15/10 - DIA DO PROFESSOR

15/10 -  DIA DO PROFESSOR
O Dia dos Professores é comemorado no Brasil anualmente em 15 de outubro. A data foi criada para homenagear esses profissionais que dedicam suas vidas à transmissão do conhecimento e ao desenvolvimento da educação no nosso país. Trata-se de um feriado escolar e não faz parte do calendário oficial como feriado nacional ou ponto facultativo. Portanto, é prerrogativa das escolas não ofertarem aula neste dia. O dia 15 de outubro foi escolhido para comemorar o dia do professor, pois em 15 de outubro de 1827, Dom Pedro I, Imperador do Brasil, decretou uma Lei Imperial responsável pela criação do Ensino Elementar no Brasil (do qual chamou “Escola de Primeiras Letras”), e através deste decreto todas as cidades deveriam ter suas escolas de primeiro grau. A comemoração começou em São Paulo, onde quatro professores tiveram a ideia de organizar um dia de parada para celebrar esta data, e também traçar novos rumos para o próximo ano. Esta data foi oficializada nacionalmente como feriado escolar através do Decreto Federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto define a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia dos Professores, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias". A nível internacional, o Dia Mundial dos Professores é celebrado anualmente em 5 de outubro.

quarta-feira, maio 23, 2012

Golfinhos salvos em Arraial do Cabo. Incrível, raro e comovente.

Não vou fazer nenhum comentário. As imagens falam por elas mesmas. Este vídeo está correndo o mundo desde março com a admiração de todos e já atingiu quatro milhões de acessos. Aconteceu no Brasil, na belíssima praia de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro. Se você já o assistiu faça-o novamente porque são imagens que não cansam.
Preste atenção nas primeiras pessoas que tomam a iniciativa do salvamento e nas outras que ficam simplesmente olhando sem iniciativa nenhuma. Procure, além de se emocionar com a nobreza da atitude coletiva, fazer algumas reflexões sobre o comportamento humano.
  •  
Prainha em Arraial do Cabo, Brasil, 5 de Marco 2012, 8:00 horas da manha, aproximadamente 30 Golfinhos nadam em direcao da Praia e sao maravilhosamente salvos por moradores.

Um comentário:

  1. Realmente uma cena linda, fiquei emocionada. Vemos tantos videos com maus tratos de animais que de repente me deparar com o inverso me leva a crer que o mundo ainda tem solução.

    ResponderExcluir