25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 19 de dezembro de 2010

Imagens do Planeta Terra parecem lindas pinturas abstratas. (BBC)

http://t3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTO3mQCOugpbhtx30Nwp-m_qhDj0W1J79UdDoGiD8zy5Yer2jDy

Navegar no site da BBC-Brasil produz sempre novas matérias para quem é blogueiro e gosta de novidades. Não fujo à regra. Além de manter uma widget da BBC na aba lateral "pego" muito material e reproduzo aqui na Oficina de Gerencia. Aliás, eu e a torcida do... Flamengo (vá lá que seja...).
Procuro sempre colocar posts com noticias de ciência e saúde,  cultura, história e coisas assim. Afinal de contas estou considerando a Oficina como um blog de variedades inteligentes. Ou seja, se eu considerar de bom gosto e bonito quero compartilhar com os leitores e trazer para dentro do blog. Procuro manter viva a chama da gerência, mas não vou desprezar o meu livre arbítrio para postar o que eu achar interessante. 
Tenho alguns amigos e leitores "patrulheiros" que estão sempre me alertando para não "fugir" do tema central do blog (administração e gerência). Todavia considero que a atual "linha editorial" está agradando e prefiro permanecer nela. Mantenho excelentes artigos dentro do foco principal do blog, mas não me furto a postar assuntos de interesse e cultura gerais.
Por isso trago-lhes uma matéria muito interessante da BBC além de ter "descoberto" mais uma URL de ciências que é um "achado". Falo do site da EROS (Earth Resources Observation and Science) que traduzido seria: "Observação da Terra e Recursos da Ciência". Trata-se de um setor ligado a agencia de pesquisas (USGS-United States Geological Survey's)  do Governo dos EUA*.  
As fotos abaixo fazem parte de uma galeria de fotos da Terra  - por meio de diversos satélites - que já está na terceira série. A curiosidade sobre as fotografia é que elas recebem um tratamento técnico e dai surgem imagens de rara beleza em suas composições estéticas. A agencia divulga essas imagens pela sua beleza sem se preocupar com o interesse cientifico.
Veja as imagens que estão no texto da BBC-Brasil e se tiverem curiosidade em conhecer mais cliquem no link que está ao final do post.
  •  
http://eros.usgs.gov/ecms/images/header/header_graphic_usgsIdentifier_white.jpg
Clique e conheça
 * A USGS foi criada em 1971 para receber, processar e distribuir dados de satélites da NASA Landsat, bem como fotografias aéreas para o USGS e outras agências.  
O trabalho deles fornece os dados para uma comunidade mundial de usuários. Os cientistas, pesquisadores, engenheiros e outras profissões ligadas a terra e aos recursos naturais e proteção ambiental se utilizam desses dados para estudar uma lista crescente de problemas ambientais, tais como desenvolvimento de recursos, mudanças globais e planejamento de uso da terra.


Agencia Americana mostra "  imagens artísticas"   da Terra


A USGS, a agência geológica dos Estados Unidos, divulgou em seu site uma série de fotografias de satélite que mostram paisagens da Terra selecionadas pelo seu valor artístico.
A coleção Earth as Art 3 apresenta 40 imagens da USGS e da Nasa (agência espacial americana) feita pelos satélites Landsat 5 e Landsat 7 a cerca de 724 km da superfície terrestre.
As imagens de lugares extremos, como desertos e áreas cobertas de gelo em vários continentes, mostram paisagens moldadas pelo clima de cada região e por fenômenos naturais.
A coleção de fotos foi criada com base em sua beleza estética e não em seu valor científico.
Earth as Art 3 é a terceira série de fotografias divulgada pela USGS com paisagens da Terra.

As frias Ilhas Belcher, no Canadá
A geleria Byrd, na Antártida, tem mais de 180 km de comprimento e se move em uma velocidade de 800 metros por ano. As partes vermelhas na imagem indicam rochas expostas
Pelas lentes do satélite, as dunas de areia do Saara na região de Erg Chech, na Argélia, parecem brilhar em cores diferentes durante o pôr-do-sol.
Nuvens criam sombras nas areias vermelhas de Rub Al-Khali, perto da fronteira entre a Arábia Saudita e o Iêmen. No meio do caminho da nuvem fica cidade de Sharurah.
Redemoinhos de gelo parecem turquesa contra o azul do Mar Báltico, perto das Ilhas Aland (em vermelho), entre a Finlândia e a Suécia.
Cristais de gelo flutuam em uma camada de gelo oleoso nas águas de Foxe Basin, perto da Ilha de Baffin, no Ártico Canadense. O gelo oleoso é geralmente o primeiro estágio do gelo marinho.
Na costa sudeste da Groenlândia, uma rede de fiordes leva gelo até o Oceano Atlântico. Os pontos vermelhos são picos de montahas expostos na paisagem.
Este trecho da costa norte da Islândia lembra a cabeça de um tigre, com as cores laranja, preto e branco. A boca do tigre é o fiorde Eyjafjorour.
A Ilha Akimiski, no Canadá, ficou sob uma enorme geleira durante a última era glacial. Com a mudança no clima e o degelo, ela volta lentamente à tona.
Pedaços inundados do Lago Eyre, que fica em meio ao deserto no sul da Austrália, parecem formar olhos, nariz e boca de uma figura assustadora.
Um véu de neve cobre a Ilha Meighen, no Canadá. Na ilha Axel Heiberg, ao lado, as geleiras (em azul) se precipitam sobre montanhas (em amarelo) e seguem para os fiordes.
A luz do sol refletida em nuvens baixas entre as províncias canadenses de Alberta e Colúmbia Britânica criou o efeito vermelho na imagem.
Paisagem de Dasht-e Kavir, o maior deserto do Irã. A região, que tem mais de 77 mil quilômetros quadrados e é quase inabitada, mistura diversas paisagens e climas extremos.
Dunas de areia criadas pelo vendo na Península de Dardzha, no oeste do Turcomenistão, que fica na costa do Mar Cáspio.
A maior parte de Omã é um deserto, mas a costa do Mar Arábico, na região de Dhofar, traz uma paisagem diferente, por causa das chuvas de monção que acontecem durante o verão.
Grupos de fitoplânctons fazem redemoinhos na água da Ilha sueca de Gotland, no Mar Báltico. Fitoplânctons são seres marinhos microscópicos e correspondem ao 1º elo da cadeia alimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.