||| 28 de maio DE 2026 ||| 5ª feira ||| dia internacional do brincar ||| “A ingratidão é o mais horrendo de todos os pecados.” ― Alexandre Herculano |||

Bem vindo

Bem vindo

pensamento dia

pensamento dia

Frase

Frase
Karl Groos (10 de dezembro de 1861, em Heidelberg – 27 de março de 1946, em Tübingen ) foi um filósofo e psicólogo alemão que propôs uma teoria instrumentalista evolucionista do brincar. Seu livro de 1898, " O Brincar dos Animais", sugeriu que o brincar é uma preparação para a vida adulta. Groos foi professor titular de filosofia em Gießen , Basileia e de 1911 a 1929 em Tübingen . Sua ideia principal era que o brincar é fundamentalmente útil e, portanto, pode ser explicado pelo processo normal de evolução por seleção natural . Quando os animais "brincam", estão praticando instintos básicos, como lutar, para sobreviver. Isso é traduzido do original como "pré-ajuste". Apesar dessa percepção, a obra de Groos raramente é lida hoje em dia, e sua conexão entre brincar e estética foi considerada "equivocada". Outra área de estudo foi a psicologia da literatura, incluindo análise estatística. Entre seus discípulos está o filósofo alemão Willy Moog (1888–1935) (doutorado sobre Goethe supervisionado por Karl Groos em Gießen, 1909). {https://en.wikipedia.org/wiki/Karl_Groos}

 

imagem

imagem

sábado, 1 de julho de 2023

Oficina de Gerência Bate Recorde de Visualizações. Gratidão .

COMPARTILHAMENTO

 


Este é um post de celebração. A Oficina de Gerência está comemorando nesta data um recorde de visualizações que acabou de acontecer ao se encerrar este mês de junho.

Os números que estamos apresentando abaixo são oficiais do Blogger, para a "audiência" do blog. A alegria que estou experimentando, quero compartilhá-la com o público leitor.

No mês de maio foram alcançadas 7.858  visualizações. Nos últimos 6 meses, fora o de junho, a média mensal foi 7.075 visualizações. Pois bem, neste mês de junho o número subiu para 17.049 ou seja, um aumento de 41% em 30 dias. É ou não para celebrar?

Vale informar que a Oficina de Gerência sobrevive desde 2007 (16 anos). Criei o blog como um passatempo, uma terapia em fase onde estava "desempregado" (na verdade, aposentado). Peguei gosto e meu entusiasmo blogueiro me fez produzir 2.376 posts entre 2008 e 2011. E aí voltei ao mercado. Mantive o blog por teimosia. Foram "míseros" 44 posts entre 2014 e 2018.

Em 2019 voltei à ativa sem muito entusiasmo, enferrujado, mas o blog se manteve de pé. Entre 2019 e 2022 subi a "produção" para 288 posts. Pouco, ainda oxidado e um pouco de falta de motivação. Voltei para valer em maio e em junho agora cheguei ao recorde.

Peço desculpas aos leitores por este texto de intimidade blogueira, mas meu propósito maior é homenagear os leitores. Devo dizer que o blog é um solitário. A Oficina de Gerência não tem extensões nas redes sociais; nem Youtube, Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn... nada. Nunca me interessei, apesar dos apelos que os amigos me fazem. Talvez um dia. 

Só tenho um interesse com a manutenção do blog: passar a experiência - principalmente aos mais jovens - que acumulei em mais de 50 anos de trabalho, 80% dos quais em cargos e funções de chefia e liderança, dos quais muito me orgulho. E paro por aqui para não parecer cabotino.

Coloquei abaixo os números oficiais do Blogger, para o "desempenho" da Oficina de Gerência. Me daria muitas alegrias que pudessem conhecê-los.


Junho 2023

Maio 2023


Total de visualizações entre 2011 e 2023



Gráfico de visualização de junho 2023 (record)


Gráfico de visualização entre 2011 e 2023







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.