25 DE ABRIL DE 2024 – 5ª FEIRA


Clique neste link : https://www.childfundbrasil.org.br/

FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Vivência do CEO de Peixe Urbano é descrita na Oficina de Gerencia.

P
 
ermitam-me apresentar-lhes o artigo abaixo, reproduzido diretamente da Folha de São Paulo de 15/9/2011, escrito por Júlio de Vasconcelos, que vem a ser o criador e o CEO do site de compras coletivas "Peixe Urbano" cujo sucesso incontestável cobre o Brasil. O texto é um dos melhores que já li nos ultimos tempos, publicados na Folha, sobre a temática dos assuntos corporativos. 
O autor - um jovem executivo de 30 anos - descreve a própria experiência ao assumir a função de criar, dirigir e desenvolver uma empresa absolutamente nova -  uma star-up - no ramo também novo no Brasil que é o das compras coletivas.
Por ser uma descrição de sua própria vivência Júlio de Vasconcelos consegue traduzir para o texto, com riqueza de detalhes e de forma didática, um breve manual de montagem de equipe e motivação. Gostei demais!
Não poderia deixar de compartilhar esse artigo com os leitores da Oficina de Gerência. Leiam abaixo três pequenos trechos que selecionei para ilustrar essa apresentação:
    • [...] "três elementos centrais, todos bastante interligados, na minha descrição: definir estratégia e visão, liderar a comunicação e a cultura e escalar a organização." [...]
    • [...] "Além de liderar pelo exemplo, cabe ao CEO ser o comunicador central da empresa, não só para reforçar a cultura da organização e seus valores centrais, mas também para difundir a estratégia e a visão para todos. Uma comunicação constante e clara é essencial para gerar esse alinhamento e o indispensável foco no que cada um deve fazer para realizar a visão da empresa." [...]
    • [...] "Uma função essencial da liderança é buscar contratar uma equipe que seja melhor do que a própria liderança." [...]
Todos aqueles que estejam interessados em algum dia criar organizações, assumir funções de liderança e montar equipes devem ler o artigo. Vocês vão aprender muito.

São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2011
Se preferirem ler o texto na imagem cliquem sobre ela e aumentem o zoom no browser
Descrição de cargo: CEO de 'start-up' 
Autor -  JULIO VASCONCELLOS

Uma função essencial da liderança é contratar uma equipe que seja melhor do que a própria liderança

UM BELO dia ao acordar me deparei com uma nova realidade em minha vida: estava à frente de uma empresa com centenas de funcionários e que crescia em ritmo de deixar qualquer um atordoado. Tudo isso com mínima experiência prévia de gestão da minha parte.
Com um pouco mais de um ano de empresa, tive minha primeira crise existencial: Qual era a minha função como CEO? Como deveria estar investindo meu tempo? Será que havia algum cumprimento ou saudação secreta que eu ignorava?
Parti para buscar as respostas com algumas pessoas que já haviam passado (e sobrevivido!) por experiência parecida. Conversei com diversos líderes de empresas similares à nossa e de outras bastante diferentes. Eis as lições que aprendi ao tentar definir as funções do CEO em uma "start-up".
O primeiro ensinamento que ouvi por repetidas vezes é o de que não há uma definição fechada ou absoluta. Embora no começo tenha resistido, por achar que tais afirmativas não contribuíam para minha busca, logo percebi que eram cruciais para definir o meu cargo.
Cada pessoa tem seu estilo próprio e cada empresa tem suas necessidades específicas -cabe a cada um definir como os dois devem se encaixar da melhor forma. Enquanto o melhor para a Apple foi ter um CEO como Steve Jobs, visionário em design, para a Ambev foram essenciais a ênfase em excelência operacional e a gestão preconizadas por Lemann, Telles e Sicupira.
Partindo do princípio de que a definição do meu cargo seria única para mim, defini três elementos centrais, todos bastante interligados, na minha descrição: definir estratégia e visão, liderar a comunicação e a cultura e escalar a organização.
A definição da estratégia e a visão da empresa são o ponto de partida e o mapa que ajudam a organização a traçar um caminho de como atingir o sucesso. Embora as melhores estratégias sejam as mais simples e lógicas, o processo para chegar a elas pode ser complexo.
No nosso caso, foi fruto de dezenas de discussões, ao longo de mais de um ano, entre a liderança da empresa e os membros do conselho. Também acredito que, embora a visão para o futuro deva ser estável, a estratégia de como realizá-la deve estar em constante evolução, adaptando-se a realidades do mercado assim como aos aprendizados que vão sendo incorporados.
A cultura da empresa é seu DNA e é elemento essencial na sua habilidade de executar uma estratégia vencedora. Cabe à liderança personificar a cultura que se deseja na empresa -querendo ou não, suas atitudes e ações definirão a cultura da organização.
Além de liderar pelo exemplo, cabe ao CEO ser o comunicador central da empresa, não só para reforçar a cultura da organização e seus valores centrais, mas também para difundir a estratégia e a visão para todos. Uma comunicação constante e clara é essencial para gerar esse alinhamento e o indispensável foco no que cada um deve fazer para realizar a visão da empresa.
Um elemento fundamental para uma "start-up" é a habilidade de escalar a organização à medida que a empresa e o mercado crescem, muitas vezes em ritmos aceleradíssimos. Escalabilidade é o que mantém a empresa funcionando de forma cada vez mais eficaz, seja com 10 ou com 10 mil funcionários.
Utilizo o acrônimo POP para descrever os três pilares de como manter a escalabilidade -pessoas, organização e processos. Uma função essencial da liderança é buscar contratar uma equipe que seja melhor do que a própria liderança.
Sempre buscando pessoas não para a organização que existe hoje, mas para aquela que existirá quando a visão for plenamente realizada. Além das pessoas certas, é essencial montar equipes e organizar a casa para que a empresa consiga gerar os melhores resultados.
Para pessoas e organizações fluírem bem também são necessários processos que traduzam as melhores práticas e garantam eficiência. Finalmente, é indispensável manter um espaço
aberto para que a troca de ideias e de conhecimento ocorra de maneira saudável, 
 preservando, assim, a flexibilidade e a rapidez que são elementos essenciais para a sobrevivência de uma "start-up".

Abaixo um depoimento em vídeo de Júlio de Vasconcelos

JULIO VASCONCELLOS, 30, economista, é fundador e presidente-executivo do site de compras coletivas Peixe Urbano. Escreve às quintas-feiras, a cada quatro semanas, nesta coluna. julio.folha@yahoo.com.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.