29 DE OUTUBRO DE 2025 ||| 4ª FEIRA ||| dia nacional do livro ||| a fé e a esperança nos fazem ver o invisível , crer no incrível e receber o impossível (Pensador) |||

Bem vindo

Bem vindo

O Dia Nacional do Livro é comemorado anualmente em 29 de outubro. A data celebra uma das invenções mais enriquecedoras do ser humano: o livro! Ele pode ser uma fonte inesgotável de conhecimento, transportando os leitores para os lugares mais espetaculares da imaginação humana, além de informar e ajudar a diversificar o vocabulário das pessoas. Os livros surgiram há centenas de anos e, desde então, continuam maravilhando as gerações com contos fantásticos e registrando os principais acontecimentos da história da humanidade. Existem outras datas importantes relacionadas aos livros, como: Dia Mundial do Livro (em 23 de abril); Dia do Livro Didático (em 27 de fevereiro); Dia Internacional do Livro Infantil (em 02 de abril); Dia Nacional do Livro Infantil (em 18 de abril), uma homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia, tido como precursor da literatura infantil brasileira. Uma boa atividade para ser realizada no dia do livro é visitar a biblioteca da sua cidade e conhecer as histórias que ela preserva e os clássicos da literatura. Origem do Dia Nacional do Livro O Dia do Livro surgiu em homenagem à fundação da Biblioteca Nacional do Livro, em 1810, pela Coroa Portuguesa. Na época, D. João VI trouxe para o Brasil milhares de peças da Real Biblioteca Portuguesa, formando o princípio da Biblioteca Nacional do Brasil (fundada em 29 de outubro de 1810). Vale lembrar que o Brasil começou a editar seus próprios livros ainda em 1808, quando D. João VI fundou a Imprensa Régia. O primeiro livro a ser editado foi "Marília de Dirceu", do escritor Tomás Antônio Gonzaga. Os aficionados por livros ainda celebram anualmente o Dia Internacional do Livro, em 23 de abril, que surgiu na região da Catalunha, na Espanha, em homenagem ao escritor Miguel de Cervantes. Dicas de leitura: os livros mais vendidos no mundo A Bíblia é considerada o livro mais vendido no mundo, com mais de 5 bilhões de cópias vendidas e tradução para cerca de 3 mil idiomas. O livro Dom Quixote (1612) é um clássico da literatura espanhola escrito por Miguel de Cervantes e vendeu mais de 500 milhões exemplares. Para quem quer se aventurar em muitas histórias de um personagem leia Harry Potter, escrito por J.K. Rowling. A saga possui 7 livros e o primeiro da série, Harry Potter e a Pedra Filosofal (1997), esta na lista dos mais vendidos. Um clássico infantil que encanta gerações e uma das obras mais traduzidas é O Pequeno Príncipe (1943) de Antoine de Saint-Exupéry. “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas ” é uma das frases mais conhecidas do livro.


Rabindranath Tagore (Calcutá, 7 de maio de 1861 – 7 de agosto de 1941), alcunha Gurudev, foi um polímata bengali. Como poeta, romancista, músico e dramaturgo, reformulou a literatura e a música bengali no final do século XIX e início do século XX. Como autor de Gitânjali, que em português se chamou "Oferenda Lírica" e seus "versos profundamente sensíveis, frescos e belos", sendo o primeiro não-europeu a conquistar, em 1913, o Nobel de Literatura. As canções poéticas de Tagore eram vistas como espirituais e mercuriais; no entanto, sua "prosa elegante e poesia mágica" permanecem amplamente desconhecidas fora de Bengala. Ele é às vezes referido como "o Bardo de Bengala". Tagore foi talvez a figura literária mais importante da literatura bengali. Foi um destacado representante da cultura hindu, cuja influência e popularidade internacional talvez só poderia ser comparada com a de Gandhi, a quem Tagore chamou 'Mahatma' devido a sua profunda admiração por ele. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Rabindranath_Tagore)

 http://dl3.glitter-graphics.net/pub/424/424843bshmcauw80.gif

sábado, 10 de setembro de 2011

10 de Setembro - Sissi, Imperatriz da Áustria é assassinada (1898); Fittipaldi conquista seu 1º título da Fórmula 1, em Monza (1972); Guernica de Picasso é devolvido à Espanha pelo MoMA (1981).


