O Corpus Christi é uma comemoração religiosa celebrada sempre numa quinta-feira. É feriado apenas nos municípios que assim o determinam, uma vez que não é considerado feriado nacional. Esta data é celebrada anualmente 60 dias depois da Páscoa, sempre na segunda quinta-feira depois do Domingo de Pentecostes. Corpus Christi é uma data celebrada pelos católicos. A igreja católica considera a comemoração de Corpus Chirsti uma das festas mais importantes, porque celebra a instituição da Eucaristia. A Eucaristia é um sacramento católico, um ritual sagrado, em que os fiéis recebem na missa uma partícula que acreditam ser uma parte do próprio corpo de Jesus Cristo. A Eucaristia foi instituída por Jesus Cristo, na realização da Última Ceia, quando Jesus ceou com os apóstolos antes de ser crucificado no dia seguinte, na Sexta-feira Santa. "Isto é o meu corpo, que é dado em favor de vocês; façam isto em memória de mim". (1 Cor 11, 24) A expressão Corpus Christi vem do latim e significa “Corpo de Cristo”. A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo começou no século XIII, mais precisamente em 1264, quando a Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo. De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado por dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Então, decidiu ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé. Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva. O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA
FRASE DO DIA

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Fotos ao estilo Harry Potter já começam a existir...

Quando vi,  fiquei logo fascinado. Como não percebi ainda muita badalação na internet isso quer dizer que as fotos com movimentos, ao estilo Harry Potter, ainda não estão na categoria dos virais, mas vão estar sem duvidas. É improvável que as pessoas não tenham sua atenção para tamanho avanço na arte da fotografia.
Leiam o texto que está no blog "Bombou na Web" da revista Epoca para maiores informação. O que mais me deixou encantado foram as possibilidades dessa técnica no futuro. Já pensaram? Podermos dispor de fotos com movimentos?

http://1.bp.blogspot.com/_NZOMrf8Xa78/S4DAEO7u5hI/AAAAAAAASfo/MvVFFrUVALM/S1600-R/Logotipo+Bombou.bmp

Gif animado como forma de arte

(por renan dissenha fagundes)
  •  

No universo da série de livros Harry Potter, as fotografias não são estáticas: as pessoas nas imagens se mexem, por magia. Se bem me lembro, Harry leva um susto a primeira vez que vê uma foto dessas. Mas o primeiro livro da série foi lançado em 1997 – para nós, em 2011, uma imagem estática-em-movimento não é nada de outro mundo.
Desde sempre – em termos de história da web – temos o gif animado, a resposta tecnológica para a magia dos livros de J. K. Rowling. Claro, na década de 1990 os gifs animados eram desenhos toscos que pululavam, brilhando, nas páginas: tochas, papiros, pentagramas. Mais recentemente, redescobrimos o formato para brincar de recortar pequenos trechos de filmes.
A fotógrafa Jamie Beck, de Nova York, deu mais um passo em direção às fotografias em movimento do Harry Potter, e também para a consolidação do gif animado como uma forma respeitável de arte. Nem fotografia, nem vídeo: Jamie e seu noivo, o designer Kevin Burg, chamam essas imagens, que eles começaram a criar em fevereiro, de “cinemagraphs”.
A modelo canadense Coco Rocha, transformada em diversas cinemagraphs pelo casal (inclusive o que abre este post), escreveu em seu Tumblr:  ”É claro que a tecnologia para criar gifs está aqui há décadas, mas acredito que seu potencial de expressão e impacto ainda não foi totalmente explorado no mundo da moda.” Mas Jamie vai além da moda:
  •  
 

 

 

 

 

  •  
Mais imagens no Tumblr de Jamie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.