07 DE janeiro DE 2026 ||| 4ª feira ||| Dia da fotografia e do fotógrafo ||| existem dois dias no ano em que não podemos fazer nada: o ontem e o amanhã.” (Ghandi) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro. A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo e eternizá-lo. O fotógrafo pode atuar na publicidade, jornalismo, cinema e ainda no campo artístico. Para isso, o profissional mistura os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte. Fotografia A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX. No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando cursos de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia. A origem do Dia Nacional da Fotografia O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data em que a primeira câmera fotográfica chegou ao Brasil, em 1840.


Públio Virgílio Maro (em latim: Publius Vergilius Maro; Andes, 15 de outubro de 70 a.C. — Brundísio, 21 de setembro de 19 a.C.) foi um poeta romano, por vezes reconhecido como o maior poeta da Roma Antiga. Sua magnum opus, a epopeia Eneida, que narra o ato de fundação de Roma pelo herói Eneias, é considerada o épico nacional de Roma. Também sua obra lírica, principalmente as obras Éclogas (ou Bucólicas) e Geórgicas, é frequentemente incluída entre os principais textos da literatura latina. Há ainda uma série de poemas menores, contidos na Appendix vergiliana, atribuídos a ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Virg%C3%ADlio)


domingo, 19 de setembro de 2010

VIsite o "The Art Browser", o maior catálogo on-line de artistas


Continuo assinante do Obvious e mantenho a tag dele aqui na Oficina de Gerência. É um dos mais fascinantes blogs (na verdade é uma bela revista) que conheço e certamente muitos outros milhares de blogueiros pensam da mesma forma (são cerca de 19 mil fãs no Facebook, mais 17.000 no Twiter e por ai vai...)
Trouxe mais um post daquela turma sensacional (cujos produtores não se deixam identificar). Pelo menos eu não consegui descobrir quase nada até agora e desisti de saber.
Desta vez o post é sobre arte. Maravilhosa arte dos grandes mestres clássicos e de todos os tempos. O Obvious nos aponta um outro site - que eu não conhecia - chamado "The Art Browser". Sugestivo nome pelo que traz.
Leiam a apresentação do próprio Obvious e depois vão curtir e apreciar as telas que estão apresentadas no post e os links que disponibilizei - retirados diretamente da homepage deles - e por favor parem e estudem as pinturas. São oportunidades únicas ter contato com as maiores obras primas do mundo.
.
Clique e visite o mais completo blog da internet (minha opinião)
The Art Browser, o maior catálogo on-line de artistas

"Imagine um local onde pode procurar tudo o que se relacione com arte, de forma simples e prática. Onde se pode informar rapidamente acerca de qualquer movimento artístico, sem demorar mais do que 2 minutos. Onde além de texto, pode ver o espólio de cada artista, se tal puder ser encontrado na rede. É disso mesmo que se trata o The Art Browser: partindo do conceito da Wikipedia, é uma nova enciclopédia de arte que aglomera centenas de artistas. Fácil de usar e com um aspecto bastante limpo, alia as categorias da artcyclopedia.com e as imagens da art.com.
Os movimentos artísticos estão dispostos por século, onde os artistas são encaixados e, por isso, o grande ponto forte deste site é a sua alta organização: nunca nos perdemos no meio de tanta informação. Cada movimento tem uma breve explicação das suas características, tal como cada artista: mas, se quiser saber mais, existem links directos para a Wikipedia e outros sites. Depois, são também colocadas todas as imagens encontradas de cada artista e aí é uma verdadeira surpresa: só Picasso tem mais de 500 imagens de alta qualidade - desde as mais conhecidas às pequenas ilustrações e capas de revista; tudo pode ser encontrado. 
Ao todo, são centenas de artistas que podem ser escrutinados neste site. Há Matisse, Monet, Van Gogh, Dali, mas também muitos outros menos conhecidos: desde Andrea Pisano, Simone Martini e Pietro Cavallini a Jacob Lawrence, Romare Bearden e Ellis Wilson. Tudo o que se possa pensar entre o Pré-Renascimento e os dias de hoje está aqui, à distância de um clique."
The Art Browser - (clique sobre os links)

  1. Pablo Picasso
  2. Vincent Van Gogh
  3. Claude Monet
  4. Leonardo Da Vinci
  5. Salvador Dali
  6. Henri Matisse
  7. Andy Warhol
  8. Georgia O'Keeffe
  9. Wassily Kandinsky
  10. Peter Paul Rubens
  11. Rembrandt
  12. Michelangelo
  13. Edouard Manet
  14. Paul Cezanne
  15. Joan Miro
  16. Titian
  17. Renoir
  18. Marc Chagall
  19. Gustav Klimt
  20. Raphael
  21. Paul Gauguin
  22. Goya
  23. Paul Klee
  24. Edgar Degas
  25. Diego Rivera
  26. Frida Kahlo
  27. Albrecht Durer
  28. Pieter Bruegel
  29. Frida Kahlo
  30. J.M.W. Turner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.