25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

domingo, 5 de setembro de 2010

Tiririca na política é uma expressão legitima do seu eleitorado.


Quem acompanha o meu blog sabe que não escrevo sobre política ou religião. Não é a minha proposta e, portanto não abordo temas que possa causar esse tipo de polêmica que é inócua.
Digo isso porque quem imaginar que falando da candidatura do Tiririca a deputado federal por São Paulo estou abordando a temática política está enganado.
http://3.bp.blogspot.com/_n9_vdklTM9c/S9mZSCSHulI/AAAAAAAAQLw/nkXMD4uZAz4/s1600/clodovil.jpgO que eu quero destacar nesse post é o enorme preconceito que grande parte da mídia de São Paulo, principalmente, mas também as mídias de outras capitais estão tratando o Tiririca, ou melhor, o cidadão Francisco Everaldo Oliveira Silva. O desprezo por sua postulação a um cargo eletivo é um sintoma flagrante de como a sociedade "esclarecida" (assim mesmo entre aspas) não consegue perceber p quão distante ela está das realidades do Brasil.
Que tipo de perfil deveria ter o Tiririca para ser respeitado pelos "comentaristas especializados"? Ou pelos empresários da Av. Paulista? Ou ainda pela chamada classe de alta renda, ou melhor, as classes A e B das pesquisas? 
Porque não Tiririca na câmara dos deputados? Lá estiveram os representantes do eleitorado que elege candidatos do mesmo alinhamento. Os especialistas - de forma pejorativa - classificam esses candidatos como escolhidos pelo "voto debochado". Que seja! São representantes daquela parcela de eleitores que os escolheram. 
Em nossa historia política sempre existiram esses candidatos. Famoso ficou o hipopótamo Cacareco que em 1958 "elegeu-se" com a maior votação daquela eleição para a Câmara Municipal de São Paulo. Foi naquela ocasião um voto de protesto aliado ao deboche e bom humor do nosso povo. Assim foi - de certa forma - com Juruna, Agnaldo Timotéo (que se elegeu várias vezes e ainda continua disputando eleições), recentemente Clodovil  e tantos outros.
http://img.socioambiental.org/d/238907-1/xavante_16.jpg
Por isso mesmo produzo esse post para colocar uma pitada de opinião nessa história. Os votos que serão dados a Tiririca não serão nada mais, nada menos do que a expressão de grande parcela dos eleitores de baixa renda e baixa escolaridade em São Paulo. Serão em sua maioria aqueles que não tendo acesso ou entendimento dos enfadonhos, ininteligíveis e vazios  discursos políticos vistos  pela televisão irão escolher alguém que esteja em sintonia com eles. Que fale seu “idioma”. E que de certa forma irá incomodar - com sua presença legitimada pelos votos - os "donos do poder" com sua figura hilariante e destoante na Câmara dos Deputados Federais aqui, em Brasília. Será até divertido.
Tomara que ele seja eleito. A política brasileira certamente está precisando dessa lufada de  novos ventos naqueles velhos tapetes e corredores da Câmara Federal. Tenho certeza de que a presença de Tiririca vai fazer muitos deputados repensarem suas relações com os eleitores e com a missão politica  a que se dedicaram.
Para ilustrar o post coloquei uma matéria publicada recentemente pela Folha de São Paulo sobre o Tiririca candidato. Leiam e percebam nas entrelinhas a postura preconceituosa do entrevistador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.