27 DE ABRIL DE 2024 – SÁBADO - DIA DA EMPREGADA DOMÉSTICA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

sábado, 20 de junho de 2009

Como Sam Walton, você também privilegia seus "clientes" ?

http://zenello.files.wordpress.com/2009/05/sam.jpg

Desnecessário dizer quem foi Sam Walton. (clique aqui também). Apesar de ter falecido em 1992 sua filosofia empresarial foi mantida por suas empresas e a rede Wall Mart ( com 4.900 lojas em muitos paises) continua liderando os negócios na sua área (faturamento, que chega a cerca de US$ 256 bilhões).

A mensagem que está no texto abaixo é - segundo se diz - um discurso que Sam Walton teria feito (ninguém sabe nem quando ou onde) para seus funcionários. Pelo menos está assim em tudo quanto site que se pesquise o assunto.

O texto é muito conhecido e divulgado, mas não dá para deixar de lado; principalmente nestes tempos de crise onde os clientes são "disputados à tapa". Na verdade o texto é uma elegia ao cliente. Diga-se, de passagem, que Walton sempre apostou no cliente. No seu cliente e não é à toa que construiu seu império.

Cada um de nós, independentemente de sermos empresários ou empregados, chefes ou subordinados, donos ou assalariados, também temos nossos clientes. Afinal de contas, se você é um técnico de corporação deve trabalhar com algum produto; certamente vai procurar "vende-lo" para alguém.

Seja o seu chefe ou seus colaboradores ou sejam ainda seus colegas, todos são seus clientes e é para eles que você trabalha. Seus filhos (se os tiver) são seus clientes; seus amigos também o são; seus colegas de trabalho idem. Enfim, perceba que todos que nos cercam são "nossos clientes". Para cada um temos "produtos para oferecer e vender". A mensagem é: reconheça e saiba diferenciar bem os seus clientes. Procure oferecer-lhes e vender os produtos que cada um deles queira comprar.

Quais seriam? São muitos. Por exemplo, lealdade não é um produto raro no mercado? Você tem para oferecer e "vender"com bom preço" aos seus amigos, colegas e familiares? Generosidade não seria um outro "produto"? E fico por aqui deixando-lhes pensar que outros artigos vocês tem para oferecer à sua clientela...

Leiam o texto e estejam abertos às reflexões que ele oferece. Garanto-lhes que é um bom produto este que a Oficina de Gerencia oferece aos seus visitantes.




Mensagem de Sam Walton
(fazendo a abertura de um programa de treinamento para seus funcionários)

“Eu sou o homem que vai a um restaurante, senta-se à mesa e pacientemente espera, enquanto o garçom faz tudo, menos o meu pedido.
Eu sou o homem que vai a uma loja e espera calado, enquanto os vendedores terminam suas conversas particulares.

Eu sou o homem que entra num posto de gasolina e nunca toca a buzina, mas espera pacientemente que o empregado termine a leitura do seu jornal.
Eu sou o homem que, quando entra num estabelecimento comercial, parece estar pedindo um favor, ansiando por um sorriso ou esperando apenas ser notado.

Eu sou o homem que entra num banco e aguarda tranqüilamente que as recepcionistas e os caixas terminem de conversar com seus amigos, e espera.
Eu sou o homem que explica sua desesperada e imediata necessidade de uma peça, mas não reclama pacientemente enquanto os funcionários trocam idéias entre si ou, simplesmente abaixam a cabeça e fingem não me ver.

Você deve estar pensando que sou uma pessoa quieta, paciente, do tipo que nunca cria problemas. Engana-se. Sabe quem eu sou?
Eu sou o cliente que nunca mais volta!

Divirto-me vendo milhões sendo gastos todos os anos em anúncios de toda ordem, para levar-me de novo à sua firma. Quando fui lá, pela primeira vez, tudo o que deviam ter feito era apenas a pequena gentileza, tão barata, de me enviar um pouco mais de “cortesia”.
“Clientes podem demitir todos de uma empresa, do alto executivo para baixo, simplesmente gastando seu dinheiro em algum outro lugar.”



Curiosidades sobre Sam Walton e sua rede Wall Mart

Sam Walton possuía hábitos simples, sempre lavava o próprio prato após as refeições e sua filosofia para a Wal-Mart era: não há preço baixo na loja sem custo na empresa. Por isso, é preciso economizar cada centavo.

A essência da empresa de Sam Walton sempre foi e continua sendo o preço baixo de seus produtos.

Ele também impôs uma série de rituais preservados até hoje. Tais como:

  • Antes de toda reunião todos bradam cada letra da palavra Wal-Mart, dão uma rebolada ao anunciar o hífen e soltam os pulmões para gritar que o cliente é o número 1, sempre.
  • Todos os funcionários entoam o grito de guerra da empresa mesmo que morram de vergonha.
  • Quando um cliente chega a menos de 3 metros de distância, todo funcionário deve sorrir e perguntar educadamente: "Oi, como vai?"
  • Plano de crescimento e de carreira para seus associados, e ainda a participação nos lucros
  • Sam Walton encorajava seus executivos a ir à sede da empresa aos sábados para uma reunião com suas famílias hábito que se mantém até hoje.
  • O Wal-Mart nutre antipatia visceral por sindicatos.
  • Qualquer funcionário pode se queixar dos chefes aos executivos do escalão superior.
  • Os escritórios da empresa e as roupas usadas pelos funcionários são simples espartanos, o que ajuda a diminuir os custos.
  • A cultura do Wal-Mart lembra uma cidadezinha americana, com valores familiares conservadores.
  • A reunião anual de acionistas, na pacata Bentonville, tem shows de música pop e astros do cinema.

ANI3DhrRedBarC.gif (4505 bytes)

PS - Publiquei este discurso do Sam Walton no dia 10/10/2008 com uma roupagem mais simples no post (naquele tempo ainda não "dominava" alguns recursos para melhorar o visual do blog). Estou deletando aquele post mas deixo publicads abaixo os comentários que lhe foram dirigidos:

Blogger Nícholas Fernandes Gimenes disse...

EXCELENTE Herbert! Obrigado por este post!!! :D

10/10/08 23:03Excluir

Blogger Herbert Drummond disse...

Caro Nicholas,
Você, como sempre, gentil e generoso. Sabia que quando estou selecionando artigos corporativos uma das pessoas que penso é você?
Acho fantástica essa sua sede de aprender e conhecer os pensamentos e textos dos grandes consultores e personalidades empresariais.
Continue assim. Posso lhe dizer que devo - pelo menos - 40% da minha experiência a estas ferramentas. Pode crer que você está no caminho certo.
Grande abraço e sucesso sempre.

11/10/08 00:06Excluir

Blogger Caio Camargo disse...

Parabens pelo blog.
Estou adicionando ele ao meus favoritos.

Tambem tenho um blog, especialmente focado no varejo, onde abordo temas como merchandising e exposição de mercadorias, bem como dou dicas e respondo á perguntas de leitores.

Um grande abraço

Caio Camargo
http://falandodevarejo.blogspot.com

16/10/08 09:41

ANI3DhrRedBarC.gif (4505 bytes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.