05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

domingo, 25 de outubro de 2009

A Arte de William Whitaker



http://4.bp.blogspot.com/_lpC75j8PAGg/SUQ-AQVcVlI/AAAAAAAAAkE/0HKCbh6YDMk/s400/ist2_3616224-paleta-de-pintor.jpg
Quero apresentar aos meus amigos da blogosfera um artista (pintor) que é desconhecido no Brasil.  Quando digo "apresentar" estou sendo pretensioso pois, obviamente, não conheço William Whitaker pessoalmente. Conheço sim, na internet, as suas pinturas. E já fazem muitos anos. Há pelo menos uns oito anos tive oportunidade de me deparar com imagens de suas telas e fiquei encantado.
Como não sou um esperto na materia não poderei fazer nenhuma avaliação tecnica. Apenas digo que as pinturas de Whitaker cairam no meu gosto. Principalmente porque confesso-me um enamorado do estilo clássico, academico. Gosto das pinturas que retratam momentos, expressões das pessoas e que passam a impressão de que o artista conseguiu captar em muitos detalhes o objeto de sua tela.
É assim que vejo a pintura de William Whitaker. Tenho as imagens de todas as telas dele que estão no site e gosto de todas.  Faço-as constar da minha coleção de "wallpapers", proteção de tela e tudo que possa me fazer aprecia-las sempre.
Já disse que Whitaker não é conhecido no Brasil. Não sei por que. Talvez por não ser um astro da arte nem lá nos EUA, sua terra. É respeitado, tem muitos links no Google, mas não vejo ou leio falar muito dele. Entretanto em sites de leilões, já vi obras dele no valor de US$ 15.000,00. Por isso resolvi "apresenta-lo"  aos amigos e leitores da Oficina de Gerencia e compartilhar o conhecimento da arte de William Whitaker.



     drawing by Paul Calle
[clique na imagem e conheça um pouco mais sobre o artista)
 

http://www.williamwhitaker.com/A_PICTURE_FILES/12_GALLERY_1/LARGE_1/danceCU.jpg
Dancer                       18x15" oil on panel                  1997
  •  

Lakota Prairie Rose                                  36x48" oil on canvas                                           1999



 High Brasil             9 x 12" oil on panel                 1992
A fantasy based on the mythical kingdom of High Brasil




                             Path to Cascade Springs        10 x 8" oil on panel             1993
The fall of 1992 was especially colorful in the Wasatch Mountains.


\
                     Indian Territory               24 x 20" oil on panel                                2001


Plains Portrait      24x18" oil on canvas        2000




Whitaker dá um seminário na Universidade Brigham Young, Fall 2002.
[Clique na foto para conhecer um breve comentario sobre a arte de Whitaker] 


Talisman                 16x12" oil on panel                  1999


Drummer      18 x 12" oil/ on panel       1996
A young United States Volunteer Infantry drummer, Army of the Potomac, circa 1862


The Open Window          12x9" oil on panel               1993


http://www.pointshop.com/id-1670/ImgUpload/P_36868394_2153845.JPG

http://www.wolffair.com/graphics/Whitaker,William_violinist.jpg

oil painting tutorial
Elfin Cove Oil Painting by William Whitaker



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.