||| 02 de agosto DE 2026 ||| domingo ||| Campanha do Agosto Dourado - Mês do Aleitamento Materno ||| *Reflexão: "Não basta conquistar a sabedoria, é preciso usá-la". (Cícero) |||

 

Bem vindo

Bem vindo

O Agosto Dourado é a campanha nacional dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno. Instituída no Brasil pela Lei nº 13.435/2017, a escolha da cor dourada simboliza o "padrão ouro" de qualidade do leite materno, considerado o alimento mais completo e precioso para o desenvolvimento saudável dos bebês. Prefeitura de São Paulo +2 Principais Objetivos da Campanha Incentivar a amamentação exclusiva até os 6 meses de vida do bebê. Estimular o aleitamento complementar até os 2 anos de idade ou mais. Fortalecer a rede de apoio que envolve mães, pais, familiares e profissionais de saúde. Promover a doação de leite humano para abastecer os bancos de leite e salvar bebês prematuros. Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) +4 Benefícios do Leite Materno Nutrição completa: Contém todas as proteínas, vitaminas, gorduras e água que o recém-nascido precisa. Anticorpos naturais: Funciona como uma vacina, protegendo a criança contra infecções respiratórias, alergias e diarreias. Desenvolvimento orofacial: O movimento de sucção fortalece os músculos da face, auxiliando na respiração, fala e dentição correta. Recuperação da mãe: Ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rápido e reduz o risco de câncer de mama e ovário.

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Mayse Braga de Oliveira (Rio de Janeiro, 1957) é uma médium, escritora e uma das mais notórias palestrantes espíritas do Brasil. Reconhecida internacionalmente por sua atuação na divulgação da doutrina codificada por Allan Kardec, ela acumula mais de cinco décadas de dedicação voluntária às atividades da Comunhão Espírita de Brasília. Suas preleções públicas são marcadas por um estilo afetuoso e acolhedor, acumulando milhões de visualizações em plataformas digitais.Biografia e JuventudeNascida na cidade do Rio de Janeiro, Mayse Braga mudou-se para Brasília com a família ainda na primeira infância. Aos 13 anos de idade, começou a manifestar os primeiros sinais visíveis de sua mediunidade, com episódios marcantes de vidência e audiência. Pouco tempo depois, aos 14 anos, aproximou-se formalmente do Espiritismo.Sua trajetória como oradora iniciou-se de forma inesperada aos 15 anos de idade na Comunhão Espírita de Brasília. Na ocasião, devido à ausência do palestrante escalado para o momento da prece direcionada aos espíritos suicidas, Mayse voluntariou-se para falar ao público, dando início à sua carreira de pregações evangélico-doutrinárias. (criado pela IA /Google)

 

terça-feira, 1 de maio de 2012

Felicidade pode ser medida? Conheça o FIB, índice da Felicidade Interna Bruta.

Pesquisadores brasileiros da Fundação Getúlio Vargas estão empreendendo estudos para montar um índice de Felicidade Interna Bruta (FIB) exclusivo do Brasil. 
Há pouco tempo li sobre um inédito Relatório da Felicidade Global apresentado pela ONU no início de abril e fiquei curioso sobre o conceito desse FIB que aparece como contrapartida do PIB em vários fóruns dos organismos internacionais. Coloquei abaixo uma figura com a parte 1 do relatório que traz os países "mais felizes" segundo a complexa pesquisa (clique aqui também) que montou o ranking. Observe que a Dinamarca é o país "mais feliz" com a Finlândia em segundo. O Brasil está na 25ª posição.
Confesso que na época não despertou meu interesse, mas agora fiquei curioso porque além do tema fazer parte das discussões da Conferencia Rio+20 tem muita gente debatendo sobre o que seja felicidade de uma nação e eu quero entender esses conceitos e como se mede a felicidade (clique aqui e aqui também).
Lá vou eu para a pesquisa no Google. O melhor resultado que encontrei para a definição do FIB está em um trabalho acadêmico intitulado "Índice de Felicidade Interna, o Produto Interno Bruto das Nações e outros Indicadores Quantitativos. Um Estudo sobre as suas relações" de Cássia Regina Vanícola (cassiavanicola@ig.com.br) - Pontifícia Universidade Católica – SP - cassiavanicola@ig.com.br (clique aqui). Lá está escrito que:
  • "Índice de Felicidade Interna pretende definir a qualidade de vida e o bem estar das nações com uma perspectiva mais holística do que a obtida via definição do PIB."
Ainda utilizando o texto do trabalho:  
  • [...] O termo Índice de Felicidade Interna foi cunhado por Jigme Singye Wangchuck, príncipe do Butão, quando na década de 1970 procurou desenvolver um indicador que expressasse a qualidade de vida naquele país, baseado nos princípios espirituais do budismo. Tal conceito foi baseado na premissa de que o desenvolvimento dos países ocorre quando há sinergia entre aspectos econômicos e espirituais, tendo em vista o desenvolvimento sustentável das nações. Com esta perspectiva em mente, quais seriam então as variáveis que deveriam compor um índice que procurasse medir o nível de satisfação e bem estar dos indivíduos de uma nação? [...]
Na Wikipédia o FIB está apresentado como: [...] "um conceito de desenvolvimento social
criado em contrapartida ao Produto Interno Bruto" [...].

Para completar o entendimento não deixe de assistir a esse vídeo.

Enfim, acho que o leitor já entendeu o que se pretende com o FIB. O foco do post é tão somente o de despertar a curiosidade do internauta para dois pontos:
  1. Inteirar-se de uma discussão que está tomando corpo e será importante no futuro para se fazer macroplanejamentos das nações e mais adiante, certamente, vão também produzir um índice de "Felicidade Interna das Empresas" e até das famílias, por que não?
  2. Saber sobre um estudo que o Brasil está levando a cabo a fim de determinar o seu próprio FIB considerando que o índice utilizado internacionalmente baseado no que foi criado para o Butão está com diferenças consideráveis em relação à realidade do povo brasileiro.
Enquanto o índice brasileiro não sai conheça os itens que fazem parte da composição do FIB internacional. Coloquei abaixo um breve extrato do artigo que está na Folha de São Paulo sobre o assunto. Quem quiser conhecer o texto completo clique aqui.

Se tiver dificuldade na leitura clique sobre o texto para aumentá-lo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Incentivo ao debate, à informação, à diversidade de opiniões. Obrigado.