29 DE MARÇO DE 2024 – 6ª FEIRA DA PAIXÃO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Empregabilidade é predicado pessoal. Saiba como desenvolver o seu...

om a devia vênia dou um conselho aos leitores que estejam conhecendo esse post. Ele apresenta um dos bons artigos que já tive oportunidade de reproduzir aqui no blog. Seja pelo tema - empregabilidade - seja pelo conteúdo ou pela escrita do autor Carlos Hilsdorf (veja também o sumário ao final do blog) que é bastante claro e compreensível ao desenvolver suas ideias.

http://clickautonomos.com.br/wp-content/uploads/2011/03/empregabilidade.jpgPara começar nossa breve conversa pergunto: Você sabe o que empregabilidade? E dirijo-me principalmente aos leitores que ou estão se iniciando na vida profissional ou aqueles que mesmo trabalhando continuam vivos e buscando melhorar seu nível profissional. Como é? Responderam? Então confirme se estão corretos lendo o artigo.

Leia o pequeno trecho que pincei do artigo: [...] "O mundo demanda por profissionais competentes, éticos, determinados e com visão de futuro. Nenhuma competência acima da média será desprezada se não o for primeiro por quem a possui." [...].

Além do que o professor Hilsdorf escreve quero agregar um conceito próprio à definição do que seja empregabilidade.

- Se o profissional está permanentemente em ebulição intelectual e buscando sob todas as formas - mental ou fisica - evoluir na busca do conhecimento positivo (seja ele qual for) então ele está mantendo ascendente o seu nível de empregabilidade. Atenção, não confundir empregabilidade com a capacidade ou esforço de buscar emprego.

Considero que o conceito de empregabilidade veio para ficar. Não é um daqueles termos da moda criados por consultores e palestrante para ilustrar conferencia e escrever livros e artigos. Empregabilidade é uma mistura de estado de espirito profissional e determinação de autorealização. É característica pessoal. Cada um tem ou terá a sua condição de empregabilidade.

Portanto, prescrevo a receita para que cada um procure descobrir em que nível está sua condição de ser... Empregável. Acho que não há limite para esse padrão. Quanto mais... Melhor. Mesmo porque manter sua empregabilidade não é só para ser desejado pelo mercado, mas também preservar o interesse da sua empresa em conservá-lo no emprego.


Propositadamente introduzi alguns destaques (grifos e marca-textos) no artigo do Prof. Carlos Hilsdorf. Minha intenção é destacar para os leitores menos afeitos aos textos corporativos as novas expressões que estão sendo utilizadas nos textos dos consultores e palestrantes. "Capital Intelectual", "Capital Emocional", "Estresse Negativo" e "Diferenciais Nobres" são alguns deles. Fiz destaques também para alguns "pedaços" de frases com o mesmo objetivo. Por exemplo, Você não vale apenas o quanto sabe, mas vale o quanto “é” ou não despreze o seu marketing pessoal.
 O que é empregabilidade?


