23 DE ABRIL DE 2024 – 3ª FEIRA - DIA DO ESCOTEIRO DO BRASIL


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

19 de Fevereiro - Hoje na Historia (Today in History) -- 2ª Batalha dos Guararapes (1649); Iwo Jima: tem início uma das mais sangrentas batalhas da 2ª Guerra Mundial (1945)

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhlF5NFZegPdIgXobuq82rw3wXU9PH3XUYJ57GO_CHzzeaeSQB9TBltO0hbJ2ndgeLBWmKL5CrlqsF3nMRbL_r-3Ym16310WjkZhDa_5CLOCNTSQRj6h2XK3W91pfUVdY6Yk-W1-ExxUpwc/s200/TODAY+IN+HISTORY.bmp

19 de fevereiro

Today in History" é a série que a Associated Press* criou no YouTube para lembrar a cada dia os fatos históricos mais destacados (sob o ponto de vista deles) que aconteceram na data.
Nos links abaixo estão as tags que a Oficina de Gerencia mantem ativos sobre os eventos da História. Clique sobre eles e dê um belo passeio pelo conhecimento e pela cultura.
Bullets gif file


Leia, abaixo, os eventos registrados no vídeo:
  • 1945 - U.S. Marines começam o desembarque em Iwo Jima;  
  • 1942 - Presidente Franklin D. Roosevelt dá aos militares dos EUA autoridade para deter e transferir os americanos japonês.
Bullets gif file


19 de fevereiro é o 50º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 315 para acabar o ano (316 em anos bissextos)
.
Ficheiro:Meirelles-guararapes.jpg
A Batalha dos Guararapes, óleo sobre tela por Victor Meirelles de Lima. (clique na imagem)

Bullets gif file

Eventos históricos

Ficheiro:Real Colegio dos Nobres.jpg
Ficheiro:Joana Angelica martirio.jpg
  • 1822 - Insurreição pela independência brasileira na Bahia. Morre a freira Joana Angélica.
  • 1926 - Um exemplar da Bíblia de Gutenberg, o primeiro livro impresso, é leiloado em Nova York por US$ 106 mil.
  • 1915 - Inglaterra bombardeia as fortificações de Galipoli, na Turquia.
http://www.militaryimages.net/photopost/data/563/11wappen1.jpg..http://accel6.mettre-put-idata.over-blog.com/0/39/65/84/nouveaU/Rommel_in_Africa1941.jpg
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/historia/imagens/geral_iwo_jima_hasteamento.jpg
Seis soldados participaram do hasteamento, mas na foto um deles não está visível. Três dos soldados que participaram do evento acabaram morrendo durante combates em Iwo Jima. Segundo relatos de veteranos, a bandeira hasteada elevou a moral dos combatentes norte-americanos na ilha. O fato foi comemorado, mas a batalha ainda estava longe do fim.
.

Paisagem dantesca: resquícios das duríssimas batalhas no terreno acidentado de Iwo Jima
http://ecx.images-amazon.com/images/I/51qXtNNG4VL.jpg
Com freqüência se perguntava a Simon Wiesenthal o motivo de ter se dedicado a capturar nazistas. Numa dessas vezes, ele respondeu a um amigo que era joalheiro: "Quando morrermos e chegarmos ao outro mundo, os milhões de judeus mortos pelos nazistas nos perguntarão o que fizemos em todo esse tempo que sobrevivemos a eles. Você dirá: 'eu me dediquei à ourivesaria', outro dirá: 'eu construí casas'. Eu lhes direi: não me esqueci de vocês". (clique na imagem)


Eventos Desportivos


http://www.escudosonline.com/america_sul/Brasil/bahia/bahia_n.jpg
(clique sobre a imagem)
  • 1989 - O Esporte Clube Bahia vence, pela segunda vez, o campeonato brasileiro de futebol em final contra o Internacional - RS.

Nascimentos

http://www.martarocha.com.br/wallpapers/papel/papel10_800x600.jpg
.
http://www.martarocha.com.br/wallpapers/papel/papel07_640x480.jpg
(clique sobre a imagem)
Dizer que Martha Rocha é uma ex-modelo brasileira é um erro crasso da Wikipédia. Primeiro que ela nunca foi modelo. Esta profissão nem existia - como hoje - naqueles tempos. Martha foi, sim, dos 18 anos em diante um símbolo da beleza da mulher brasileira de sua época (1954) até hoje.
Pela primeira vez na história popular do Brasil um segundo lugar (Miss Universo) foi comemorado como se fosse o primeiro. Martha foi considerada, pela mídia da época (inclusive nos EUA onde o concurso aconteceu), a verdadeira Miss Universo 1954.
Ah! Um detalhe importante: naqueles tempos concurso de miss disputava com o futebol a atenção da opinião pública. Era coisa séria.


Falecimentos

Ficheiro:Afonso Arinos de Melo Franco.jpg

Bullets gif file


Bullets gif file

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.