05 DE DEZEMBRO DE 2025 ||| 6ª FEIRA ||| Dia Nacional do Médico de família e comunidade ||| "A fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível"(Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

Neste sábado (5/12) é comemorado o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade, profissional essencial para a Atenção Primária à Saúde (APS). Aproximadamente 85% das queixas dos pacientes podem ser resolvidas por um médico de família - os demais são encaminhados para outras especialidades. No Brasil, é comum haver confusão entre médico de família e clínico geral, mas tratam-se de funções diferentes, embora complementares. Enquanto o clínico trata especificamente da doença, o médico de família foca na pessoa, acompanhando o paciente durante todas as fases da vida. “A clínica geral é pontual, e a medicina da família é longitudinal”, resume a médica de família do SUS, Fernanda Melchior, atuante em Florianópolis (SC). Além dos sintomas, o estilo de vida, os hábitos, as emoções, as condições de trabalho e a moradia são levados em conta para que o médico de família aponte um diagnóstico. Ou seja, o indivíduo é analisado de forma integral. “Como costumam dizer: quando a boca cala, o corpo fala, e é nisso que nós prestamos atenção”, observa a médica.


A WONCA é a Organização Mundial de Médicos de Família (World Organization of Family Doctors). Ela é uma entidade global que representa médicos de família e comunidade em todo o mundo, com o objetivo de fortalecer a atenção primária à saúde e melhorar a qualidade de vida das pessoas por meio de cuidados médicos integrais. A WONCA é considerada a voz global da medicina de família e comunidade, defendendo que sistemas de saúde fortes começam pela atenção primária. Seu trabalho inspira políticas públicas e práticas médicas em diversos países, incluindo o Brasil, onde a especialidade é cada vez mais valorizada.

Visualizações no blog no mês de novembro/2025.

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

terça-feira, 11 de julho de 2023

GloboNews faz gol de letra na CNN - Daniela Lima

 


🔅🔅🔅
Me atrevo a entrar numa seara que não tem nada a ver com o blog. Falo de um assunto que está mais para noticiário dos bastidores das redes de televisão; mas serei rápido.

Antes devo dizer que sou um (quase) maníaco ou direi melhor, aficionado pelos noticiários das televisões. Passo os dias, a partir das metades das manhãs,  vendo os jornais das TV "fechadas": GloboNews, CNN, Band, JovemPan, EuroNews e Record News. Nas televisões "abertas" vejo os jornais locais e nacionais da Globo (Hoje e JN) e da Band; e dependendo do meu horário à noite, o Jornal da TV Cultura; eventualmente nas rádios, CBN, BandNews e Jovem Pan.  Colocado assim, é muita coisa; mas fico pulando de um canal para outro dependendo do assunto. 

Quem é telespectador contumaz sabe do que estou "falando" e mais, temos os nossos apresentadores e/ou comentaristas prediletos, independente de se gostar ou não de Globo, Record, CNN etc. Entre eles e elas - no meu caso - a Daniela Lima (eu a assistia na CNN à tarde) é uma das minhas favoritas. Imbatível - volto a frisar - na minha predileção.

De repente a Daniela sai do ar na CNN onde era, seguramente, uma estrela do time de jornalistas. O que houve? Como sempre ninguém diz nada quando profissionais saem do ar ou são demitidos dos seus empregos. Fiquei órfão e não assisti mais a CNN naquele horário.

Vejo hoje que a GloboNews contratou a Daniela Lima. Foi um "Gol de Letra", um "chapéu" na CNN. Ela vai trabalhar junto a outra apresentadora da minha predileção que é a Leilane Neubarth no jornal "Conexão". 

Resultado disso tudo? Vou ter que - obrigatoriamente - mudar minha grade de noticiários e sintonizar a Globo News no "Conexão" só para assistir as performances da sua nova contratada. E tenho certeza de que, como eu, a Daniela vai arrastar sua enorme legião de admiradores aumentando a audiência da GloboNews, no horário.

Pronto! Terminei o texto; como disse nada a ver (em parte) com a Oficina de Gerência. Todavia, as contratações de craques para fazer parte de seus times é um ato de investimento muito pensado nas grandes corporações. Isto me deu a desculpa para registrar minha tietagem com a Daniela Lima. Valeu!

🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅🔅

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.