15 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| DIA DA MÚSICA POPULAR BRASILEIRA (MPB) ||| ''NÃO COLOQUE LIMITES NOS TEUS SONHOS, COLOQUE FÉ. NAS MÃOS DO HOMEM, SONHO É DÚVIDA, MAS NAS MÃOS DE DEUS, SONHO É REALIDADE.'' (Joseh Silva - Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Música Popular Brasileira é comemorado anualmente em 17 de outubro. Também conhecido como o Dia Nacional da MPB, esta data celebra e homenageia o nascimento da primeira compositora oficial da Música Popular Brasileira: Chiquinha Gonzaga, que nasceu em 17 de outubro de 1847, no Rio de Janeiro. O Dia da MPB foi criado a partir do Decreto de Lei nº 12.624, de 9 de maio de 2012, outorgado pela presidente Dilma Rousseff. Chiquinha Gonzaga compôs diversas canções que fazem muito sucesso até os dias de hoje, além de ter servido de inspiração para outros grandes nomes da MPB, como Elis Regina, Chico Buarque, Caetano Veloso e etc. Também ficou imortalizada como a fundadora da Sociedade Brasileira de Autores Teatrais. Origem da Música Popular Brasileira A MPB surgiu a partir da influência de vários gêneros musicais, desde os típicos da Europa, até os africanos e indígenas. As suas raízes estão ainda durante o período colonial, no entanto, somente a partir dos séculos XVIII e XIX a MPB começa a se formatar nas grandes cidades. No começo do século XX surge o samba, e a MPB se consolida como é conhecida nos dias de hoje


Louis-Gabriel-Ambroise (Millau, 2 de outubro de 1754 – Millau, 23 de novembro de 1840), Visconde de Bonald, foi um filósofo francês adversário do iluminismo e da teoria política em que se baseou a Revolução Francesa. Juntamente com Lamennais no domínio da filosofia, Joseph de Maistre na religião, Ferdinand d'Eckstein na história, Louis de Bonald é considerado, no domínio da filosofia política, como um dos expoentes máximos da filosofia católica contra-revolucionária. ( https://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_de_Bonald)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 16 de abril de 2011

Bullying, como reconhecer e evitar. (Revista Visão)



O
 "bullying" (link Wikipedia) existe desde os tempos imemoriais. Sempre patético, sempre uma ação covarde dos fortes contra os fracos e sempre com a aceitação de uma "plateia" tão doente quanto o ou os agressores. Existem registros de "bullying" (outro link) em livros de todas as epocas da Historia Universal. Obviamente que não estava caracterizado como agora. As agressões ocorriam em todos os ambientes e principalmente nas escolas e entre os grupos jovens.

N
ão vou aqui nesse post escrever um "tratado" sobre o bullying, mesmo porque é só pesquisar na internet que a bibliografia é extensa. Quero aqui, apenas registrar a minha indignação como ser humano e parte dessa sociedade que infelizmente lamenta, mas faz muito pouco à sua volta para coibir essa pratica que está assolando escolas de todo o planeta com as consequencias que todos conhecem. Quero dizer que se a sociedade quiser erradicar ou pelo menos abolir o bullying das escolas ela pode sim! Nós podemos!

N
ão existem formulas fáceis, pois essas agressões são reflexos e fazem parte das deficientes estruturas sociais produtoras dos grupos agressores que não conseguem conviver com as minorias. Todavia determinadas ações de gerenciamento e fiscalização nas escolas, penalidades pesadas contra os praticantes e incentivadores do bullying (em quaisquer idades) e campanhas educativas massivas pelos meios de comunicação entre outras com certeza atingiriam o objetivo.

Q
ue cada um de nós faça a sua parte, pois o bullying principalmente nas escolas do primeiro e segundo graus está - entre outros motivos certamente... - propiciando que jovens considerados "fora da turma" sejam vitimados pelas crueldades dos seus colegas que (sempre) covardemente os agridem para saciar seus (também) desvios de conduta.

A

proveitei o tema para postar o infográfico abaixo reproduzido da revista portuguesa Visão e que dá uma ideia geral dos tipos mais praticados de bullying e suas consequencias sobre as vítimas




Visão - Homepage
Clique e visite o site da revista.

Como evitar o bullying?

A revista VISÃO revela casos, os sinais e os vários géneros do fenómeno que terá levado um menino de 12 anos ao suicídio. Indica também pistas para uma prevenção eficaz. 

 VEJA AQUI A INFOGRAFIA INTERATIVA PARA SABER MAIS SOBRE ESTE PREOCUPANTE FENÔMENO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.