10 de setembro é o 253º dia do ano no calendário gregoriano. Faltam 112 para acabar o ano.

Eventos históricos

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/2/2f/Sim%C3%B3n_Bol%C3%ADvar_2.jpg
Oleo de Ricardo Acevedo Bernal
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2CFPdp9pwbJz1sOjdS7X7PSyHSWI3iBWEvAmQ-Tl9aE9FE0ziU93yqtKSwhY4pIxQWefpAcIWOtgUcU0scHIr2jrZ5rX0_N1Z8rOQz0rZN1RS4WEBOYymV-xegomLbVIL5fJ_p5B5a8mI/s1600/GENERAL+BENTO.jpg
Clique sobre a imagem e saiba mais sobre o tema
  • 1877: Os restos mortais de Cristóvão Colombo são colocados na Catedral de Santo Domingo.
  • 1898 - Assassinato da imperatriz Sissi - Elizabeth da Áustria
    • No dia 10 de setembro de 1898, o anarquista Luigi Luccheni assassina a imperatriz da Áustria, Elizabeth de Wittelsbach, "Sissi". Ela era filha do Duque Maximilian e da Duquesa Ludovika. Aos 16 anos, casou-se com Franz Joseph I, em festa que foi considerada o maior acontecimento social do século.  (veja texto especial ao final do post)

  • 1929 - Criação da Liga Espanhola de Futebol, conhecida como La Liga.  
  • 1960 - O etíope Abebe Bikila vence, descalço, a maratona da Olimpíada de Roma. Descoberto nas montanhas, seu invejável preparo físico era resultado da elevada altitude e do ar rarefeito do lugar onde vivia.  
  • 1972 - O brasileiro Emerson Fittipaldi vence o seu primeiro campeonato na Fórmula 1. A corrida decisiva foi disputada no autódromo de Monza, na Itália.
http://eternamenteregina.zip.net/images/regcorrida1.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/6f/Mural_del_Gernika.jpg
 "10 de Setembro de 1981, o monumental mural contra a guerra do artista espanhol Pablo Picasso "Guernica" é recebido na povoação de Guernica, cujos residentes, que sofreram a Guerra Civil espanhola, serviram de inspiração à pintura. Em 1937, com a aprovação de Francisco Franco, a Alemanha Nazi testou a sua nova e mortal força aérea em Guernica, uma povoação na região basca, disposta a ser independente. Em três horas de bombardeamento, morreu um terço dos seus 5 000 habitantes. Como acção de protesto, Picasso pintou "Guernica" no seu desterro em Paris. Em 1939, a pintura foi para Nova Iorque onde permaneceu, de acordo com os desejos de Picasso, até a democracia regressar a Espanha. Agora, está no Museu Rainha Sofia em Madrid. Desde 1997 que os nacionalistas bascos pedem a sua transferência para o Museu do Guggenheim em Bilbao."
  • 2004: A identidade de Mona Lisa é descoberta. Seu nome era Lisa de Giocondo e foi a esposa de um comerciante de Florença chamado Francesco del Giocondo.
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/ec/Mona_Lisa%2C_by_Leonardo_da_Vinci%2C_from_C2RMF_retouched.jpg/402px-Mona_Lisa%2C_by_Leonardo_da_Vinci%2C_from_C2RMF_retouched.jpg

Nascimentos                                                           

Falecimentos                                                           

Feriados e eventos cíclicos                                       

  • Segundo a ONU - Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Abaixo estão alguns dos logotipos das principais fontes que utilizei para a produção do post. Clique sobre eles e leia os textos completos nos sites de origem.

... ..
.
http://www.canaldehistoria.pt/img/logo_canal_historia.gif.https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifo475Dpi5wor2Jj_gc8gCsQsYOaLCFsyOaLyXoCbPO3edGrG3J3Y3faUCi-xTP9ySgGtL8-4_99gTunUFQst6vBW3Dqd9scxAG4bF2LeafaBveVINAO48QS7YbYGEQq-n3qQKxF3c27c/s320/-TITULO.jpg

.

