19 DE ABRIL DE 2024 – 6ª FEIRA - DIA DO EXÉRCITO BRASILEIRO


FRASE DO DIA

FRASE DO DIA

FRASE COM AUTOR

FRASE COM AUTOR

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Talebã ataca, EUA defendem. Tudo ao vivo e em tempo real no Afeganistão. (O Filtro)

Mídia vira arma na guerra entre EUA e Taleban

Clique e leia as principais noticias de hoje no Brasil e no Mundo.
Clique no logotipo
 [reprodução direta do blog "O Filtro"]


"O exército americano respondeu ao ataque do Taleban à embaixada dos Estados Unidos no Afeganistão, nesta terça-feira, não apenas com balas, mas também com mídia. A Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf, na sigla em inglês) acabou de postar no YouTube um vídeo mostrando o contra-ataque dos soldados americanos ao Taleban, na tentativa de assegurar que os EUA não estão perdendo a guerra.
O vídeo, de cerca de 4 minutos, mostra as tropas americanas e afegãs respondendo com tiros ao ataque. É possível ouvir sirenes e o som do tiroteio, e as imagens mostram a ação de militares no local.
Segundo a revista Wired, o próprio Taleban também tentou utilizar a mídia ao seu favor. Antes mesmo dos insurgentes começarem a ação, eles já tinham entrado em contato com repórteres assumindo a autoria do ataque. A ação teria sido uma resposta ao embaixador americano Ryan Crocker, que disse ao jornal Washington Post que o tráfico era um problema maior do que o Taleban no Afeganistão.
  • O vídeo divulgado parece ter sido feito especialmente para minar a propaganda dos insurgentes. Soldados americanos e afegãos trabalham com calma, mas ferozmente. A mensagem: nós damos conta disso. Mesmo com o Taleban praticamente provando que a cidade não está sob controle total das tropas da Otan.

O ataque em Cabul deixou sete mortos e pelo menos 19 feridos, em pouco mais de uma hora de combate.


Este é um vídeo real com tropas da OTAN, na verdade são soldados dos EUA, trocando tiros diretamente com os guerrilheiros do Talebã que atacaram a embaixada  norteamericana em Cabul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.