18 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA - DIA NACIONAL DO ESPIRITISMO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 4 de setembro de 2010

Acordo ortográfico em uma folha só.

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUxhqbVX8IS9vv8kVSBQ0lAX4shUCRPzg0nvHYxa9JO711N_WVDUjCxGaYIuMXqms-aGT3PvIbky2IbewQw7vIGj8RxhjxjhvSNsDHPVDnWZfZHMeyeWA27Pqbdis7nlwl6sBBJTdl2zL6/s400/acordo2.jpg 
.
 .

Recebi por e-mail este quadro com um resumo das principais regras do novo acordo ortográfico para nossa língua. Achei muito prático e o transferi como imagem para o blog. De quebra conheci o blog "Dicas de Português (clique no logotipo abaixo e conheça o site) do professor Sergio Nogueira.

Venho procurando manter ativa a tag "Dicas de Português" na Oficina de Gerencia porquanto cada vez mais observo um declínio entre os jovens técnicos que lutam nos seus cotidianos pelo lugar ao sol corporativo.

É assustadora a falta de cuidados e atenção com a boa aplicação das regras do nosso idioma, na linguagem escrita, que engenheiros, advogados, jornalistas, contadores e todos os tipos de técnicos de nível superior que circulam nos ambientes dos escritórios e empresas "praticam" alegremente nas linhas dos documentos que circulam na burocracia administrativa.

Claro que existem exceções, mas são tão poucas que não chegam nem para servir de exemplo. Os erros mais comuns e triviais são cometidos pela simples falta de se dar uma olhadela no dicionário ou mesmo na internet. Sim, na internet! Atualmente a internet dispensa tranquilamente o uso de dicionários para quem deseja tirar uma duvida ou buscar uma determinada expressão.

De vez em quando venho ao blog com alguma dica que descobri ou como agora, compartilhar orientações que tenha "descoberto" a respeito da nossa língua que, reconheço, não é nada fácil. Como de resto creio são todos as demais.

Há, sim, que se estudar muito, ler muito porque é lendo que aprende mais depressas e se dedicar a não cometer asneiras gramaticais. Falar com erros e vícios embora seja desagradável ainda é aceitável, mas escrever com erros grosseiros de linguagem é imperdoável para quem teve (e ainda tem) a oportunidade de aprender. 
Clique no logotipo e visite o blog do Professor Sérgio Nogueira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.