    1898 -Assassinato de Sissi


    http://www.numismatas.com/phpBB3/styles/getaway_green/imageset/topom.jpg
    Clique no logotipo
    ImagemElisabeth Amalie Eugenie von Österreich-Ungarn, ou simplesmente Sissi, como carinhosamente foi chamada, foi imperatriz da Austria, através do seu casamento com o imperador Francisco José I, aos 16 anos de idade.
    Foi um casamento de amor, pois ambos se apaixonaram na primeira vez que se viram.
    Apesar disso, Sissi nunca se acostumou à rigidez da corte Austriaca nem ao mau relacionamento que tinha com a sogra. Esta escolheu o nome da primeira filha de Sissi, sem sequer a consultar , foi ela que tratou da educação dos netos, impedindo Sissi de conviver com os filhos referindo-se a ela como “a vossa tola mãe".

    Após o nascimento do quarto e ultimo filho do casal, o casamento começou a deteriorar-se. O imperador estava sempre ocupado com a politica do império, o que aumentava a solidão de Sissi que sofria de depressão.
    Passou a ser conhecida não só pela beleza, mas também pelo seu gosto pela moda, dietas e exercícios físicos, cavalgadas e vários amantes. Era obcecada pela sua forma fisica, seguindo dietas rigorosas para perder peso, tratamentos faciais, e dedicava três horas por dia a pentear os seus cabelos que lhe chegavam aos pés.

    Em 1889 Sissi recebe a notícia da morte do seu único filho varão, o príncipe herdeiro Rudolfo, encontrado morto ao lado da sua jovem amante e em circunstâncias que ainda hoje estão por esclarecer.
    Nunca superou a perda , iniciando uma vida de viagens que a fariam estar longe da corte que tanto detestava.
    A 10 de Setembro de 1898, em Genebra na Suíça, Sissi foi assassinada por um anarquista italiano, Luigi Lucheni, que pretendia matar qualquer personalidade que se encontrasse na cidade.
    Quis o destino que fosse Sissi.

    Imagem Imagem


    Na manhã do dia 10, após sair do Hotel Beau-Rivage em que estava hospedada, a caminho de uma embarcação para atravessar o lago de Genebra, Sissi foi abordada por Luigi que a golpeou com um fino estilete em forma de agulha no coração. A imperatriz caiu, mas ainda assim conseguiu levantar-se sem perceber a gravidade do golpe que sofrera, e embarcou. Isabel da Áustria desmaiou a bordo, o barco regressou ao cais e ela foi levada para o hotel onde morreu naquela tarde.
    O seu corpo está sepultado na Cripta Real dos Habsburgo na Igreja dos Capuchinhos, em Viena, ao lado do filho e do marido.


    O assassino de Sissi, e uma gravura da época reconstituindo o assassinato



    1972 - Fittipaldi conquista o seu primeiro título na F-1

    Jornal do Brasil: 11 de setembro de 1972
    [Enviado por: Lucyanne Mano] "Após impressionante desempenho de técnica e segurança, Emerson Fittipaldi conquistou por antecipação o título do Campeonato Mundial de Fórmula-1 da forma como mais desejava: vencendo o Grande Prêmio da Itália, no Autódromo de Monza. Emerson cumpriu as 55 voltas em 1h29m58s4d, com uma média de 211,812km/h.

    Como sempre, franco em suas declarações, Emerson afirmou que "dificilmente conseguiria alcançar Jack Ickx, caso sua Ferrari não quebrasse, porque faltavam apenas nove voltas para o final e eu não forçaria demais o carro, que poderia quebrar. Aí, então, não obteria o segundo lugar nem outra boa colocação".
    Correndo pela Lotus com o famoso carro negro da John Player Special, tornou-se, aos 25 anos de idade o mais jovem piloto a conquistar um título.

    Ele foi bicampeão na F-1 em 1974. E deixou a modalidade em 1980, passando a disputar a Fórmula Indy, onde também foi campeão em 1989. Foi também vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, por duas vezes, em 1989 e 1993. Após um grave acidente, encerrou a carreira em 1996. Hoje, além d
    e diretor da equipe brasileira na categoria A1GP, participa da GP Master."

    HECHOS HISTÓRICOS
    (CLIQUE AQUI PARA CONHECER O SITE)





    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Convido você, caro leitor, a se manifestar sobre os assuntos postados na Oficina de Gerência. Sua participação me incentiva e provoca. Obrigado.