25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 4 de setembro de 2010

Cartoons expressam problemas dos EUA e do mundo

http://cartoons2003.no.sapo.pt/imagens/cartoons.jpg

M
ais cartoons que retirei da revista Time (Cartoons of the Week) e do site About.com.  Infelizmente, no Brasil, a arte dos cartoons está ainda muito restrita e dirigida para as elites e os intelectuais. Não são populares. 
É diferente nos EUA e na U.E. onde os grandes jornais e revistas dão grande destaque aos cartunistas publicando seus desenhos e concedendo-lhes generosos espaços que por sua vez são vistos, lidos e comentados. Lembremo-nos que foi por causa de um cartoon fazendo piada com Maomé que os muçulmanos quase abrem uma guerra santa contra o ocidente.
Como sempre procurei colocar temas compreensíveis para nossa realidade evitando os que tenham relação direta com os assuntos internos dos países de origem dos cartoons.
Destaco, pessoalmente, o primeiro cartoon que mostra e satiriza com muita criatividade a retirada das tropas americanas do Iraque. A charge está sensacional e expressa com perfeita percepção o que pensa o mundo inteiro sobre essa medida determinada pelo presidente Barack Obama. Cada leitor deverá procurar o que diga mais respeito ao seu interesse.
Chamo sempre a atenção para o poder dos cartoons quando tratam de temas políticos e sociais pois falam mais alto do que os editoriais e a mídia tradicional. Divirtam-se e aprendam...



Political cartoons
Cartoon perfeito. Nem precisa ser explicado.

http://img.timeinc.net//time/cartoons/20100903/cartoons_01.jpg
A paz no Oriente Médio ameaçada pelo Hamas...

Political cartoons
A saída das tropas americanas do Iraque as encaminha para o Afeganistão.


Political cartoons
Cobrança do Partido Republicano que pressiona Obama ao lhe dizer: "Pare de se mostrar tão impotente e faça algo para melhorar a economia".


Political cartoons
Critica forte contra a fase economica do governo Obama: O homem de negócios - espojando-se no dinheiro destinado aos projetos de Obama para os benefícios (saúde, previdencia, etc) diz para as pessoas: "Porque vocês não estão gastando mais para colocar a economia em movimento?"

Political cartoons
Outro cartoon sobre o retorno das tropas americanas e a manutenção delas no Afeganistão.


Political cartoons
Economia de novo. Placa na frente da Casa Branca diz: "À venda para encerramento". Lá dentro o Presidente Obama, interessado em vender,  pergunta a alguém: "E então, ninguém tem verificado as últimas cotações dos valores do mercado imobiliário

Political cartoons
Critica pesada à frase do Presidente Obama - "Missão cumprida" - para justificar a retirada das tropas do Iraque. Diz o soldado no primeiro quadrinho: "Missão cumprida (tendo à volta um Iraque destroçado). No segundo quadrinho completa: " Seja lá o que isso queira dizer".

http://0.tqn.com/d/politicalhumor/1/7/F/c/3/Beck-Obama-Racist.jpg
Critica ao (ridiculo) direitista americano Glenn Beck. Ele discursa em frente à estátua de Abraham Lincoln quando afirmou que Obama era racista. Lincoln, visivelmente aborrecido diz:"Alguém atire em mim! De novo!"

http://0.tqn.com/d/politicalhumor/1/7/V/c/3/Welcome-Home-Troops.jpg
Soldado voltando do Iraque e vendo os EUA com a taxa de empregos mergulhada em lama: "E eles disseram que o Iraque era um atoleiro..."

http://0.tqn.com/d/politicalhumor/1/7/B/c/3/WMD-Found.jpg
Critica pesadíssima. Tio Sam ao sair do Iraque olha para si mesmo no espelho e diz: "Hey, eu finalmente encontrei a weapon of mass destruction (WMD)" ou seja a arma perfeita da destruição em massa.

http://cagle.com/news/Afghanistan2010/images/fitzsimmons3.jpg
Obama quer continuar sua guerra contra o Talibã no Afeganistão à procura de Bin Laden e dos negócios para reconstrução do país. Busca apoio do Tio Sam para a logica de sua ação e recebe a resposta de que a "caixa do bom senso" está vazia. Pode também ser entendida de que não existem recursos disponíveis para a manutenção da guerra. Fico com a primeira opção.

http://cagle.com/news/Afghanistan2010/images/darkow.jpg
O "navio" da guerra no Afeganistão que representa o General McChrystal (comandante das tropas) está indo a pique  com rombos causados pelos problemas da corrupção do governo de Karzai, pela ajuda do Paquistão ao Talibã e pelas perdas de vidas norte-americanas. Alguém diz a Obama: "Capitão Obama, temos um rombo no casco" e Obama responde: "Que pena, e ele (o general) estava indo tão bem".

http://www.cagle.com/working/100904/matson.jpg
Critica à politica economica de Obama. Um desempregado, fã de Obama, olha para a praia cujas ondas destruíram o estimulo ao trabalho. A charge critica a falta de ação do governo para gerar empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.