http://www.administradores.com.br/_resources/media/img/default/logo.gif
Empregabilidade é um tema extremamente dinâmico e a lista de pré-requisitos necessários para ser desejado pelo mercado cresce continuamente. As chamadas competências essenciais vão se tornando mais amplas e mais complexas à medida que o tempo passa.
Há algum tempo o capital intelectual era uma vantagem competitiva por excelência. Hoje, sem a presença do capital emocional e do capital ético, apenas para citar duas concepções vigentes, apenas o capital intelectual não garante a contratação e permanência no mercado de trabalho.
Quanto mais aumenta o nível da competitividade e, porque não dizer, a histeria corporativa, mais as questões relativas à capacidade de enfrentar e conviver com altos níveis de pressão tornam-se evidentes. 
Conviver cotidianamente com este nível de pressão não requer apenas intelecto relevante, mas, condições físicas e mentais pra lá de saudáveis. As maiores causas de afastamentos a partir do nível gerencial se devem a transtornos psicológicos, muitos deles potencializados pelo estresse negativo oriundo dos níveis crescentes de pressão e da falta de uma disciplina que permita crescimento na carreira associado à qualidade de vida. Sim, isso é possível!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjLkxI8z1arWzAjY0UYIYcJLzbRl97ZoJkmm4Ln0yLR4rMksE5fs3s0xkvA7YkTSQOPjN40n4EczjYI-N8Ush4qkdxqb71_XeRsbBqjdCYDSoaRhgaaeQElaLuC-UUv62eixio7bQqgz62P/s320/EMPREGABILIDADE.jpg
O conceito de empregabilidade é extremamente simples, resume-se nas respostas às seguintes perguntas:
  • 1. Quanto a sua bagagem pessoal e profissional é interessante para o mercado? 
  • 2. Que “diferenciais nobres” você possui quando comparado a outros profissionais com uma formação e trajetória parecidas com a sua?
  • 3. Quais as razões que justificam o desejo de uma empresa em ter você como parte do capital estratégico/competitivo da organização?
  • 4. O quanto a sua história de vida e de carreira falam mais alto que seu currículo.
Ou seja, quando você pensa nas pessoas que detêm o poder de contratá-lo você tem que pensar: Afinal por que elas se importariam?
Você não vale apenas o quanto sabe, mas vale o quanto “é”. Uma pessoa de grande competência técnica cujas qualidades morais e éticas não sejam comprováveis já não interessa a uma organização lúcida.
Ser digno de confiança é um pré-requisito fundamental que sobrepõe o desejo por desafios e a capacidade de trabalhar sobre pressão.
Seus diferenciais nobres são aqueles que estão tão associados ao seu ser, e que se tornam difíceis de serem copiados por seus pares: sua personalidade, seu caráter e o seu comportamento estão entre elas. Diferenciais pobres são facilmente copiados. Diferenciais nobres são os verdadeiros diferenciais!
Os cases que você ajudou a escrever e que são anteriores à busca atual por emprego falam mais alto que seu currículo. Mesmo que você esteja saindo da universidade, cases que você tenha construído enquanto graduando ou pós-graduando, testemunhos de professores que tenham respeito por seu potencial, tudo isto conta a seu favor. Somos uma sociedade relacional, quem conhece você e o que estas pessoas pensam a seu respeito é de enorme importância!
Por isso, não despreze o seu marketing pessoal, estou falando verdadeiramente de marketing pessoal, não de agir como um “marketeiro barato”, destes que pretendem enganar o mundo com uma genialidade que ninguém a não ser sua própria vaidade consegue perceber.
.
Animated Gif Arrows (116)Se você tem valor, o mundo precisa ser informado deste valor, até porque os “indivíduos marketeiros” já citados estarão sempre divulgando um valor que não possuem e roubando oportunidades dos competentes omissos. Por isso, você, que é uma pessoa de valor, deve e merece ser reconhecido e as ferramentas de marketing também existem para trabalhar em favor da verdade e da ética!
.
Animated Gif Arrows (116)Quanto maiores forem as suas condições de manter a mente aberta para transitar com qualidade por ambientes multiculturais e colaborar na elaboração de cases em cada ambiente que você freqüenta, maior a sua empregabilidade!
O mundo demanda por profissionais competentes, éticos, determinados e com visão de futuro. Nenhuma competência acima da média será desprezada se não o for primeiro por quem a possui.
http://clickautonomos.com.br/wp-content/uploads/2011/04/pos_graduacao.jpgAuto-motivação significa acreditar em seus motivos para agir e, com base nesta certeza, cativar a confiança e as oportunidades que dependem daqueles que têm poder de decisão.
Sua empregabilidade depende da sua capacidade de gestão da sua própria vida e carreira. E diferenciais, devem por definição, ser DIFERENTES!
Gere impacto, torne-se merecedor de ser lembrado e desejado pelo mercado. 
Animated Gif Arrows (116)Empregabilidade é uma questão de uma excelente bagagem e um ótimo marketing pessoal.
Você deve buscar ser tão bom que até seus concorrentes tenham que admitir em silêncio: Este cara é demais! Esta garota é impossível!

Gifs ANimados Flechas (171)Carlos Hilsdorf - Considerado pelo mercado empresarial um dos 10 melhores palestrantes do Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras, apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança, Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.