26 de janeiro DE 2026 ||| 2ª feira ||| dia da gula ||| "aquele que não perdoa, destrói a ponte sobre a qual, ele mesmo, deve passar” (George Herbert) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia da Gula é celebrado anualmente em 26 de janeiro. A gula é um dos sete pecados capitais, de acordo com a algumas doutrinas religiosas, estando relacionada com a condição de egoísmo do ser humano, quando este deseja ou obtém algo para além do necessário, apenas pelo prazer de possuir tal coisa. O Dia da Gula, no entanto, não tem nenhuma conotação religiosa, mas serve para alertar sobre um grave distúrbio alimentar que acomete as pessoas que consomem grandes quantidades de comida como uma compensação por se sentirem sozinhas, incompletas ou fracassadas em alguma outra área de suas vidas. Neste caso, a gula pode desencadear vários problemas de saúde, como a obesidade e o aumento do colesterol que, por sua vez, podem provocar problemas cardíacos e respiratórios, por exemplo. As pessoas que sofrem de gula devem seguir algumas regras para tentar evitar o instinto guloso, como: Evitar jejuns prolongados; Não fazer refeições com muita fome; Refeições saudáveis a cada três horas; Evitar rodízios e self-services; Ficar atento ao consumo de guloseimas; Praticar exercícios físicos regularmente; Ingerir fibras e proteínas; Manter-se sempre hidratado.


Mariano José Pereira da Fonseca, primeiro e único visconde com grandeza e marquês de Maricá (Rio de Janeiro, 18 de maio de 1773 – Rio de Janeiro, 16 de setembro de 1848), foi um escritor, filósofo e político brasileiro (https://pt.wikipedia.org/wiki/Mariano_Jos%C3%A9_Pereira_da_Fonseca)


quinta-feira, 20 de julho de 2023

Dia do Amigo é hoje! Faça muitos e cultive seus amigos.

 


Hoje, 20 de julho, é o Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade.

No site Calendarr - especializado em datas especiais (clique no link), está dito o seguinte sobre esse dia: 

O Dia do Amigo e o Dia Internacional da Amizade são comemorados em 20 de julho.

  • "Esta data foi primeiramente adotada em Buenos Aires, na Argentina. Desde 1999, ela é comemorada de forma oficial neste país, onde é uma das celebrações mais festejadas.

O argentino Enrique Ernesto Febbraro (1924-2008) é o responsável pela criação do Dia do Amigo e Internacional da Amizade. A ideia surgiu com a chegada do homem à Lua, pois este fato significava que juntos, os povos poderiam conseguir superar desafios quase impossíveis. Para o criador da data, esse evento representava um símbolo de união entre todos os seres humanos.

Através das campanhas de divulgação realizadas por Febbraro, aos poucos, o Dia do Amigo e Internacional da Amizade passou a ser comemorado em outras partes do mundo, e hoje quase todos os países festejam esta data."

Dito isso, fiz questão de publicar este post hoje para homenagear os meus amigos, leitores do blog, os amigos da minha vida e todos os amigos que convivem entre si no Universo Cósmico. Calma! Não vou "filosofar" aqui sobre amizade. Só no Google são 59.900.00 de links sobre o tema "amigos e amizades" (clique aqui).

Todos nós temos amigos. Amigos de vários perfis. Amigos do trabalho, amigos do clube, da nossa igreja, amigos sociais, amigos das nossas comunidades. Amigos, muitas vezes eventuais e até imprevistos por onde andamos. 


E existem os "amigos de verdade"; aqueles a quem amamos, de quem gostamos de estar com eles e eles, de estarem conosco; que se preocupam quando estamos preocupados; os que rimos e choramos juntos nas boas e más horas de cada um. São os nossos "amigos de fé, irmãos camaradas"... Todos amigos.

Ocorreu que recebi hoje, inesperadamente, o vídeo abaixo de um desses amigos. E me senti muito orgulhoso de nossa amizade; uma amizade antiga que cultivamos há muitos anos, mesmo sem nos comunicarmos regularmente, e esse sentimento revivido me motivou a fazer este post. Compartilho, através dele, o meu sentimento com os leitores da Oficina de Gerência na esperança de fazê-los, como eu, refletir cobre o valor das nossas amizades, de todos os tempos e matizes.

Não conheço o  artista que interpreta e nem o autor do texto no vídeo; ótimo, por sinal. A par disso, adorei a mensagem que ele traz. Verdadeira!

Não percam a oportunidade de bem lembrar de todos os seus amigos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.