Mais tarde, concluiu que a guerra contra Adolf Hitler era um "mal necessário" e criticou severamente o totalitarismo estalinista, além de condenar o envolvimento dos Estados Unidos na Guerra do Vietname. Recebeu o Nobel de Literatura de 1950, "em reconhecimento dos seus variados e significativos escritos, nos quais lutou por ideais humanitários e pela liberdade de pensamento". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Bertrand_Russell]

imagem dia

imagem dia

 

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Superdicas para escrever bem (1)

http://vidaordinaria.files.wordpress.com/2010/02/snoopy.jpg..[Editado e republicado]
Apresento aos leitores da Oficina de Gerência áudios em MP3, em downloads feitos a partir do site GoEar. Transmito-lhes, em capítulos, as excelentes dicas da Doutora Edna Maria Barian Perroti (suas credenciais estão nos áudios abaixo).
Minha orientação é para que vocês adquiram o audiolivro (clique no link) para consultas especificas. Por exemplo, ouvir as dicas no automóvel ou enquanto estiver navegando na Internet ou ainda quando deitado, naquela horinha do relax, antes de pegar no sono.
Neste post coloquei cinco áudios. Quatro são de introdução e apresentação do produto, inclusive da autora, Edna M.Barian Perrotti. Quem faz a introdução é o célebre professor Reinaldo Polito

(Clique na imagem abaixo e vá ao site da livraria Relativa para ver a página do audiolivro)

http://www.helenocbx.kit.net/gifs/gifsbotao/cbx-botao-seta%20(6).gif



 
 
Abertura- 1:21

  •  
Introdução- 2:36

  •  
Edna Maria Barian Perroti- 1:37

  •  
Informações Adicionais- 0:44

  •  
 Dica nº 1. Livre-se desta preocupação. Escreva de uma vez! - 2:35



http://i531.photobucket.com/albums/dd356/templateseacessorios4/6arrowax.gifNo audiolivro, selo da Editora Saraiva, existe a advertência "Todos os direitos reservados. Proibida a cópia sem autorização". Obviamente não tenho a autorização, mas espero não estar ferindo a lei de autoria em vista de dar todos os créditos da obra e promover a sua aquisição (que realmente recomendo pelo seu valor)
    NOTA - Por conta do número de áudios no CD o fracionamento do conteúdo em vários posts é uma necessidade estética e necessária. A relação abaixo é a que está no post atual..
     
    Abertura- 1:21 - ok
    Introdução- 2:36 - ok
    Edna Maria Barian Perroti- 1:37 - ok
    Informações Adicionais- 0:44
    - ok
    1. Livre-se desta preocupação. Escreva de uma vez! - 2:35 




    Veja a seguir a relação de todas as faixas do audiolivro que serão colocadas nos posts seguintes com os temas que serão abordados oportunamente e na sequencia aqui no blog:

    2. Tenha jogo de cintura - 2:29
    3. Observe como os outros escrevem- 2:20
    4. Expresse o que você pensa- 2:21
    5. Cultive o hábito da leitura -2:28
    6. Conheça as características do texto - 2:25
    7. Situe o leitor - 2:40
    8. (Re)vele suas intenções-2:33
    9. Apresente informações atualizadas - 2:40
    10. Organize o que pesquisou- 2:27
    11. Relacione seus textos com outros textos - 3:01
    12. Garanta a coerência- 2:29
    13. Ligue as partes do texto - 2:38
    14. Una com elementos apropriados- 2:31
    15. Veja outros elementos de ligação- 3:30
    16. Torne seu texto bem-aceito- 2:16
    17. Pense no destinatário- 2:32
    18. Deixe as idéias fluir - 2:42
    19. Disponha de bons argumentos- 2:19
    20. Planeje seu texto - 2:42
    21. Escreva seu texto com segurança- 2:53
    22. Consulte o "pai dos sábios"- 3:08
    23. Explore outros dicionários- 3:00
    24. Recapitule alguns conceitos- 2:48
    25. Considere o objetivo ao descrever- 2:27
    26. Prenda a atenção com seus relatos - 2:44
    27. Dê sua opinião também por escrito - 2:23
    28. Seja cortês mesmo num bilhete - 1:57
    29. Adote a linguagem da empresa- 2:14
    30. Seja breve em suas cartas- 2:43
    31. Cuide da linguagem dos e-mails- 2:52
    32. Respeite a língua e as normas- 2:31
    33. Conheça as normas do texto científico- 2:37
    34. Não deixe a monografia para depois- 2:31
    35. Corra atrás do seu TCC/TGI- 2:41
    36. Concentre-se, no mestrado ou no doutorado- 2:38
    37. Enfrente logo a introdução- 2:45
    38. Publique seu artigo- 1:46
    39. Elabore resumos consistentes- 2:46
    40. Prepare-se para as resenhas- 2:41
    41. Siga os toques que lhe derem- 2:00
    42. Dê especial atenção ao parágrafo- 2:30
    43. Desenvolva bons parágrafos-3:15
    44. Articule um parágrafo como outro - 2:32
    45. Construa parágrafos com sentido- 2:32
    46. Observe a construção da sua frase- 2:36
    47. Seja claro-2:23
    48. Seja objetivo- 2:32
    49. Mantenha o paralelismo - 2:36
    50. Enfatize, mas não seja redundante- 2:50
    51. Pontue adequadamente- 2:45
    52. Observe algumas regras do padrão culto- 2:51
    53. Estabeleça a concordância- 4:28
    54. Pense se é bom mesmo enviar em anexo- 4:17
    55. Lembre sempre: crase só com palavras femininas- 4:42
    56. Memorize outros casos de crase- 4:23
    57. Faça bom uso dos pronomes- 4:10
    58. Não confie cegamente no corretor eletrônico- 4:36
    59. Saia pela tangente, mas se não puder... - 2:57
    60. Preserve sua imagem- 2:31


    barra luzes.gif (11170 bytes)

    Um comentário:

    1. Já havia postado, mas infelizmente não conhecia ainda.
      Deixo meus cumprimentos por esse excelente post, em breve estarei de volta.

      Um abraço

      ResponderExcluir

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.