21 DE MAIO DE 2024 - 3ª FEIRA - DIA DO AFILHADO



FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 13 de julho de 2023

Você tem Inteligência Emocional ? Teste e aproveite para saber.

 




Desde que Daniel Goleman estruturou o conceito de Inteligência Emocional (IE), as relações humanas, em todos os níveis possíveis foram afetadas; e normalmente em benefício do humanismo. Posso afirmar que desde quando o seu famoso livro foi lançado em 1995 me interessei pelo tema e passei a me aprofundar para entender bem os fundamentos da IE, ampliá-los e aplicá-los nas minhas vertentes sociais (trabalho, família, amigos, atitudes, forma de pensar e relações pessoais em geral).

Não vou aqui me atrever a sequer tergiversar sobre o que seja e como é que funciona a IE. É algo muito, muito pessoal. Cada um tem a sua idéia de como é que vai entender e aplicar a IE. A minha definição de IE é até  simplória, mas funciona comigo.  Resume-se a: “administrar minhas emoções, com inteligência”. Simples assim.  

A bibliografia é intensa e prolífica;  são mais de 52 milhões de links a respeito no Google; todavia se o leitor se interessar em conhecer um bom resumo da história da IE pode clicar aqui; foi o melhor link que encontrei.

O objetivo do post é aplicar um teste rápido e, principalmente, provocar a reflexão do leitor sobre o autoentendimento da sua inteligência emocional. Preferi transcrever a imagem para uma aplicação mais direta. Se quiser testes mais elaborados e de vários matizes, vai encontrá-los no Google onde encontrará mais de 2 milhões de links sob todas as formas possíveis e inimagináveis (clique aqui)

Por experiência pessoal, ao aplicá-la na minha vida, é importante destacar que a IE é um instrumento de capacitação pessoal que define cada um de nós, seres humanos nas relações - com as pessoas e situações - em nossas vidas. 

Ao conhecer seus fundamentos e acreditar neles, de verdade, e resolver assumir e aplicá-los, você modifica seu perfil comportamental geral. Modifica sua persona;  É um "tudo ou nada". Ou você tem um índice de IE sempre em evolução ou não o tem. Se “misturar” seus comportamentos e atitudes será uma pessoa incompleta. Experiência própria... 

👇Vamos ao teste? O resto é com cada um... 

Peço desculpas pela qualidade da imagem; foi a que encontrei para obter o resultado do teste de forma imediata. Clique sobre a imagem para aumentá-la. De preferencia imprima ou faça o teste numa folha à parte.


Achei ótimo o teste on line do Runrun.it blog a seguir (clique aqui) . Moderno, atual e diversificado. Recomendo que o façam. É rápido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.