14 DE JULHO DE 2025 ||| 2ª FEIRA ||| DIA DA LIBERDADE DE PENSAMENTO - DIA DA QUEDA DA BASTILHA ||| DOAR SANGUE É UM ATO DE SOLIDARIEDADE E AMOR AO PRÓXIMO. |||

Bem vindo

Bem vindo



José Julián Martí Pérez (Havana, 28 de janeiro de 1853 — Dos Ríos, 19 de maio de 1895) foi um político nacionalista, intelectual, jornalista, ensaísta, tradutor, professor, editor, poeta e maçom cubano, considerado um herói nacional cubano por causa de seu papel na libertação de seu país da Espanha. Ele também foi uma figura importante na literatura hispanófona. Foi muito politicamente ativo e é considerado um importante filósofo e teórico político. Através de seus escritos e atividade política, ele se tornou um símbolo da tentativa de independência de Cuba do Império Espanhol no século XIX, e é conhecido como o "Apóstolo da Independência Cubana" (em seu país natal, também chamado como «El apóstol»). Foi criador do Partido Revolucionário Cubano (PRC) e organizador da Guerra de 1895 ou Guerra Necessária. Seu pensamento transcendeu as fronteiras de sua Cuba natal para adquirir um caráter universal. Desde a adolescência, dedicou sua vida à promoção da liberdade, independência política para Cuba e independência intelectual para todos os hispano-americanos; sua morte foi usada como um grito pela independência cubana da Espanha tanto pelos revolucionários cubanos quanto pelos cubanos anteriormente relutantes em iniciar uma revolta.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Renê Descartes. Conheça um pouco deste genio da raça humana.

Renê Descartes - Retrato por Frans Hals (1648)


Grandes Pensadores



Pensamentos de René Descartes
René Descartes é um extraordinário personagem da história da humanidade, considerado um dos homens mais sábios de todos os tempos. Seu saber é um poço inesgotável de auto-conhecimento.


°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°°

* Muitas vezes as coisas que me pareceram verdadeiras quando comecei a concebê-las tornaram-se falsas quando quis colocá-las sobre o papel.

* A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados.

* Basta ajuizar bem para bem fazer, e julgar o melhor que nos seja possível para fazermos também o nosso melhor.

* Não basta termos um bom espírito, o mais importante é aplicá-lo bem.

* Quando se tem demasiada curiosidade acerca das coisas que se faziam nos séculos passados, fica-se quase sempre na grande ignorância das que têm lugar no presente.

* Tomei a decisão de fingir que todas as coisas que até então haviam entrado na minha mente não eram mais verdadeiras do que as ilusões dos meus sonhos.

* Apenas desejo a tranquilidade e o descanso, que são os bens que os mais poderosos reis da terra não podem conceder a quem os não pode tomar pelas suas próprias mãos.

* Não existem métodos fáceis para resolver problemas difíceis.

* É propriamente não valer nada não ser útil a ninguém.

* Os homens que se emocionam com as paixões são capazes de ter mais doçura na vida.

* A filosofia que cultivo não é nem tão bárbara nem tão inacessível que rejeite as paixões; pelo contrário é só nelas que reside a doçura e felicidade da vida.

* Quase nunca me fio nos primeiros pensamentos que me vêm à mente.

* Quando gastamos tempo demais a viajar, tornamo-nos estrangeiros no nosso próprio país.

* Não há nada que dominemos inteiramente a nao ser os nossos pensamentos.


* As paixões são todas boas por natureza e nós apenas temos de evitar o seu mau uso e os seus excessos.

* Apenas compete aos soberanos, ou aos que por eles são autorizados, regular os costumes alheios.

* Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela.

* Hoje, não poderia conceder demais à minha desconfiança, visto que, agora, não é tempo de agir, mas apenas de meditar e de conhecer.

* Não há nada no mundo que esteja melhor repartido do que a razão: toda a gente está convencida de que a tem de sobra.

* Mesmo os mais perfeitos espíritos terão necessidade de dispor de muito tempo e atenção

* Ninguém pode conceber tão bem uma coisa e fazê-la sua, quando a aprende de um outro, em vez de a inventar ele próprio.

* Divide as dificuldades que tenhas de examinar em tantas partes quantas for possível, para uma melhor solução.

* O bom senso é a coisa do mundo mais bem distribuída: todos pensamos tê-lo em tal medida que até os mais difíceis de contentar nas outras coisas não costumam desejar mais bom senso do que aquele que têm.

* Viver sem filosofar é o que se chama ter os olhos fechados sem nunca os haver tentado abrir.

* Quando se é demasiado curioso de coisas praticadas nos séculos passados, é comum ficar-se ignorante das que se praticam no presente.
------------------------------------------------------

Nota: As frases acima foram retiradas do site "Pensador"


------------------------------------------------------
Leia mais sobre René Descartes clicando aqui e aqui
***********************************************************************

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.