20 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Fernando Henrique Cardoso, intelectual, é distinguido com alta honraria nos EUA.


O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi agraciado com o Prêmio John W. Kluge para o Estudo da Humanidade - que é uma distinção concedida pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos a personalidades que se destacam por seus estudos e contribuições ao aperfeiçoamento da humanidade - por seu trabalho acadêmico como sociólogo e  de liderança intelectual na América Latina. 
Menos pelo valor - que não é pouco - de um milhão de dólares e mais pela honraria da indicação que é uma das mais importantes nos círculos intelectuais do planeta.
É um privilégio para o Brasil ter um intelectual como FHC sendo distinguido pelo Prêmio Kluge por sua contribuição intelectual e deve ser motivo de orgulho para nosso país tão carente dessas premiações e reconhecimentos no mundo acadêmico internacional.
Destaque negativo para a grande mídia brasileira que não deu repercussão maior da notícia e não entendo as razões (ou melhor, acho que entendo sim...). Gostei muito do texto que o site Recanto das Letras dedicou ao ex-presidente pela honraria recebida. (leia aqui). Fica o modesto registro da Oficina de Gerencia reproduzindo a matéria que foi publicada no site da revista Exame.

FHC é premiado por Biblioteca do Congresso dos EUA 
O prêmio de US$ 1 milhão lhe será dado por causa de suas contribuições à sociologia 

Germano Luders/EXAME
Fernando Henrique Cardoso no iFHC
O ex-presidente é a oitava personalidade agraciada com o prêmio Kluge
  •  
A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos anunciou nesta segunda-feira que o ex-presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso receberá em julho o prêmio Kluge, no valor de US$ 1 milhão, por sua contribuição ao estudo da sociologia e por sua liderança como intelectual e especialista em política econômica da América Latina.
Fernando Henrique receberá o prêmio numa cerimônia na Biblioteca do Congresso, em Washington, em 10 de julho. A entidade frisou que as ideias e ações do ex-presidente permitiram que o Brasil se transformasse, após anos de ditadura militar, numa economia emergente.
Fernando Henrique Cardoso é a primeira personalidade que recebeu o reconhecimento devido à atuação em disciplinas como sociologia, ciências políticas e economia, afirmou a Biblioteca do Congresso em comunicado.
A instituição reconheceu que em seus estudos o político "desafiou a sabedoria convencional em relação às questões raciais e as estruturas da economia, assim como sua integração no sistema mundial".
"Talvez a mais clara prova de suas conquistas intelectuais é que seus sucessores continuaram muitas de suas políticas e asseguraram seu legado como um dos maiores líderes do Brasil", disse o comunicado. O ex-presidente é a oitava personalidade agraciada com o prêmio Kluge.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.