19 DE MARÇO DE 2024 – 3ª FEIRA



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 28 de novembro de 2009

Aprenda como destruir sua carreira com cinco atitudes.

As melhores coisas que a gente acha na internet normalmente são fruto do acaso não é mesmo? 
Estava eu navegando sem rumo certo na rede e eis que me deparo, pela via do Google Imagens (meu preferido para buscas), com a reportagem abaixo no site da revista "Computerworld". 
Já conhecia a revista, tradicional e consagrada na sua corporação, mas a materia é sensacional para quem está trafegando na avenida do mundo corporativo. A partir do título "5 Maneiras Fáceis de Matar Sua Carreira" já atrai a curiosidade do leitor interessado. Sim, porque todos nós temos uma carreira ou em curso ou em construção.
Além do mais reduz a cinco itens a possibilidade de alguém destruir a própria vida profissional o que, convenhamos, é uma simplificação brilhante. É claro que existem diversas outras circunstância que levam alguém a "matar a própria carreira", todavia são mais dificeis de acontecer nos cotidianos das empresas.
56504335, Shape&Content /Stock Illustration Source
O melhor do artigo é que os cinco itens listados correspondem perfeitamente à realidade do universo corporativo. Qualquer uma das cinco alternativas apontadas vai detonar a carreira do infeliz que as tenha produzido. E o mais incrivel disso tudo é que qualquer uma delas tem sempre oportunidade de acontecer, pois são frutos de comportamentos e maus-hábitos que muitos profissionais não se preocuparam em corrigir ao longo de suas trajetórias. 
São elas: Enviar e-mail impróprio; Humilhar colaboradores; Contradizer o chefe em público; Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia; Eliminar possibilidades de retorno ao sair.
Posso dizer que já presenciei todas elas acontecerem. Algumas por profissionais que estavam a mim subordinados. E é verdade. Não há desculpas para nenhuma delas. Quem as praticou ou vier a pratica-las, pelo menos comigo, perdeu e perderá a chance de fazer parte da minha equipe.

dv1162005, David Ellis /Digital Vision
Ah! Faltou dizer que nem no meu período de início de carreira profissional e mesmo nas atividades extracurriculares consegui cometer nenhum destes deslizes. E não tive dificuldade em fazer isto porque são maus hábitos que não contrai ou não desenvolvi por conta da educação recebida e por cultivar a sensatez que, de resto, está gratuitamente disponível para quem queira dela fazer uso.
Leiam com atenção, pois são ótimos conselhos. E não pense que está isento de cair em uma dessas armadilhas. A vaidade exacerbada, a arrogância da autoconfiança e a cabeça quente são os maiores detonadores dessas atitudes. Já vi profissionais inteligentes e preparados contradizerem seus diretores, em reuniões importantes, por conta de presunção, pretensão e jactância. Apesar de alguns terem até pedido desculpas, em pouco tempo nenhum deles "sobreviveu" na corporação. 

 
[clique sobre o logotipo e visite o site]

5 maneiras fáceis de matar sua carreira

1 - Enviar e-mail impróprio 
  • 1 - Enviar e-mail impróprio: A maioria das pessoas é suficientemente lúcida para evitar piadas de mau-gosto na comunicação corporativa. O maior problema dos funcionários é o das respostas impulsivas a e-mails. Leia bem antes de responder para evitar má-interpretação e evite as respostas coléricas.
2 - Humilhar colaboradores
  • 2 - Humilhar colaboradores:Nunca despreze funcionários ou critique-o na sua ausência, mesmo se for em conversa com terceiros  ou com clientes. Essa informação pode chegar aos ouvidos da pessoa humilhada e sua situação pode ficar delicada. Mesmo que você considere algum membro de sua equipe um idiota, não diga isso a colegas ou a clientes.



    3 - Contradizer o chefe em público


  • 3 - Contradizer o chefe em público:Você pode até achar que está fazendo um favor para seu chefe ao corrigi-lo em público, durante alguma apresentação. Mas na verdade, o mais provável é que ele fique aborrecido e imagine que você o colocou em uma situação em que fez papel de bobo. Aproveite algum intervalo e fale sobre o equívoco de forma delicada para que ele mesmo corrija posteriormente.
4 - Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia
  •  4 - Cometer erros sociais grosseiros em um evento da companhia: As festas da empresa são momentos agradáveis de socialização, mas você não precisa comer demais e beber ao ponto de se embriagar. Tome cuidado com os convidados que você leva e não reclame da empresa ou do seu chefe. Só fale de trabalho se for algo positivo.
5 - Eliminar possibilidades de retorno ao sair 
  •  5 - Eliminar possibilidades de retorno ao sair: Muitas pessoas têm a fantasia de sair da empresa criticando o chefe e falando tudo o que tem vontade. No entanto, você nunca sabe quando precisará novamente da empresa em momentos de turbulência do mercado. Procure sair bem relacionado, sempre deixando as portas abertas.  
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjjEnXKvt3LydM5_EPxWzG2lsGxlwCQ9T-qUIu_w18cLv4aIsi8cFqusC4xdGhvuZIMQJCwaXyIbgd1nwRFk6FlVN8Cwa2vCS5e-jUIoAOOwHoTy1uo5EPyoM1MiHKu6T-VHTqTvxYDUrIA/s320/imagens_25_set007.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.